7 Conselhos para ser um consultor imobiliário bem-sucedido!

Ser consultor imobiliário é uma profissão complexa e consiste em muito mais do que vender imóveis. Num mercado cheio de desafios e em constante mudança, há características pessoais e profissionais que podem ser determinantes para o seu êxito!

Descubra, neste artigo, 7 conselhos para ter bons resultados no mercado imobiliário. Depois de aplicá-los, a captação de novos clientes, a sua fidelização e a venda de imóveis serão o resultado natural do seu investimento!

1.  Trabalhe a sua marca pessoal enquanto consultor imobiliário

A marca pessoal é aquele conjunto de características em que os clientes se baseiam para escolhê-lo a si em detrimento de outro profissional. É aquilo que o destaca da concorrência.

Assim, mais do que focar-se em vender um imóvel, concentre-se em prestar o melhor serviço possível. Se os clientes ficarem satisfeitos com o seu trabalho, é bastante provável que voltem a recorrer aos seus serviços ou, melhor ainda, recomendá-los. Por isso, aposte num atendimento cuidado, exímio e profissional, que garanta a satisfação de todos os clientes que o procuram.

2. Promova o seu trabalho e os seus imóveis

Além de recorrer às formas tradicionais de comunicação, como panfletos e meios de comunicação social, é essencial que marque presença na internet. Apostar num site ou redes sociais vai ajudar a criar uma melhor dinâmica entre si e os seus clientes (ou a alcançar potenciais clientes) e permite-lhe divulgar não só os seus imóveis, mas também o seu trabalho enquanto consultor imobiliário.

O email marketing é outro meio de comunicação cada vez mais utilizado e pode ser bastante interessante. O envio de newsletters com conteúdos de qualidade e do interesse dos seus clientes pode ajudar a construir uma relação mais próxima e eficaz. Deixe clara, contudo, a possibilidade de cancelarem a subscrição para evitar o efeito oposto e passarem a considerar os seus emails como spam.

3. Conheça a sua área de atuação: zona geográfica, imóveis e clientes

É essencial que faça um bom reconhecimento da sua zona geográfica de atuação. Quanto melhor conhecer o bairro e a área envolvente, maior capacidade terá de reconhecer tendências e oportunidades. Recorra ao método convencional e converse com a vizinhança que vive nas zonas-alvo.

Para poder apresentar e promover os seus imóveis, é preciso que os conheça em profundidade. Procure saber o máximo de informação sobre cada uma das propriedades. Este conhecimento mostra que sabe o que faz e cria vínculos de confiança entre si e o cliente.

Saber quem são os potenciais clientes também é fundamental para que possa comunicar os seus imóveis e apresentá-los da melhor forma em função do seu perfil.

4. Esteja disponível

O facto de se mostrar disponível ajuda a construir uma relação de confiança e é um fator bastante valorizado pelos clientes. Tenha uma postura acessível, responda a todas as dúvidas, nunca chegue atrasado e evite ao máximo desmarcar um compromisso. É fundamental que o cliente sinta que o consultor imobiliário está dedicado a 100% ao seu caso.

5. Oiça o seu cliente

Cabe ao consultor imobiliário ouvir com atenção as pretensões dos clientes para depois agir em conformidade. Adote, por isso, a escuta ativa e faça as perguntas certas. Desta forma, vai perceber o que é realmente importante para o seu cliente. Se, logo no início, conseguir compreender o que o cliente valoriza, será mais fácil apresentar-lhe as soluções ideais.

6. Aposte em formação contínua

O mercado imobiliário está em permanente mudança. É, por isso, muito importante que acompanhe as tendências e saiba ajustar-se. Participe em eventos relacionados com o ramo imobiliário, como palestras ou debates com outros profissionais, e faça cursos especializados.

Mantenha-se informado, estude e invista na formação contínua e especializada. É uma ação fundamental para garantir o seu sucesso enquanto consultor imobiliário.

7. Crie uma boa rede de contactos e parcerias

A consultoria imobiliária é um negócio de pessoas, pelo que a confiança e a credibilidade são essenciais. É por isso que a capacidade de gerar contactos através da referenciação de outras pessoas é a forma mais eficiente de captar potenciais clientes. As referências podem surgir de antigos clientes, do seu círculo de influência ou do conteúdo que cria para o meio digital.

Além disso, invista na construção de uma rede de contactos. Conheça mais pessoas, dentro e fora da sua área de atuação, e amplie as suas parcerias com cartórios, escritórios de advogados ou gabinetes de contabilidade.

 

Como pôde ver, informação é poder! Visite o nosso blog e leia os diversos artigos que preparámos com informação útil sobre a área da mediação imobiliária. Continue a investir no seu conhecimento e torne-se num consultor imobiliário de sucesso!

 

VISITAR O BLOG

 

DECISÕES E SOLUÇÕES – MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA, LDA, licença AMI n.º 9300 | DECISÕES E SOLUÇÕES – INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO, LDA, Intermediário de Crédito Vinculado, com o registo n.º 0000926, autorizado pelo Banco de Portugal para a prestação de serviços de consultoria e autorizado para a prestação de serviços de intermediação de crédito (Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores; Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos). Contratos de crédito abrangidos: Crédito à Habitação e Crédito aos Consumidores. Mutuantes ou grupos de mutuantes com quem mantém contrato de vinculação: BANCO SANTANDER TOTTA, S.A., BANCO BPI S.A., NOVO BANCO, S.A., BANKINTER, S.A. – SUCURSAL EM PORTUGAL, UNICRE – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., MONTEPIO CRÉDITO – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., BNP PARIBAS PERSONAL FINANCE, S.A. – SUCURSAL EM PORTUGAL, informação verificável em https://www.bportugal.pt/intermediariocreditofar/decisoes-e-solucoes-intermediarios-de-credito-lda. | A DECISÕES E SOLUÇÕES – INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO, LDA está inscrita na Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, com a categoria de Agente de Seguros, sob o n.º 409311648/3, com autorização para Ramos Vida e Não Vida, verificável em https://www.asf.com.pt. O mediador de seguros não assume a cobertura de riscos, não tem poderes para celebrar contratos em nome das seguradoras e não está autorizado a receber prémios para serem entregues às seguradoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *