Descubra a encantadora cidade de Vila Real, situada em Trás-os-Montes, Portugal. Explore o rico património histórico, a deslumbrante beleza natural e a deliciosa gastronomia regional. Saiba mais sobre festas tradicionais, locais de interesse e o contexto demográfico e económico da região.
É na região de Trás-os-Montes que encontramos Vila Real, cidade capital do distrito com o mesmo nome, conhecida como a “Cidade de Ouro”, designação que alude à extração do minério já desde a época dos Romanos.
Envolvida pelas serras do Marão e do Alvão e banhada pelos rios Corgo e Cabril, a cidade de Vila Real situa-se entre colinas que se vestem de verdes profundos e de branco no inverno, e de tons quentes e dourados no verão.
Quem visita a cidade encontra uma fusão única de história, cultura e gastronomia, e vive experiências genuínas, desde logo pelo contacto com as suas gentes, que têm gosto em preservar as suas tradições e valores locais.
A origem da cidade
Encontraram-se vestígios de habitação já desde o Paleolítico e os Romanos terão erguido povoamento, mas devido às constantes investidas dos povos do Norte e dos muçulmanos, e ao isolamento, a população terá abandonado a região.
Só durante a Reconquista Cristã e a chegada do conde D. Henrique é que a região começa a ser gradualmente povoada pela necessidade de manter este ponto estratégico na conquista e defesa do território e expansão da nação. Assim, no século XI é concedido foral a D. Constantim de Panóias e nasce a aldeia de Panóias, que se torna vila por foral de D. Dinis em 1289 e passa a ser chamada de Vila Real de Panóias.
O património histórico e natural
Do património histórico, destaca-se o santuário romano de Panóias datado do século II; a Casa Palácio de Mateus, um exemplo notável de arquitetura barroca, rodeado de jardins deslumbrantes; a casa de Diogo Cão, do século XV, onde terá nascido o famoso navegador que comandou as caravelas portuguesas pela costa ocidental africana; a Igreja do Senhor do Calvário, a Igreja de São Dinis e a Igreja de São Pedro, um dos melhores exemplos do barroco religioso; a Sé de Vila Real; a Torre de Quintela, exemplar da arquitetura militar; a Capela de São Brás, classificada de Monumento Nacional desde 1910; e as ruas do centro histórico são de passeio obrigatório.
Do património natural, destaca-se o Parque Natural do Alvão, um paraíso com paisagens montanhosas, cascatas e trilhos deslumbrantes, o Parque Corgo, o Parque das Merendas e o Jardim Botânico da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
A gastronomia e os produtos regionais
Referência obrigatória para qualquer visitante é a gastronomia local e os produtos regionais – e Vila Real não entrega a ninguém os créditos dos melhores pratos e produtos do território nacional. Assim, tem mesmo de provar estes pratos típicos e doces:
- Posta Maronesa, carne de bovino da raça Maronesa;
- Tripas aos molhos;
- Covilhetes, uma espécie de empada de carnes;
- Cavacórios, semelhantes às cavacas;
- Cristas de galo, um pastel conventual recheado de doce de ovos e amêndoas;
- Pitas de Santa Luzia, um pastel de massa tenra com recheio doce;
- Ganchas de São Brás, um nougat em forma de gancho;
- Vinhos da Casa Mateus e da Adega de Vila Real, distinguidos nacional e internacionalmente.
As festas e as romarias
À semelhança do que acontece pelo resto do país continental e insular, também em Vila Real as festas e romarias desempenham um papel vital na cultura de Vila Real, como a Feira de São Pedro, realizada em junho, e a romaria da Senhora da Graça.
Vila Real convida, pois, a experiências únicas numa das regiões mais autênticas de Portugal, onde a natureza envolve e os sabores típicos enchem o apetite e a alma. E é aqui, nesta “Cidade de Ouro”, que o Grupo Soluções Ideais marca presença no Nordeste Transmontano, com uma loja SI da sua rede nacional. Não hesite em falar connosco, teremos todo o gosto em ajudá-lo a planear a sua estadia ou até a encontrar a sua casa nova.
Referências: Câmara Municipal de Vila Real
Imagens © Direitos reservados