Preço do m2 dos imóveis atingiu novo máximo

A avaliação bancária do preço dos imóveis, para efeitos de concessão de crédito, subiu pelo segundo mês consecutivo, em outubro, e atingiu um novo máximo histórico — o valor médio do metro quadrado fixou-se nos 1251 euros.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), este é o preço mais alto de sempre, no que toca ao valor do metro quadrado, fixado pela avaliação bancária — “corresponde a uma subida 1,2% face a setembro” e de 10,6% face a outubro de 2020.

Caso analisemos o valor do metro quadrado dos imóveis por região, verificamos que, no Norte, registou-se uma subida superior à média (+v1.5%), e que no Centro esse mesmo valor caiu 1,7%.

Contudo, a diferença do valor do metro quadrado das casas não se verifica apenas de região para região, mas também conforme a tipologia do imóvel.

Enquanto, segundo a avaliação bancária, cada metro quadrado de um apartamento vale em média 1385 euros, numa moradia vale menos 375 euros, ou seja, 1010 euros.

Em relação ao período homólogo, o valor do metro quadrado para efeitos de concessão de crédito, estipulado pela banca, registou um aumento de 11,8%, no que respeita aos apartamentos e de 6,7% no que toca às moradias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *