Portugal é o 7.º país mais seguro do mundo

O mundo está menos pacífico do que há 15 anos – esta foi a grande conclusão do Instituto para a Economia e Paz, que realizou recentemente um estudo no qual analisou 99,7% da população mundial e 23 indicadores qualitativos.

Neste estudo – o Global Peace Index – Portugal foi considerado o 7.º país mais seguro do mundo e o 4.º na União Europeia.

Segundo este relatório, Portugal subiu uma posição em relação ao ano anterior, mas ainda se encontra longe do 3.º lugar que ocupava em 2020.

O relatório mediu o estado da paz nos diversos países no domínio da segurança e proteção das pessoas, extensão de conflitos (internos e internacionais) e grau de militarização.

A conclusão é que em 95 dos 163 países analisados, o estado da paz deteriorou-se em relação ao ano anterior, mas Portugal consta na lista dos 66 países onde melhorou.

O país considerado mais seguro do mundo voltou a ser a Islândia, seguindo-se a Dinamarca e a Irlanda. A Nova Zelândia subiu quatro lugares e passou a ocupar a 4.ª posição da lista, e a Áustria e a Singapura fixaram-se no 5.º e 6º lugares, respetivamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *