Trimestre revela grande confiança do setor imobiliário

Uma pequena viagem pelos números do último trimestre da atividade imobiliária e de crédito da SI, revela um forte crescimento da atividade, comparativamente ao período homólogo do ano anterior.

Do lado da oferta, verificamos uma certa estagnação, a oferta de imóveis mantém-se em termos percentuais, sem grande variação de registo. Do lado da procura, o caso muda de figura, com um aumento significativo na procura de casa – uma subida de 22% de clientes compradores e um aumento natural de visitas e propostas de compra, 13% e 16%, respetivamente, face ao mesmo período do ano transato.

O aumento do número de transações foi muito significativo (31%), e a faturação, como consequência de toda atividade anterior, resultou num crescimento de 24,5%.

O dado mais expressivo, e até algo surpreendente, foi o aumento de 95% no volume de crédito para compra de casa, face ao período homólogo. Os juros para compra de casa encontram-se bem apelativos, com taxas abaixo de 1 %, e contamos também com a importante   disponibilidade e vontade por parte dos bancos de financiar a compra de casa.

Por outro lado, os preços dos imóveis, o arrefecimento da procura no mercado do arrendamento e a pandemia a “obrigar” o trabalho a partir de casa, provocaram uma alteração de hábitos e necessidades de uma grande parte das pessoas, gerando uma procura de imóveis mais adaptados a esta nova realidade. Como resultado, temos uma mudança significativa no tipo de consumidor – mais cliente final, menos investidor.

Algumas curiosidades para terminar: o valor médio de venda subiu 3%, estando agora nos 135 926 €, e o tempo que um imóvel está no mercado desceu 12% (menos 24 dias). Em média, o imóvel demora menos 30 dias que o habitual para ter cliente interessado.

A equipa do grupo Soluções Ideais está de parabéns pela dinâmica fantástica, que se refletiu nos resultados extraordinários do melhor trimestre dos últimos três anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *