Seguro de vida empresarial é uma boa aposta?

O seguro de vida empresarial é um produto que vai ao encontro das expectativas dos trabalhadores a nível mundial. Segundo o estudo Workforce 2020, 50% dos inquiridos gostava que as empresas se focassem mais no bem-estar físico, psicológico e financeiro dos seus funcionários.

Neste artigo mostramos-lhe as razões pelas quais este tipo de seguro é uma boa aposta para as empresas.

Aposta no seguro de vida empresarial atrai talentos!

No atual mercado laboral, os trabalhadores dão cada vez mais valor aos benefícios adicionais que as empresas têm para oferecer. E neste aspeto existem pontos que, sendo benéficos para os recursos humanos, acabam por gerar retorno para as empresas.

Por influência, em grande medida, de empresas estrangeiras que começam a fixar-se em Portugal, o seguro de vida empresarial está a ganhar força no nosso país.

Optar por um produto deste género torna as empresas mais valiosas, atrativas e competitivas. Três fatores podem ser apontados como benefícios na relação entre empresa e trabalhador.

1. Maior produtividade dos trabalhadores

Um seguro que, em caso de morte, invalidez ou doença, vem assegurar uma indemnização à família acaba por ser um agente motivador.

A contratualização de um produto deste tipo prova que a empresa se preocupa com os seus funcionários e em assegurar o seu futuro e o dos que lhe são próximos. Desta forma, gera-se um sentimento de gratidão e vontade de retribuir com o máximo empenho, dedicação e compromisso.

2. Maior satisfação

Um seguro de vida empresarial acaba por trazer uma maior paz social no seio da organização. Funcionários com maior qualidade de vida estão mais satisfeitos. E isso reflete-se na sua relação entre colegas.

3. Maior capacidade de captação e retenção de talento

Apesar de vivermos uma época de elevada qualificação, é cada vez mais difícil captar e reter talento nas empresas.

As novas gerações procuram cada vez mais benefícios de bem-estar para si e para a sua família. O seguro de vida empresarial é uma excelente opção para fazer frente à concorrência e garantir que os seus melhores recursos humanos hesitem na hora de pensar na mudança.

Benefícios dos seguros de vida para as empresas

Do lado do empregador, também existem benefícios de contratualizar um seguro de vida empresarial para os seus funcionários. Estes estão relacionados não só com vantagens fiscais, mas também com a relação custo-benefício deste tipo de seguro.

1. Isenção de TSU

Os prémios deste tipo de seguros são um benefício adicional ao salário. O valor em causa não está sujeito ao pagamento de Taxa Social Única (TSU).

2. Dedução em sede de IRC

Num país conhecido pela pesada carga fiscal, o seguro de vida empresarial pode ser um bom incentivo. Os prémios são considerados um custo fiscal, pelo que acabam por se refletir numa redução no IRC.

Para que a baixa de impostos possa chegar a 15% da despesa com o salário, é necessário garantir a indemnização por invalidez. Além disso, os benefícios devem estar disponíveis para a maioria dos trabalhadores, de acordo com parâmetros precisos e objetivos.

3. Ótima relação custo-benefício

O valor a pagar por um seguro de vida empresarial não é muito significativo, principalmente se tivermos em conta os benefícios fiscais. Ainda assim, o custo para a empresa varia em função do nível de proteção oferecido.

As vantagens no que toca à motivação, produtividade e retenção de colaboradores pesam na balança, pelo que os ganhos acabam sempre por superar os custos.

 

Contratar um seguro de vida empresarial é algo que está no horizonte da sua empresa? Preencha o formulário para entrar em contacto com os nossos mediadores de seguros e descubra ofertas adaptadas às necessidades da sua empresa.

 

Quero mais informações

 

DECISÕES E SOLUÇÕES – MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA, LDA, licença AMI n.º 9300 | DECISÕES E SOLUÇÕES – INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO, LDA, Intermediário de Crédito Vinculado, com o registo n.º 0000926, autorizado pelo Banco de Portugal para a prestação de serviços de consultoria e autorizado para a prestação de serviços de intermediação de crédito (Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores; Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos). Contratos de crédito abrangidos: Crédito à Habitação e Crédito aos Consumidores. Mutuantes ou grupos de mutuantes com quem mantém contrato de vinculação: BANCO SANTANDER TOTTA, S.A., BANCO BPI S.A., NOVO BANCO, S.A., BANKINTER, S.A. – SUCURSAL EM PORTUGAL, UNICRE – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., MONTEPIO CRÉDITO – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., BNP PARIBAS PERSONAL FINANCE, S.A. – SUCURSAL EM PORTUGAL, informação verificável em https://www.bportugal.pt/intermediariocreditofar/decisoes-e-solucoes-intermediarios-de-credito-lda. | A DECISÕES E SOLUÇÕES – INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO, LDA está inscrita na Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, com a categoria de Agente de Seguros, sob o n.º 409311648/3, com autorização para Ramos Vida e Não Vida, verificável em https://www.asf.com.pt. O mediador de seguros não assume a cobertura de riscos, não tem poderes para celebrar contratos em nome das seguradoras e não está autorizado a receber prémios para serem entregues às seguradoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *