Crédito Habitação — amortização disparou no primeiro trimestre do ano

O panorama económico, marcado pela subida das taxas de juro diretoras e, por consequência, da Euribor, fez disparar as amortizações do crédito habitação no primeiro trimestre do ano.

O receio levou muitas famílias a usarem os seus depósitos a prazo, cujo rendimento é mínimo, para amortizar o crédito da casa e, assim, suavizar o valor da prestação.

Entre janeiro e março deste ano, foram pagos antecipadamente aos bancos 2,6 mil milhões de euros, mais 1,1 mil milhões de euros do que no mesmo período do ano passado.

Resumindo, o volume amortizado disparou 70% e o montante global dos empréstimos para comprar casa concedidos pela banca baixou 2,4 mil milhões de euros.

O que dizem os bancos sobre o comportamento dos seus clientes?

 As instituições bancárias consideram o comportamento dos seus clientes normal, devido ao contexto económico que conduz à procura de soluções mais vantajosas em termos financeiros.

Além disso, também por causa dos incentivos dados pelo executivo, como a isenção do pagamento de impostos e de comissões no momento da amortização do crédito dos contratos indexados à taxa variável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *