Como escolher o melhor seguro: 5 conselhos úteis!

Encontrar o melhor seguro, seja de que natureza for, é uma tarefa que requer dedicação e, sobretudo, atenção. Hoje em dia, existe uma enorme variedade de produtos no mercado, mas nem todos correspondem àquilo que realmente precisa.

Independentemente do tipo de seguro que procura, é importante que perceba, por um lado, quais as suas necessidades, e por outro, as características dos produtos, por forma a fazer uma escolha acertada e ponderada.

Reunimos, por isso, algumas dicas para ajudá-lo a escolher o melhor seguro para a sua família por um preço justo.

 

 1. Avalie as suas necessidades para encontrar o melhor seguro

O melhor seguro para si é aquele que vai ao encontro das suas necessidades. Assim, identifique em concreto aquilo que precisa. Eis algumas questões em que deve pensar:

  • Para um seguro automóvel: Que uso vai dar ao carro (diário ou esporádico)? Qual o valor da sua viatura? Quais os riscos associados ao percurso que faz habitualmente?
  • Caso procure um seguro de saúde: Com que frequência vai ao médico ou a sua família precisa de cuidados médicos? Tem um médico que visita regularmente? Usa óculos e deseja uma cobertura para esse fim?
  • Num seguro multirriscos para a casa: Quais as características do imóvel? Fica numa zona de risco sísmico? Quer incluir o recheio da casa?

Uma vez identificadas as suas necessidades, vai perceber o tipo de proteção que pretende e quais as coberturas que mais se adequam. Assim, não vai cair na tentação de contratar (e pagar) coberturas que não precisa.

 

2. Faça simulações e compare os diferentes produtos

Agora que sabe o que procura, simule as coberturas que definiu como essenciais e compare os diferentes seguros do mercado.

No momento de analisar as diferentes simulações preste atenção:

  • Às coberturas (as ocorrências ou sinistros que o seguro inclui);
  • Às franquias (o valor que fica a seu cargo no caso de fazer a participação de uma ocorrência);
  • Ao prémio (o valor que vai pagar pelo seguro);
  • Ao período de carência (o tempo que tem de esperar até ter direito a utilizar o seguro).

O valor do prémio depende do tipo de risco segurado e é definido pela seguradora. Assim, tenha em consideração que o valor final do seguro pode ser influenciado por vários fatores. Como, por exemplo: a idade dos titulares ou do património assegurado, o local onde vivem, o seu histórico de saúde, acidentes, etc.

Para poder comparar efetivamente as diferentes propostas, coloque coberturas idênticas em todas as simulações e tenha especial atenção às exclusões e franquias.

Por fim, certifique-se que os prémios vão ao encontro da sua disponibilidade financeira.

 

3. Negoceie o melhor seguro

Depois de comparar os valores e coberturas das apólices disponíveis no mercado e de ter esclarecido todas as suas dúvidas, vai estar em posição de negociar.

Quer se trate de um novo seguro ou de uma renovação, o facto de ter uma noção daquilo que o mercado oferece, dá-lhe vantagem na hora de negociar condições e valores para a sua apólice.

Algumas formas de obter um desconto no prémio são:

✓ Optar pelo pagamento total em vez de faseado;
✓ Incluir outro seguro para o seu segundo automóvel;
✓ Subscrever o seguro habitação ou de saúde disponíveis.

Desta forma, vai ter uma maior probabilidade de obter melhores condições para seu seguro enquanto poupa dinheiro.

 

4. Preste atenção às políticas de reembolsos, exclusões e períodos de carência

Todos os contratos de seguro incluem cláusulas referentes às exclusões, reembolsos e períodos de carência. Esta informação está expressa nas condições gerais da apólice presentes no contrato. Estes aspetos são particularmente importantes, visto que:

  • As exclusões definem tudo aquilo que o seguro não cobre;
  • Os reembolsos consistem no valor devolvido após a participação de uma ocorrência ou despesa;
  • O período de carência é o prazo entre o início do contrato de seguro e a data em que pode começar a usufruir de determinadas coberturas.

Esteja, por isso, atento aos detalhes quando procura o melhor seguro para si, para a sua família ou património.

 

5. Peça ajuda especializada

Com mais de 10 anos de experiência na mediação de seguros, a DECISÕES E SOLUÇÕES trabalha com um número alargado de seguradoras em Portugal e medeia seguros como: vida, saúde, automóvel, acidentes pessoais, multirriscos habitação, acidentes de trabalho e outros.

A DECISÕES E SOLUÇÕES tem uma equipa de especialistas que pode ajudá-lo em todo este processo, garantindo que poupa tempo e dinheiro. O objetivo é ajudá-lo a contratar o melhor seguro para si, de acordo com as suas reais necessidades.

 

Visite o nosso site para uma informação mais detalhada e contacte-nos para um atendimento personalizado. Vamos ajudá-lo a encontrar o melhor seguro para si e para a sua família!

 

SABER MAIS

 

DECISÕES E SOLUÇÕES – MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA, LDA, licença AMI n.º 9300 | DECISÕES E SOLUÇÕES – INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO, LDA, Intermediário de Crédito Vinculado, com o registo n.º 0000926, autorizado pelo Banco de Portugal para a prestação de serviços de consultoria e autorizado para a prestação de serviços de intermediação de crédito (Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores; Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos). Contratos de crédito abrangidos: Crédito à Habitação e Crédito aos Consumidores. Mutuantes ou grupos de mutuantes com quem mantém contrato de vinculação: BANCO SANTANDER TOTTA, S.A., BANCO BPI S.A., NOVO BANCO, S.A., BANKINTER, S.A. – SUCURSAL EM PORTUGAL, UNICRE – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., MONTEPIO CRÉDITO – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., BNP PARIBAS PERSONAL FINANCE, S.A. – SUCURSAL EM PORTUGAL, informação verificável em https://www.bportugal.pt/intermediariocreditofar/decisoes-e-solucoes-intermediarios-de-credito-lda. | A DECISÕES E SOLUÇÕES – INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO, LDA está inscrita na Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, com a categoria de Agente de Seguros, sob o n.º 409311648/3, com autorização para Ramos Vida e Não Vida, verificável em https://www.asf.com.pt. O mediador de seguros não assume a cobertura de riscos, não tem poderes para celebrar contratos em nome das seguradoras e não está autorizado a receber prémios para serem entregues às seguradoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *