Repelentes naturais

É frustrante chegar ao jardim ou à horta e darmo-nos conta de que pragas microscópicas, como formigas ou mosquitos, destruíram o fruto das nossas longas hora de trabalho na terra.

Sabia que existem plantas que, além de trazerem cor, alegria e perfume aos canteiros, ao jardim ou à horta, têm o dom de afastar pragas, como formigas, moscas, mosquitos, vespas e lagartas? Ou seja, cuidam da saúde das nossas hortícolas, frutícolas e flores e evitam o uso frequente de pesticidas.

Por exemplo, ervas aromáticas, como louro, jasmim, manjericão, erva-doce a menta, além de perfumarem o seu jardim ou horta e os seus cozinhados, são excelentes repelentes de formigas e vespas.

A LAVANDA é um pequeno arbusto que tanto podemos plantar em vasos como em canteiros. Além das suas belas e perfumadas flores roxas, afasta os mosquitos e atrai as abelhas. Pode ser colocada no roupeiro para afastar as traças.

A MONARDA é uma planta muito resistente que gosta de sol e de solos secos. Graças ao seu intenso aroma afasta os mosquitos e atrai as abelhas e as borboletas. Utilize as suas flores secas para dar um bom cheiro ao interior do seu guarda-roupa.

A CITRONELA é uma planta perene com uma folhagem robusta e uma essência única que afasta moscas, mosquitos, formigas, besouros, baratas e traças. Pode pulverizar as suas plantas ou limpar a casa com chá de citronela.

O ABSINTO é um pequeno arbusto com longas folhas que afasta as vespas do seu jardim ou horta. As vespas auxiliam o controlo de pragas, como moscas e lagartas, mas alimentam-se do néctar das flores e das frutas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *