Compradores querem retomar procura de casa assim que possível

Os compradores do mercado residencial, a nível global, planeiam voltar à procura assim que as medidas de confinamento forem levantadas. Outros planeiam fazer apenas uma pausa breve, e muito poucos suspenderam a sua procura de todo.

Esta é uma das principais tendências identificadas num inquérito recente levado a cabo pela Savills, com base numa investigação interna de 50 especialistas em toda a rede global da consultora, para medir o pulso ao mercado residencial de todo o mundo.

O mercado residencial sofreu as consequências da pandemia da Covid-19, nomeadamente uma quebra do número de transações, pois as medidas de confinamento impediram as vendas em muitos países. Mas 90% dos entrevistados afirmaram que até 30% dos compradores deixaram de procurar ativos.

Relativamente à proporção de compradores que ainda procuram e que irão viajar assim que o confinamento for suspenso, em comparação com aqueles que suspenderam os seus planos por enquanto, houve uma distribuição bastante uniforme para ambos.

O inquérito mostra também que a maior parte dos entrevistados afirma que grande parte dos compradores espera conseguir preços mais baixos do que antes do confinamento, especialmente no caso de Espanha. A tendência é menos visível em destinos de luxo.

Por outro lado, apenas 6% dos vendedores estão a considerar, ou já removeram, as suas propriedades do mercado. A maioria planeia baixar os preços, ou mantem-nos.

Fonte: Vida Imobiliária

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *