As 7 principais reparações a fazer antes de vender casa

vender casa

Se está a pensar vender casa, é natural que tenha algumas dificuldades em priorizar as reparações a fazer para estimular, tanto quanto possível, o interesse dos compradores.

A verdade é que, embora seja necessário um investimento, as reparações aumentam significativamente a probabilidade, rapidez e potencial lucrativo da venda de casa.

Acompanhe-nos à medida que exploramos os principais trabalhos a fazer para deixar a habitação no melhor estado e impulsionar o negócio.

 

1. Assegure uma canalização sem problemas

Os problemas na canalização são dos mais frustrantes e, por vezes, caros e complexos. Ninguém deseja ter inconvenientes com um dos serviços mais imprescindíveis para o dia-a-dia doméstico: o fornecimento e escoamento de água.

Na verdade, uma canalização deficiente afugenta rapidamente os compradores. Embora possa ser custoso abrir a carteira para resolver os problemas de canalização, faz com que vender a casa seja consideravelmente mais fácil e lucrativo. Também passa uma imagem de cuidado e transparência.

 

2. Repare as fissuras

As fissuras nas paredes e nos tetos não passam despercebidas a qualquer pessoa que visite a sua casa. Portanto, corrigir estas imperfeições, que podem ir de simples incómodos visuais a perigos estruturais, é fundamental para transmitir brio e confiança antes de vender casa.

Na maior parte das vezes, corrigir as fissuras não é uma tarefa complicada nem dispendiosa, mas tem peso na valorização do imóvel.

 

3. Faça uma nova pintura

Os interiores e exteriores pintados de fresco dão imediatamente um novo charme à casa. É natural que o comprador mude alguns aspetos da pintura após a aquisição, para ajustá-la ao seu gosto. Ainda assim, uma boa pintura é muito atrativa na hora de mostrar a casa a compradores interessados. As superfícies sujas ou lascadas devem ser a prioridade.

A fachada, os tetos e as paredes devem estar em muito bom estado, principalmente se primarem as cores leves, que tendem a ficar mais sujas e amarelecidas.

De facto, os tons claros e neutros são mais cativantes para a maioria dos futuros proprietários. Isto porque conferem uma identidade mais espaçosa, convidativa e luminosa ao ambiente, bem como um visual menos austero.

 

4. Solucione o chão danificado

O estado do pavimento é muito importante. Normalmente, os danos são visíveis e reduzem automaticamente o encanto do espaço aos olhos do comprador.

A boa notícia é que, hoje em dia, existem várias soluções simples, modernas e em conta para reparar ou substituir o chão danificado, que conferem não só bom aspeto, mas também segurança.

 

5. Dê atenção às louças e torneiras

As louças e torneiras da casa de banho e da cozinha podem apresentar sinais de desgaste, quebras, sujidade, ferrugem ou fugas de água. É um erro tentar vender a casa sem atentar a estes aspetos.

Os visitantes interessados podem questionar-se sobre o que mais terá ficado negligenciado no imóvel. Quer envolva limpeza, reparação ou substituição, garanta que as louças e torneiras estão em bom estado e com um aspeto irrepreensível.

 

6. Maximize o potencial da cozinha

A cozinha é uma divisão crucial em qualquer habitação. Visto que, à partida, todos os membros da família passam tempo na cozinha, tem de ser um espaço funcional. Se assim for, o imóvel é valorizado significativamente.

Como tal, uma recomendação valiosa para vender a casa passa por renovar a cozinha (dentro do seu orçamento, claro). O espaço para arrumação, a disposição funcional dos elementos e a boa iluminação são alguns dos pontos fortes mais apreciados pelos compradores.

 

7. Valorize o exterior da casa

A sua casa tem jardim, quintal, pátio, terraço, ou outro espaço exterior? Mesmo que seja pequena, uma área exterior é um fator que diferencia na hora de vender a casa, uma vez que muitos imóveis não têm esta vantagem extra. Contudo, para aproveitar ao máximo o poder atrativo destes espaços, deve zelá-los e destacá-los devidamente.

Uma habitação com árvores ou flores, um gradeamento bonito e seguro e alguma mobília para aproveitar o sol e o ar livre é o sonho das famílias com crianças ou animais. Se não puder fazer uma renovação desta dimensão, não se esqueça de deixar o espaço desimpedido e limpo, as plantas podaras e a relva cortada.

 

Na DECISÕES E SOLUÇÕES, ajudamo-lo a vender a sua casa!

 

Vender casa pode ser um processo trabalhoso, confuso e demorado. Na DECISÕES E SOLUÇÕES, garantimos-lhe um acompanhamento personalizado para a venda, bem como o melhor aconselhamento.

Somos uma consultora imobiliária com experiência comprovada, inúmeros casos de sucesso e uma equipa de profissionais especializados, espalhados por todo o país! Saiba mais sobre nós e diga-nos aquilo de que precisa.

 

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DECISÕES E SOLUÇÕES – MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA, LDA, licença AMI n.º 9300 | DECISÕES E SOLUÇÕES – INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO, LDA, Intermediário de Crédito Vinculado, com o registo n.º 0000926, autorizado pelo Banco de Portugal para a prestação de serviços de consultoria e autorizado para a prestação de serviços de intermediação de crédito (Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores; Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos). Contratos de crédito abrangidos: Crédito à Habitação e Crédito aos Consumidores. Mutuantes ou grupos de mutuantes com quem mantém contrato de vinculação: BANCO SANTANDER TOTTA, S.A., BANCO BPI S.A., NOVO BANCO, S.A., BANKINTER, S.A. – SUCURSAL EM PORTUGAL, UNICRE – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., MONTEPIO CRÉDITO – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., BNP PARIBAS PERSONAL FINANCE, S.A. – SUCURSAL EM PORTUGAL, informação verificável em https://www.bportugal.pt/intermediariocreditofar/decisoes-e-solucoes-intermediarios-de-credito-lda. | A DECISÕES E SOLUÇÕES – INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO, LDA está inscrita na Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, com a categoria de Agente de Seguros, sob o n.º 409311648/3, com autorização para Ramos Vida e Não Vida, verificável em https://www.asf.com.pt. O mediador de seguros não assume a cobertura de riscos, não tem poderes para celebrar contratos em nome das seguradoras e não está autorizado a receber prémios para serem entregues às seguradoras.

Torne os imóveis mais atrativos com o virtual home staging 

virtual home staging

Como consultor imobiliário, está sempre à procura de novas formas de satisfazer os seus clientes e fechar negócios benéficos para ambas as partes. Está por dentro do conceito de virtual home staging?

Parta connosco à descoberta deste método para atrair cada vez mais o interesse dos compradores e alcançar vendas lucrativas mais rapidamente!

 

O que é o virtual home staging?

 

De forma simples, chama-se virtual home staging ao conjunto de técnicas e ferramentas que permitem decorar os imóveis digitalmente. Pode ser aplicado a casas, escritórios ou armazéns, bem como outros espaços interiores ou exteriores.

Este método visa encenar uma sugestão do design de um espaço com base em fotografias do mesmo, com resultados altamente realistas. Para tal, usa-se software de edição gráfica.

O virtual home staging é desenhado para utilização por profissionais da área do imobiliário e tem como objetivo aumentar a visibilidade dos imóveis, potenciar o seu valor e acelerar o negócio.

Para aproveitar ao máximo esta técnica, é necessário estar a par do público-alvo interessado em comprar ou arrendar o imóvel em questão. Isso determinará a decoração digital a ser aplicada, assim como os esforços de promoção. Marketing sólido, design de bom gosto e conhecimento do mercado imobiliário são as chaves para uma fórmula de sucesso.

Enquanto consultor imobiliário, fará bem em explorar as características e vantagens do virtual home staging, pois garante um maior poder de atração aos imóveis que angaria.

 

O que é que o virtual home staging permite?

 

O método permite imaginar e visualizar como é que uma divisão ou toda a casa ficariam depois de serem decoradas. Com o editor gráfico, é possível adicionar móveis e elementos decorativos, ajustar a iluminação, pintar as paredes, modernizar certos aspetos, retirar objetos indesejados, ter uma noção do aproveitamento do espaço, entre tantas outras funcionalidades.

Embora o home staging físico consiga ser mais imersivo e correspondente à realidade, exige muito mais tempo, logística, recursos monetários e mão-de-obra. A alternativa digital é a opção a tomar!

Já imaginou como a sua carreira pode ser incrementada por dispor de uma ferramenta que destaca os pontos fortes, atenua os pontos fracos, cria novas mais-valias e melhora o visual da sua carteira de imóveis?

O virtual home staging ajuda a entender claramente que, só por estar vazio ou mal mobilado, não quer dizer que um imóvel não tenha potencial. A simulação realista torna o espaço agradável, atraente e funcional.

No fundo, a técnica permite ao comprador ou inquilino visualizar e sentir como seria viver naquela casa. Com esse fim em vista, é importante ter equilíbrio e não criar encenações digitais exageradas, mas sim primar pelo design moderno, clean e convidativo.

 

As vantagens do virtual home staging

 

Sabe melhor do que ninguém que, no trabalho de mediação imobiliária, as vantagens para si advêm sempre dos benefícios que oferece aos clientes. E o virtual home staging oferece muitos!

Para os interessados nos seus imóveis, é impressionante conseguir ver nitidamente a diferença entre o antes e o depois da encenação virtual. O facto de conseguirem imaginar-se a desfrutar diariamente do espaço aconchegante e bem decorado cria uma ligação emocional.

Análises de dados comprovam que o virtual home staging gera mais visualizações, tempo na página, likes e interações. É uma mais-valia poderosa e diferenciadora para o consultor imobiliário. Naturalmente, isso traduz-se num maior volume de negócio!

Vamos resumir as vantagens que o virtual home staging garante às suas vendas?

• Maior interesse do público em visualizar as fotos, explorar o anúncio e descobrir o imóvel;
• Maior velocidade de compra ou arrendamento;
• Potencial de encerrar o negócio por valores mais atrativos;
• Muito mais rápido e barato do que o home staging tradicional;
• Os custos são mínimos comparados com os riscos de o imóvel não atrair interesse ou desvalorizar consideravelmente por estar muito tempo no mercado.

 

Quer explorar outros tópicos igualmente úteis para a sua atividade? Visite ainda hoje o blog da DECISÕES E SOLUÇÕES e descubra imensas dicas sobre consultoria imobiliária, bem como os passos para investir connosco na sua carreira de sucesso!

 

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Mais-valias da venda de imóvel: Como saber se estou isento?

mais-valias venda imóvel

É sabido que há vários encargos associados à compra e venda de uma casa e é importante estar a par de todos os procedimentos. Se tem uma habitação disponível no mercado, está por dentro do que são as mais-valias da venda de imóvel?

Acompanhe-nos à medida que explicamos no que consistem as mais-valias, como se aplicam e quais são os casos que permitem isenção.

 

O que são as mais-valias da venda de imóvel?

 

Quando se coloca um imóvel no mercado, é esperado que o preço da venda seja mais elevado do que o preço da compra, de forma a gerar um negócio rentável. Dito por miúdos, as mais-valias da venda de imóvel correspondem ao valor do lucro da transação.

Na grande maioria dos casos, este é um rendimento tributável em IRS. É obrigatório declarar a venda de uma habitação à Autoridade Tributária através dos anexos G e/ou G1, com vista a calcular as mais-valias da venda do imóvel.

É essencial destacar que há vários elementos que entram no cálculo do pagamento das mais-valias. Vamos conhecê-los.

 

Como se aplicam as mais-valias?

 

O cálculo das mais-valias da venda de imóvel consiste na diferença entre o preço da venda e o preço da compra (ajustado ao coeficiente de atualização monetária anual), subtraindo-se os encargos de valorização do imóvel, bem como as despesas relativas à compra e venda.

As mais-valias geram pagamento em IRS. Normalmente, apenas 50% do valor do cálculo está sujeito a IRS. No entanto, certos casos de imóveis que usufruíram de apoios públicos estão sujeitos a tributação a 100%.

Quais são as despesas possíveis de deduzir ao pagamento das mais-valias da venda de imóvel?
– Obras de melhoria nos últimos 12 meses;
– Equipamentos fixos;
– Certificado energético;
– Comissão da agência imobiliária;
– Solicitadoria;
– Imposto municipal;
– Imposto de selo;
– Custos notariais e de registo predial.

É de sublinhar que, para surtirem efeito, estas despesas devem estar devidamente registadas e comprovadas.

O pagamento em IRS é considerado em englobamento, isto é, as mais-valias são somadas aos restantes rendimentos do ano. Isso servirá para apurar o rendimento coletável (rendimento bruto, menos deduções e abatimentos) e o escalão de IRS. Especificamente para as mais-valias da venda de imóvel, determinará a taxa a aplicar à percentagem tributável, taxa essa que varia entre os 14,5% e os 53%.

 

É possível estar isento do pagamento das mais-valias?

 

Caso preencha um destes requisitos, está isento das obrigações resultantes das mais-valias da venda de imóvel:
– A casa foi comprada antes de 1989 ou o terreno para construção foi adquirido antes de 9 de junho de 1965;
– O valor da venda da casa própria e permanente será reinvestido na compra de uma nova habitação com o mesmo fim (24 meses antes ou 36 meses depois da transação);
– Tem mais de 65 anos ou é reformado e o valor da venda da habitação própria e permanente será aplicado num seguro de vida (ou do ramo vida, como um Plano Poupança Reforma), num fundo de pensões ou em certificados de reforma (nos 6 meses seguintes ao negócio);
– No âmbito do programa Mais Habitação, e apenas para vendas em 2023 e 2024, fica isento se aplicar o valor da transação na amortização do crédito à habitação de uma casa própria e permanente (dentro de 3 meses).

A isenção é total caso reinvista todo o valor da venda num dos casos mencionados. Se aplicar parte do valor, a isenção é parcial, equivalente ao montante reinvestido.

É fundamental não esquecer que deve sempre declarar a venda de um imóvel quando preenche a declaração de IRS, independentemente de estar ou não isento do pagamento das mais-valias da venda de imóvel.

 

E se o cálculo resultar numa menos-valia?

 

Caso o valor da venda do imóvel seja inferior ao da compra, está perante uma situação de menos-valia. Embora não tenha de efetuar pagamentos em IRS, a declaração aplica-se na mesma. A venda deve ser reportada no prazo de 5 anos.

 

Esteja informado e preparado

 

É benéfico planear os encargos relativos à eventual mudança de proprietário do seu imóvel, seja por venda, doação em vida ou herança. Embora as mais-valias da venda de imóvel não sejam um bicho de sete cabeças, são um tema complexo que exige atenção aos detalhes. Por isso, aconselhamos que analise tudo com um especialista.

 

Para descobrir mais dicas e conselhos úteis no campo imobiliário, assim como em outras áreas de mediação, visite o nosso blog. Na DECISÕES E SOLUÇÕES, prestamos-lhe um serviço de excelência, desde conteúdos práticos a acompanhamento perito.

 

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Tendências do mercado imobiliário em 2023: 5 Pontos a reter 

tendências mercado imobiliário 2023

O aumento da inflação e a diminuição do poder de compra têm afetado significativamente os portugueses em vários domínios. Isso não é exceção quando falamos das tendências do mercado imobiliário em 2023.

Os especialistas apontam para um ano de otimismo cauteloso no campo imobiliário, embora se verifiquem muitos desafios. Explore connosco as tendências do mercado imobiliário em 2023 e descubra como a Diretora Coordenadora Nacional da DECISÕES E SOLUÇÕES, Guida Sousa, encara o panorama atual.

 

5 Tendências do mercado imobiliário em 2023

 

1. Os efeitos da inflação

O incremento acentuado da inflação tem efeitos diretos no aumento do custo de vida e na diminuição do poder de compra. Somando o facto de os salários se manterem praticamente inalterados, os portugueses têm sofrido um decréscimo da capacidade financeira.

Como consequência, procuram imóveis de menor valor (nomeadamente para remodelar), preferem arrendar ou adiam a decisão de mudança de casa. Esta tendência do mercado imobiliário em 2023 verifica-se particularmente em quem depende de financiamento bancário.

 

2. O alargamento das zonas de interesse

De acordo com Guida Sousa, é notório o aumento da procura nas periferias das cidades (por exemplo, de Lisboa, Porto e Coimbra), nas zonas rurais e no Interior do país, principalmente pela classe média.

Guida Sousa esclarece também que esta tendência do mercado imobiliário em 2023 advém maioritariamente de razões de natureza económica, não só por questões de preferência: “Na altura do pico pandémico, este fenómeno começou a ser um requisito das famílias que ambicionavam fugir da azáfama citadina e/ou ter mais espaço em casa. No pós-pandemia, este é um critério imposto às famílias portuguesas pela falta de possibilidades económicas para viver nas grandes cidades.”

 

3. A subida das taxas de juro

O Banco Central Europeu tem vindo a aumentar as taxas de juro. Esta é uma ferramenta que visa desacelerar ou reverter a subida da inflação, visto que limita o dinheiro disponível a circular.

O aumento dos juros dos empréstimos inviabiliza que muitas famílias comprem casa (e que outras consigam vender), pois é mais difícil cumprir o pagamento das prestações. Num panorama de sustentabilidade geral, a concessão de crédito é mais criteriosa, o que diminui o risco de incumprimento e um consequente caos idêntico ao de 2008.

Alguns proprietários são levados a colocar os seus imóveis à venda por um valor menor, de forma a gerar liquidez. Segundo Guida Sousa, isto conduz “a um ajuste negativo dos preços presentes no mercado, ainda que mínimo. Assim, estamos perante condições que potenciam uma subida da oferta em simultâneo com a descida da procura, no segmento de mercado mais baixo, graças às famílias com menores rendimentos.”

Este é um dos fenómenos que contribui para a estabilização dos preços, uma das mais esperadas tendências do mercado imobiliário em 2023.

 

4. O ajuste dos preços imobiliários

A acentuação dos juros e a queda no poder de compra determinam o arrefecimento do mercado imobiliário. Uma vez que se estima um abrandamento generalizado da procura e uma estabilização da inflação, podemos esperar uma definição mais equilibrada e racional dos preços de venda.

Porém, este ajuste está longe de ser homogéneo. Será muito mais visível nos compradores nacionais (mais sujeitos a financiamento, juros e inflação) do que nos estrangeiros. E é provável que se sintam alguns aumentos dos preços, principalmente nas regiões onde a procura excede a oferta, como Lisboa e Porto.

Outras tendências do mercado imobiliário em 2023 resultantes da correção dos preços incluem o aumento do poder de negociação e do período durante o qual os imóveis estão no mercado.

 

5. A influência estrangeira em Portugal

2023 é o ano que confirma a afirmação estrangeira no mercado imobiliário português como predominante e inescapável. Destaca-se o reforço do investimento norte-americano.

A migração da classe média portuguesa para as periferias e para o Interior é ditada, em grande parte, pela presença das classes altas internacionais nos centros urbanos e no Litoral, onde os preços disparam. A nível europeu, Portugal ainda detém um mercado imobiliário estável e um custo de vida baixo.

Juntam-se fatores chamativos como a qualidade de vida, a intensificação do teletrabalho, a segurança, o clima ameno, a gastronomia e a facilidade de integração.

 

Os desafios e as oportunidades

Como ilustra Guida Sousa, as tendências do mercado imobiliário em 2023 são “uma doçura para uns e uma travessura para tantos outros”. Não é um ano para alarmes, mas também não o é para otimismo desmedido.

O mercado imobiliário, como provedor de um bem essencial, é um setor perenemente resiliente, que continua a atrair muito investimento e é uma opção rentável e segura de aplicar o dinheiro.

Se pretende descobrir mais sobre o mercado imobiliário, não deixe de visitar o nosso blog. Na DECISÕES E SOLUÇÕES, queremos não só oferecer-lhe um acompanhamento perito e personalizado, mas também dar-lhe informação útil.

 

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Vai comprar casa? A DECISÕES E SOLUÇÕES pode ajudar!

comprar casa

Está a pensar comprar casa? É normal que surjam muitas dúvidas e alguns receios, uma vez que se trata de um encargo significativo e um compromisso a longo prazo. É importante perceber como está o mercado, quanto poderá gastar, quais opções que existem e as etapas a seguir.

Hoje em dia, existe imensa informação e, por vezes, confusa. Por isso, gostaríamos de dar-lhe a conhecer a DECISÕES E SOLUÇÕES, líder de mercado no ramo da consultoria imobiliária e intermediação de crédito. Vamos mostrar-lhe como podemos apoiá-lo ao longo do seu processo de compra de casa, garantindo que poupa tempo e dinheiro.

 

DECISÕES E SOLUÇÕES: O seu parceiro do início ao fim

Criada em 2003, a DECISÕES E SOLUÇÕES é a maior rede de consultoria imobiliária e de intermediação de crédito a atuar em Portugal. Tem uma rede com mais de 100 lojas a nível nacional, que prestam um serviço de aconselhamento personalizado e independente, com soluções 360º ao nível da compra, venda e arrendamento de imóveis. As lojas disponibilizam também serviços de intermediação de crédito, seguros, obras de remodelação e construção de casas.

Por tudo isto, a DECISÕES E SOLUÇÕES é o seu parceiro ideal para acompanhá-lo em todo o processo de compra de imóvel. As nossas equipas de especialistas vão ajudá-lo a encontrar a casa ideal e a melhor solução de crédito à habitação para a sua realidade, além de garantir que contrata os seguros mais adequados às suas reais necessidades.

 

Mediação imobiliária personalizada para quem quer comprar casa

Não tem a certeza se está a fazer um bom negócio? Ou qual a melhor zona? Se está a pensar comprar casa, conte com a DECISÕES E SOLUÇÕES para lhe apresentar as melhores soluções do mercado. Asseguramos acompanhamento personalizado na escolha do imóvel que procura, garantindo o melhor aconselhamento, através de uma equipa de profissionais qualificados distribuídos por todo o país.

Além disso, temos uma relação privilegiada com vários parceiros-chave na área do mercado imobiliário de forma a garantir que faz um negócio vantajoso.

 

Intermediação de crédito: O melhor empréstimo para a sua realidade!

Depois de encontrar a sua casa ideal, está hora da próxima etapa. Tendo em conta o valor substancial envolvido, é bastante provável que tenha de pedir um empréstimo para comprar casa.

A DECISÕES E SOLUÇÕES pode apoiá-lo no pedido de financiamento. Prestamos aconselhamento gratuito, personalizado e independente durante todo o processo de concessão de crédito à habitação.

Este acompanhamento vai traduzir-se em:

1. Obtenção de condições que melhor se ajustam à sua realidade, uma vez que os nossos profissionais têm contacto privilegiado com várias instituições bancárias;

2. Menor tempo de aprovação do empréstimo, pois as nossas equipas conseguem avaliar informações de diferentes entidades financeiras, sem ter que agendar reuniões com todas elas;

3. Soluções personalizadas para a sua realidade financeira, já que a DECISÕES E SOLUÇÕES proporciona um apoio técnico e especializado para encontrar a melhor solução para si, tendo em conta as suas condições financeiras e expectativas pessoais.

 

Mediação de seguros: A melhor solução para a sua casa!

Se vai comprar casa e precisa de recorrer a um empréstimo, vai ter de fazer um seguro de vida e um seguro multirriscos. Estes dois produtos são condições essenciais exigidas pelos bancos para concederem um crédito à habitação.

Encontrar o melhor seguro para si requer dedicação e, sobretudo, atenção. Hoje em dia, existe uma enorme variedade de produtos no mercado, mas nem todos correspondem àquilo que realmente precisa.

É importante que perceba, por um lado, quais as suas necessidades, e por outro, as características dos produtos, por forma a fazer uma escolha acertada e ponderada.

A DECISÕES E SOLUÇÕES trabalha com as melhores seguradoras em Portugal e procura conseguir as melhores soluções do mercado para os seus clientes. Medeia todo o tipo de seguros, nomeadamente os seguros obrigatórios do crédito à habitação.

A nossa equipa de especialistas pode acompanhá-lo ao longo desta etapa, garantindo que contrata o melhor seguro para si, de acordo com as suas reais necessidades.

 

Como viu, comprar casa pode ser um processo complexo e demorado. Há algumas fases pelas quais tem de passar, muita informação para compreender e analisar e bastante tempo que precisa despender!

No entanto, com a DECISÕES E SOLUÇÕES ao seu lado, vai ser mais simples e rápido. As nossas equipas de especialistas vão guiá-lo em todas as etapas e questões burocráticas, certificando-se que poupa tempo e dinheiro na compra da sua casa nova.

Visite o nosso site para obter mais informações ou entre em contacto connosco e esclareça todas as suas dúvidas!

 

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Subida da inflação e das taxas de juro: 10 Dicas de poupança

Dicas de poupança

O aumento do custo de vida tem afetado grandemente os consumidores em todos os campos da vida diária. Por isso, é essencial conhecer e aplicar dicas de poupança que realmente funcionam, de forma a aliviar os custos com vários bens e serviços e a gerir o orçamento familiar.

Explore connosco 10 dicas de poupança que lhe permitirão encontrar mais calma e estabilidade neste período desafiante.

 

10 Dicas de poupança para fazer face à subida dos preços

 

1. Faça compras inteligentes no supermercado

Faça uma lista de compras e defina o valor máximo a gastar. Isso vai ajudá-lo a comprar apenas aquilo de que precisa.

Use a internet para avaliar previamente o mercado e descobrir os preços e as condições nas diferentes lojas. E tire partido dos descontos e cupões, mas apenas se realmente necessita dos produtos em promoção.

 

2. Considere o crédito consolidado

O crédito consolidado é uma ferramenta que permite combinar os vários empréstimos num só, o que quase sempre conduz a condições mais benéficas e a uma mensalidade mais baixa. Se tem vários créditos (por exemplo, automóvel, habitação e pessoal), esta é uma das dicas de poupança mais vantajosas para reduzir os custos.

 

3. Invista com precaução

A conjuntura atual é propícia a pensar como aplicar e rentabilizar o dinheiro. Uma carteira diversificada de investimentos pode assegurar lucros consideráveis a médio e longo prazo.

Naturalmente, é preciso aconselhamento, pesquisa e ponderação antes de decidir onde alocar os fundos, com vista a não ficar a perder.

 

4. Renegoceie os seguros

Reavaliar as coberturas e condições dos seguros é uma das dicas de poupança que mais diferença pode fazer no seu orçamento familiar. Cada caso é único, mas pode ser necessário retirar ou acrescentar coberturas, ou até mudar de seguradora.

Mesmo que continue a servir-se da mesma marca, há sempre espaço para renegociar os preços. Fatores como a ativação reduzida das proteções, os anos como cliente, o menor parcelamento possível das prestações e a conjugação com outros seguros podem diminuir consideravelmente os prémios.

 

5. Aproveite os rendimentos passivos

Não é preciso chegar à exaustão com um segundo emprego para conseguir dinheiro extra. Todas as famílias têm artigos em casa (roupas, mobiliário, aparelhos) que já não usam. Transforme-os em lucro através de vendas online ou em lojas de artigos em segunda mão.

Se tiver um imóvel livre (casa, escritório, armazém) não deixe de o arrendar e rentabilizar. Qualquer que seja o rendimento passivo, garanta que faz tudo de maneira segura e dentro da legalidade.

 

6. Reforce o seu fundo de emergência

Com o atual custo de vida, pode parecer impossível colocar dinheiro de lado. Mas é precisamente nesta altura que é mais importante fazê-lo.

Garantir um fundo de emergência é uma dica de poupança sempre válida. Assim, poderá prevenir-se e fazer face a eventualidades inesperadas. Idealmente, o fundo deve corresponder, pelo menos, a seis meses dos gastos médios mensais.

 

7. Analise cada fatia do seu orçamento

Na base de todas as dicas de poupança encontra-se um plano estratégico do orçamento. Tome nota de todas as despesas mensais. Ponha de lado os custos invariáveis nos quais não consegue poupar. Entre os gastos restantes, perceba quais são os essenciais e, portanto, aqueles onde necessita de manter ou aumentar o orçamento, e quais os que pode reduzir ou eliminar.

 

8. Poupe em tudo o que usa em casa

Em casa, há um sem-número de serviços utilizados diariamente. Se conseguir poupar em todos, imagine o quanto pode aliviar a carteira.

Ajustar os comportamentos de consumo e escolher os tarifários mais adequados ao uso são passos imprescindíveis para poupar na energia, na água e nas telecomunicações.

 

9. Poupe nas saídas

As dicas de poupança aplicam-se também fora de casa. Poupe nas deslocações ao andar a pé ou de bicicleta em trajetos curtos, use passes mensais nos transportes públicos e atente nos preços e descontos do combustível.

Pode ter serões excelentes com familiares e amigos sem ir frequentemente a restaurantes. Basta disponibilizar a sua casa e visitar as dos outros convivas. Se todos ajudarem com as tarefas e despesas da refeição, fica bem mais barato e agradável.

Quanto às férias, pode viajar para fora cá dentro e explorar as inúmeras pérolas de Portugal. Não deixe de estar atento aos preços e às promoções das viagens e da hospedagem, e evite as épocas altas.

 

10. Seja sensato ao procurar casa

É assustador pensar em mudar de casa no contexto atual. Mas se planear o orçamento e o financiamento, escolher o timing correto, optar pelo tamanho apropriado para a família, ponderar se deve arrendar ou comprar e for racional ao visitar os imóveis, fará um negócio bem-sucedido.

 

Na DECISÕES E SOLUÇÕES, não só lhe apresentamos dicas de poupança confiáveis, como lhe prestamos um serviço personalizado e perito em várias áreas, incluindo imóveis, créditos e seguros.

Visite o blog e fique a par dos conteúdos mais úteis sobre a nossa atuação, bem como dicas para otimizar o seu dinheiro em vários campos!

 

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DECISÕES E SOLUÇÕES – MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA, LDA, licença AMI n.º 9300 | DECISÕES E SOLUÇÕES – INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO, LDA, Intermediário de Crédito Vinculado, com o registo n.º 0000926, autorizado pelo Banco de Portugal para a prestação de serviços de consultoria e autorizado para a prestação de serviços de intermediação de crédito (Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores; Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos). Contratos de crédito abrangidos: Crédito à Habitação e Crédito aos Consumidores. Mutuantes ou grupos de mutuantes com quem mantém contrato de vinculação: BANCO SANTANDER TOTTA, S.A., BANCO BPI S.A., NOVO BANCO, S.A., BANKINTER, S.A. – SUCURSAL EM PORTUGAL, UNICRE – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., MONTEPIO CRÉDITO – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., BNP PARIBAS PERSONAL FINANCE, S.A. – SUCURSAL EM PORTUGAL, informação verificável em https://www.bportugal.pt/intermediariocreditofar/decisoes-e-solucoes-intermediarios-de-credito-lda. | A DECISÕES E SOLUÇÕES – INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO, LDA está inscrita na Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, com a categoria de Agente de Seguros, sob o n.º 409311648/3, com autorização para Ramos Vida e Não Vida, verificável em https://www.asf.com.pt. O mediador de seguros não assume a cobertura de riscos, não tem poderes para celebrar contratos em nome das seguradoras e não está autorizado a receber prémios para serem entregues às seguradoras.

Novo recorde: DECISÕES E SOLUÇÕES fatura 55 milhões em 2022

Decisões e Soluções

O Grupo DECISÕES E SOLUÇÕES continua a sua afirmação e crescimento no mercado nacional. 2022 foi ano de estabelecer um novo recorde de faturação: o volume de negócios cresceu 37% e chegou aos 55 milhões de euros. Este é um resultado conjunto das diferentes áreas de negócio em que o grupo se vê envolvido.

 Resultados positivos nas três principais áreas de atuação

 Um dos grandes destaques do ano para o grupo veio da Intermediação de Crédito, onde se atingiu em 2022 uma quota de mercado de 10%. No total, foram feitas 12.983 escrituras de crédito com um valor global que ascende aos 1.460 milhões de euros.

Fechando o ano transato com uma carteira de seguros de 32 milhões de euros, a Mediação de Seguros foi também uma das áreas em destaque. Estes resultados deixam as expectativas elevadas para 2023, com este mercado em franco crescimento em Portugal e com muita margem de progressão.

Numa altura em que o Imobiliário foi também um destaque em Portugal, o Grupo DECISÕES E SOLUÇÕES fechou o ano com um excelente resultado em vendas de imóveis. Foi gerado um volume de negócios de 335 milhões de euros.

Expansão para novas áreas de negócio

 A entrada em novas áreas de negócio tem sido uma clara aposta do grupo para apoiar as empresas core. Em 2022 nasceram mais duas marcas – a DS AUTO e a DS TRAVEL – que tiveram também um papel importante no crescimento do volume de negócio. Paulo Abrantes, diretor-geral da DECISÕES E SOLUÇÕES, confirma-o.

 

“2022 foi o melhor ano sempre do Grupo DECISÕES E SOLUÇÕES em todas as suas áreas de atividade.”

 

Hoje, o grupo é composto por oito marcas distintas que continuam a reforçar a presença e confiança no mercado português. Cada uma tem as suas próprias valências, complementando-se. São elas:

• DECISÕES E SOLUÇÕES
• DS SEGUROS
• DS INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO
• DS PRIVATE
• DS IMOBILIÁRIA
• DS AUTO
• DS TRAVEL
• DS INVESTIMENTO

 

Grupo DECISÕES E SOLUÇÕES chega às 415 lojas a nível nacional

Outro dos fatores que contribuiu para o recorde de faturação do grupo foi a abertura de novas lojas. Ao longo de 2022, um pouco por todo o país, foram contratualizadas 100 novas aberturas de loja. Isto reforça a confiança dos parceiros na visão e estratégia de crescimento das diferentes marcas.

Para 2023 os objetivos apontados por Paulo Abrantes continuam a ser ambiciosos: atingir o marco de 600 lojas. A ser alcançado, este marco dará seguramente um forte impulso a todas as áreas de atividade da DECISÕES E SOLUÇÕES. Além disso, permitirá ainda aumentar o número de clientes, bem como de colaboradores.

Mais de 500 mil clientes já confiaram nas marcas do Grupo DECISÕES E SOLUÇÕES

 Com 20 anos de experiência no mercado, as várias marcas do Grupo DECISÕES E SOLUÇÕES contam já uma carteira de 500 mil clientes em Portugal. Este valor contabiliza os 65 mil novos clientes angariados em 2022 pelos 3.800 colaboradores do grupo.

Visite o site da DECISÕES E SOLUÇÕES para saber mais sobre os serviços prestados e sobre as oportunidades de investimento e colaboração nesta rede em permanente expansão!

 

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Conheça o essencial sobre crédito à construção!

crédito à construção

E se, em vez de comprar um imóvel, construísse a sua própria casa, feita à sua medida e pensada até ao mais pequeno detalhe? Num sítio escolhido por si, com recurso ao crédito à construção, este sonho pode tornar-se realidade!

Como em todas as decisões que implicam um compromisso financeiro avultado e a longo prazo, o melhor que tem a fazer é informar-se antes de dar o primeiro passo. Leia este artigo até ao fim e fique a conhecer o essencial sobre o crédito à construção.

O que é o crédito à autoconstrução?

No fundo, trata-se de um crédito à habitação que, em vez de se destinar à compra de uma habitação, tem como finalidade a construção de uma habitação, podendo também ser parcialmente financiada a aquisição do respetivo terreno.

Por ter uma finalidade diferente, o crédito à habitação para autoconstrução tem também condições distintas.

Quais as diferenças entre crédito à habitação para aquisição e crédito à habitação para construção?

Quer numa finalidade, quer noutra, a garantia será a hipoteca do próprio imóvel, ou seja, da casa já concluída quando a finalidade do financiamento é a aquisição, ou do terreno, eventualmente já com benfeitorias, no caso de se tratar de uma autoconstrução.

Enquanto num crédito à habitação para aquisição o capital é disponibilizado na totalidade no ato da escritura, quando se trata de uma autoconstrução o capital contratado será disponibilizado em tranches, de acordo com a evolução da obra e após a realização de vistorias solicitadas pelo mutuário, as quais, normalmente, são entre 3 a 6. A última vistoria corresponderá à conclusão da obra e terá a disponibilização final do capital ainda não utilizado estando também condicionada à apresentação da licença de utilização emitida pela Câmara Municipal respetiva.

O montante máximo de financiamento para aquisição de habitação própria permanente é de 90% do valor de avaliação ou de aquisição, o menor dos dois valores. No caso de autoconstrução de habitação própria permanente, o montante máximo de financiamento é também de 90% sobre o valor de avaliação do imóvel, após conclusão, podendo ser até 100% do valor do custo total de construção.

O prazo máximo será igual em qualquer dos casos, aquisição ou autoconstrução, contudo, quando se trata de autoconstrução, os mutuários dispõem de um período de carência inicial de capital, normalmente até 24 meses, em que apenas pagam prestações mensais ou trimestrais de juros, que incidem sobre o capital utilizado em cada momento.

No caso de aquisição, por exemplo, para um prazo de 30 anos, o prazo para reembolso será igualmente de 30 anos. No caso de autoconstrução, para o mesmo prazo total de 30 anos, teremos apenas 28 anos para reembolso do empréstimo, porquanto, 2 anos serão para utilização do capital contratado.

Este prazo depende da idade do mais velho dos mutuários e poderá ser até 40 anos, caso a idade do mais velho seja até 30 anos, de 37 anos para idade do mais velho compreendida entre 30 e 35 anos e de 35 anos para idades do mais velho superior a 35 anos. Em qualquer dos casos, a idade limite no final do contrato é de 75 anos, exceto nalgumas situações em que, para mutuários com idade superior a 50 anos, é permitido prazo até o mais velho atingir os 80 anos de idade, no máximo 30 anos.

Quais as condições para aceder ao crédito à habitação para autoconstrução?

O processo de aprovação deste tipo de crédito é similar ao de aquisição, sendo apenas exigido a apresentação adicional da seguinte documentação:

– Possuir um terreno com viabilidade de construção
– Projeto de construção aprovado
– Orçamento detalhado com o custo de construção
– Licença de construção

A restante documentação é a mesma que a que é exigida para um processo de aquisição:

– Documentos de identificação dos mutuários
– Declaração e Nota de Liquidação de IRS (última disponível)
– Últimos 3 recibos de vencimento/6 meses de recibos verdes, quando se tratar de trabalhadores por conta própria
– Declarações de efetividade, emitidas pelas entidades patronais
– Certidão da Conservatória do Registo Predial
– Caderneta Predial
– Licença de Utilização
– Ficha Técnica de Habitação (para licenças de utilização posteriores a abril/2004)
– Certificado Energético
– Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal

O que ter em conta antes de decidir construir a sua casa?

O primeiro passo é ter um terreno viável para construção. Caso tenha de comprar um terreno e recorrer a um empréstimo, o crédito à habitação para autoconstrução permite juntar o financiamento da compra do terreno ao valor do crédito para construção da casa.

Outro ponto importante é ter um projeto de construção aprovado pela câmara municipal. Este é um dos requisitos para conseguir a aprovação de um crédito para autoconstrução. Considere também que o projeto tem custos associados, pelo que convém fazer um cálculo das despesas com as licenças e execução do projeto.

Para além dos custos iniciais com o processo bancário, um processo de autoconstrução tem o custo adicional das vistorias, que têm, normalmente, um custo unitário de cerca de 50% do valor do custo da comissão de avaliação.

O que também deve considerar nesta opção de construir casa é o fator tempo.

Tal como acontece no crédito à habitação para aquisição, o banco vai exigir que contrate seguros de vida e multirriscos. Lembre-se que não é obrigatório que o faça junto da entidade bancária onde vai contratar o crédito, podendo optar por outra instituição que ofereça condições mais favoráveis.

 

Sabemos que a construção de uma casa pode ser um processo bastante complexo e burocrático. Ao longo de todo o processo, pode contar com o apoio das nossas equipas especializadas.

Se decidir avançar na construção da sua casa de sonho, podemos ajudá-lo a encontrar o terreno ideal! Visite o nosso site e descubra a variada oferta de terrenos que temos disponíveis para si!

 

VER TERRENOS

 

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Ser consultor imobiliário: 8 Dicas para iniciar nova carreira

consultor imobiliário

Prepara-se para abraçar um novo desafio como consultor imobiliário, mas não tem experiência no setor? Para o ajudar, reunimos neste artigo alguns conselhos para que possa entrar com o pé direito na nova carreira e alcançar o mais rapidamente possível o sucesso.

1.  Conhecer o mercado imobiliário

Um dos primeiros conselhos que devemos dar a quem inicia o seu percurso como consultor imobiliário é informar-se sobre o mercado. É importante que não entre numa área de negócio sem ter a mínima noção das últimas tendências, do tipo de clientes que o esperam e das características da zona de atuação.

Absorver conhecimento sobre o ramo é o ponto de partida para alcançar o sucesso.

2. Estabelecer objetivos a curto, médio e longo prazos

Em qualquer negócio, é importante que saiba estabelecer objetivos. Isto vai ajudá-lo a manter-se focado e a progredir de forma mais consistente.

No caso de um consultor imobiliário, faz sentido que tenha em mente quantos contactos, angariações, faturação ou outros dados pretende atingir. Trace objetivos por semana, mês e ano.

3. Organizar bem a sua agenda

Um bom consultor imobiliário deve aprender desde cedo a gerir o seu tempo de forma eficiente. A nossa sugestão é criar blocos de tarefas e, durante o tempo previamente definido, estar 100% focado em cumpri-las. Damos-lhe alguns exemplos:

– Bloco de acompanhamento de clientes: para fazer chamadas para clientes, proprietários e outros colegas com os quais possa estar a colaborar ou a aprender;

– Período de prospeção: numa fase de arranque, é expectável que o consultor imobiliário passe pelo menos duas horas por dia nesta tarefa. A prospeção é fundamental para começar a gerar negócio;

– Tempo destinado à organização: faça o planeamento antecipado das visitas, reuniões e formações. Implemente uma solução que lhe permita organizar no final da semana a agenda para a semana seguinte.

4. Utilizar ferramentas de marketing digital

O marketing digital é, nos dias de hoje, uma aposta essencial para qualquer profissional de consultoria imobiliária.

Dedicar atenção às redes sociais é quase obrigatório, mas uma presença digital orientada para resultados vai muito além disso. Inclui anúncios segmentados em múltiplas plataformas, uma estratégia de email marketing, presença em portais do setor, criação de conteúdo regular, etc.

Sabia que os consultores que mais investem nos canais online são aqueles que mais faturam?

5. Cuidar da sua imagem

Tal como os proprietários precisam de imóveis impecáveis para apresentar a potenciais compradores, o consultor imobiliário também precisa de cuidar da sua imagem.

Causar uma boa primeira impressão vai quebrar muitas barreiras de comunicação. E por boa imagem falamos não só do vestuário, mas também da postura e vocabulário adequados.

6. Os ganhos não são imediatos… mas podem ser avultados

Se está a iniciar-se como consultor imobiliário, não espere resultados imediatos. Obviamente que estes podem acontecer, mas é normal que demore até conseguir a sua primeira venda, ou a criar a sua carteira de clientes.

Mesmo nos momentos mais complicados, é preciso não desistir e pensar em formas de contornar a situação. As dificuldades podem ajudar a encontrar métodos de trabalho e formas de atuação mais eficientes.

Nesta profissão, os resultados não são constantes, podem surgir por picos (e ser muito avultados em determinados períodos).

7. Procurar conhecimento

Quem entra num novo mercado deve, acima de tudo, procurar aprender mais e mais, para poder ser o melhor profissional possível. Para isso, deve apostar em formações e outras fontes de informação valiosas.

Uma opção passa por aprender com um colega mais experiente, uma espécie de mentor. Este pode dar-lhe ótimas dicas para que consiga reduzir a curva de aprendizagem.

 

8. Os erros servem para aprender

Quando tem pouca experiência, é normal que um consultor imobiliário possa cometer erros. Esses são momentos muito importantes em qualquer carreira.

Os erros devem ser encarados como oportunidades de aprendizagem. Use-os como forma de evolução.

 

Posto isto, acha que está à altura do desafio? Na DECISÕES E SOLUÇÕES estamos sempre à procura de profissionais com entusiasmo e vontade de aprender. Junte-se a nós e venha alcançar o sucesso como consultor imobiliário de uma rede próspera e estabelecida no mercado.

 

Quero abraçar este desafio!

 

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7 Conselhos para ser um consultor imobiliário bem-sucedido!

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Ser consultor imobiliário é uma profissão complexa e consiste em muito mais do que vender imóveis. Num mercado cheio de desafios e em constante mudança, há características pessoais e profissionais que podem ser determinantes para o seu êxito!

Descubra, neste artigo, 7 conselhos para ter bons resultados no mercado imobiliário. Depois de aplicá-los, a captação de novos clientes, a sua fidelização e a venda de imóveis serão o resultado natural do seu investimento!

1.  Trabalhe a sua marca pessoal enquanto consultor imobiliário

A marca pessoal é aquele conjunto de características em que os clientes se baseiam para escolhê-lo a si em detrimento de outro profissional. É aquilo que o destaca da concorrência.

Assim, mais do que focar-se em vender um imóvel, concentre-se em prestar o melhor serviço possível. Se os clientes ficarem satisfeitos com o seu trabalho, é bastante provável que voltem a recorrer aos seus serviços ou, melhor ainda, recomendá-los. Por isso, aposte num atendimento cuidado, exímio e profissional, que garanta a satisfação de todos os clientes que o procuram.

2. Promova o seu trabalho e os seus imóveis

Além de recorrer às formas tradicionais de comunicação, como panfletos e meios de comunicação social, é essencial que marque presença na internet. Apostar num site ou redes sociais vai ajudar a criar uma melhor dinâmica entre si e os seus clientes (ou a alcançar potenciais clientes) e permite-lhe divulgar não só os seus imóveis, mas também o seu trabalho enquanto consultor imobiliário.

O email marketing é outro meio de comunicação cada vez mais utilizado e pode ser bastante interessante. O envio de newsletters com conteúdos de qualidade e do interesse dos seus clientes pode ajudar a construir uma relação mais próxima e eficaz. Deixe clara, contudo, a possibilidade de cancelarem a subscrição para evitar o efeito oposto e passarem a considerar os seus emails como spam.

3. Conheça a sua área de atuação: zona geográfica, imóveis e clientes

É essencial que faça um bom reconhecimento da sua zona geográfica de atuação. Quanto melhor conhecer o bairro e a área envolvente, maior capacidade terá de reconhecer tendências e oportunidades. Recorra ao método convencional e converse com a vizinhança que vive nas zonas-alvo.

Para poder apresentar e promover os seus imóveis, é preciso que os conheça em profundidade. Procure saber o máximo de informação sobre cada uma das propriedades. Este conhecimento mostra que sabe o que faz e cria vínculos de confiança entre si e o cliente.

Saber quem são os potenciais clientes também é fundamental para que possa comunicar os seus imóveis e apresentá-los da melhor forma em função do seu perfil.

4. Esteja disponível

O facto de se mostrar disponível ajuda a construir uma relação de confiança e é um fator bastante valorizado pelos clientes. Tenha uma postura acessível, responda a todas as dúvidas, nunca chegue atrasado e evite ao máximo desmarcar um compromisso. É fundamental que o cliente sinta que o consultor imobiliário está dedicado a 100% ao seu caso.

5. Oiça o seu cliente

Cabe ao consultor imobiliário ouvir com atenção as pretensões dos clientes para depois agir em conformidade. Adote, por isso, a escuta ativa e faça as perguntas certas. Desta forma, vai perceber o que é realmente importante para o seu cliente. Se, logo no início, conseguir compreender o que o cliente valoriza, será mais fácil apresentar-lhe as soluções ideais.

6. Aposte em formação contínua

O mercado imobiliário está em permanente mudança. É, por isso, muito importante que acompanhe as tendências e saiba ajustar-se. Participe em eventos relacionados com o ramo imobiliário, como palestras ou debates com outros profissionais, e faça cursos especializados.

Mantenha-se informado, estude e invista na formação contínua e especializada. É uma ação fundamental para garantir o seu sucesso enquanto consultor imobiliário.

7. Crie uma boa rede de contactos e parcerias

A consultoria imobiliária é um negócio de pessoas, pelo que a confiança e a credibilidade são essenciais. É por isso que a capacidade de gerar contactos através da referenciação de outras pessoas é a forma mais eficiente de captar potenciais clientes. As referências podem surgir de antigos clientes, do seu círculo de influência ou do conteúdo que cria para o meio digital.

Além disso, invista na construção de uma rede de contactos. Conheça mais pessoas, dentro e fora da sua área de atuação, e amplie as suas parcerias com cartórios, escritórios de advogados ou gabinetes de contabilidade.

 

Como pôde ver, informação é poder! Visite o nosso blog e leia os diversos artigos que preparámos com informação útil sobre a área da mediação imobiliária. Continue a investir no seu conhecimento e torne-se num consultor imobiliário de sucesso!

 

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