Vai de férias e quer saber como poupar?

É possível poupar antes e durante as suas férias para conseguir ter um descanso inesquecível sem grande impacto no seu orçamento familiar.

– Faça um plano para cada dia

Fazer um plano diário das férias vai permitir poupar dinheiro e tempo. Ainda que seja uma tarefa que pode exigir algum tempo, ao ter um plano de atividades diárias vai conseguir evitar gastos inesperados. Para isso, deve definir um roteiro detalhado: locais turísticos a conhecer, restaurantes, viagens necessárias, etc. Ao pesquisar com antecedência pelos restaurantes, por exemplo, consegue perceber onde pode comer bem e a um preço acessível. O mesmo acontece ao definir as rotas das viagens, evitando gastos desnecessários com o carro ou transportes.

– Use um IVAucher

Este ano pode usar um novo mecanismo de poupança do Governo – o IVAucher. Este mecanismo permite acumular o valor do IVA das despesas nos restaurantes (incluindo os serviços de takeaway e delivery), alojamentos (hotéis, alojamento e turismo local) e espaços de cultura (cinemas, teatros, etc.). Ainda que não possa usar o IVA durante os meses de verão, pode poupar ao acumular agora para depois descontar em despesas nesses setores em outubro, novembro e dezembro. Por isso, já sabe, peça sempre a fatura para acumular o IVA.

– Opte por fazer férias com os amigos

Ir de férias com os amigos não só pode transformar as suas férias num momento mais divertido, como também ajuda a poupar, porque pode reservar uma casa de férias e dividir o valor. O mesmo aplica-se às viagens do carro e outros gastos, como parque de estacionamento e compras de supermercado. Para além disso, há ainda algumas atrações turísticas que oferecem descontos para grupos.

– Se alugou uma casa, faça as refeições em casa

As refeições diárias em restaurantes implicam um gasto muito elevado. Mas atenção, não tem que passar as suas férias na cozinha. Opte apenas por fazer refeições leves em casa, que lhe permitam poupar algum dinheiro e não exijam horas na cozinha. Outra boa opção é o takeaway, pois normalmente é mais acessível do que ir a um restaurante. Nos supermercados e hipermercados também encontra refeições prontas e muito acessíveis. Se as suas férias passarem pela praia, então opte por levar saladas e sandes. Além de serem práticas, não precisa de gastar muito dinheiro nem tempo para as fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *