2020 – Um ano de transformação no setor imobiliário?

Que 2020 está a ser um ano atípico, já todos sabemos. Que vai ser um ano que dificilmente nos esqueceremos é outra realidade. Quando a 31 de dezembro de 2019 pedíamos os desejos de ano novo, jamais nos passaria pela cabeça a transformação que iríamos sofrer.

Hoje, com novos comportamentos enraizados pela força da necessidade, estamos diferentes, mais fortes, mais capazes, mais tecnológicos, mais atentos.

O setor imobiliário reagiu bem e mostrou grande capacidade de adaptação. E quando inicialmente se dizia que tudo ia mudar, que passaria a ser tudo digital, eis que mais uma vez se realçou a força que mais define este setor – o relacionamento entre pessoas.

Claro que o digital marca presença, a cada dia que passa, com maior intensidade. Foi introduzida tecnologia no nosso quotidiano que, há uns meses, só se teria contacto pontual. O investimento na comunicação digital passou a ser uma prioridade, não só por ser uma alternativa acessível, mas também porque demonstrou ser muito mais eficaz quando comparada com os métodos tradicionais.

Através do marketing digital – e desenganem-se os que pensam que marketing digital são só redes sociais – hoje conseguimos atingir o público-alvo de forma extremamente eficaz. Conhecemos os perfis, os gostos pessoais, os desejos.

A necessidade de se ter uma gestão da comunicação digital profissional passou a ser uma realidade. Embora a venda seja fundamental, tendo em conta a escassez de produto, o foco da comunicação passou a estar no cliente proprietário. É este que se apresenta, a cada dia que passa, mais seletivo, e que passou a exigir mais dos profissionais do setor.

Os profissionais mais atentos deixaram de utilizar técnicas de PUSH (“empurrar”) para promoverem os seus imóveis, e passaram a recorrer a técnicas de PULL (“puxar”).  A diferenciação passou a estar na forma como comunicamos os nossos produtos, como nos apresentamos no mercado, como nos envolvemos e transmitimos confiança aos clientes.

Muito mudou nestes últimos meses, mas o negócio imobiliário continuou a ser um negócio que exige elevados níveis relacionais. Trata-se de uma questão cultural que dificilmente será alterada a curto prazo.

Marcos Ribeiro – Marketing Lovers

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