Pandemia aumenta procura de imóveis com espaço exterior

Entre janeiro e dezembro de 2020, a procura de imóveis com varandas e terraço cresceu 32% em Portugal. O interesse por este tipo de espaços também se sentiu no mercado de arrendamento, onde a procura cresceu 45%.

Segundo análises recentes, a procura de casas com mais espaço, seja interior ou exterior, está a causar impacto na evolução dos preços dos imóveis residenciais.

Mesmo que ainda menos do que em anos anteriores, os preços das casas continuaram a aumentar em 2020 e a tendência tem-se mantido já em 2021. Uma das razões apontadas é a nova necessidade em termos habitacionais, nomeadamente a procura por espaços exteriores.

Pelas suas características, as penthouses têm sido as mais procuradas e tornaram-se 9,3% mais caras num ano. A boa divisão de espaços, que facilita a conciliação familiar com o teletrabalho, os terraços e as vistas desafogadas aumentam o interesse nestes apartamentos.

Também o preço das restantes tipologias com espaço exterior aumentou, como foi o caso dos apartamentos em geral com terraço, moradias e quintas. Os apartamentos com terraço tornaram-se 7,3% mais caros num ano e as moradias registaram uma variação anual de 7%. As quintas também ficaram 6,2% mais caras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *