CASA — custos associados à compra

Está a ponderar ou decidido a comprar um imóvel? Com ou sem recurso a crédito? Caso não necessite de recorrer ao crédito, sabia que existem outros custos associados à aquisição de casa, como os impostos e o valor da escritura?

Caso precise de pedir crédito, à prestação mensal acrescem os custos referidos anteriormente, as taxas e comissões bancárias e os 10% exigidos de entrada (que devem vir das suas poupanças).

Para conseguir fazer face aos encargos financeiros iniciais, inerentes à aquisição de um imóvel, deve começar por ter em conta o orçamento disponível e planear a sua vida financeira, para evitar o endividamento incumprimento.

Se COMPRAR um IMÓVEL, o que tenho a PAGAR?

Se pedir CRÉDITO terá de pagar:

– os 10% mínimos exigidos de entrada para aquisição de habitação permanente ou 20% mínimos exigidos de entrada para aquisição de habitação secundária;

– as comissões bancárias (o valor das taxas e comissões é bastante variável, consulte mais do que um banco antes de assinar o contrato referente ao crédito);

– o Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis (IMT);

– o Imposto de selo;

– o valor da escritura (o custo da escritura também varia, portanto, informe-se antecipadamente. Na conservatória, escriturar um imóvel ronda os 700 euros, sem o valor das certidões).

Caso NÃO recorra ao crédito terá de pagar:

– o Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis (IMT);

– o Imposto de selo;

– o valor da escritura (o custo da escritura também varia, portanto, informe-se antecipadamente. Na conservatória, escriturar um imóvel ronda os 700 euros, sem o valor das certidões).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *