FINE – sabe para que serve este documento?

Já ouviu falar da FINE – Ficha de Informação Normalizada Europeia, essencial nos pedidos de crédito habitação?

A FINE é um documento informativo emitido pelas instituições financeiras que contém as principais informações sobre uma proposta de crédito habitação.

Nela, vêm incluídas as condições financeiras do crédito e as despesas imputadas ao cliente, ou seja, taxas de juro (TAN e TAEG), seguros, comissões, juros de cada prestação, entre outros.

Porque é tão importante?

Se está a ponderar pedir financiamento para comprar casa, ter em sua posse a FINE de vários bancos é muito importante, uma vez que o documento é uma mais-valia na hora de comparar propostas e escolher a solução ideal.

As informações contidas na FINE são organizadas de forma idêntica por todas as instituições financeiras, para facilitar a comparação entre as mesmas.

Este documento é facultado sempre que o cliente pede uma simulação de crédito habitação e, depois, quando é comunicada a aprovação do contrato de crédito, para apresentar todas as condições estipuladas e aceites.

A análise das FINE pode ser algo complexo, uma vez que a comparação só deve ser efetuada entre propostas exatamente iguais, ou seja, com os mesmos anos, spread, produtos associados, etc.

Por essa razão, é fundamental pedir apoio especializado na hora de analisar as diversas propostas.

Sabia que os gestores da SI Crédito fazem essa análise consigo, de forma totalmente gratuita, e também podem ser eles a tratar do pedido das simulações junto dos bancos, para lhe poupar tempo e dinheiro? Além disso, por terem uma relação privilegiada com os principais bancos a operar em Portugal, conseguem condições mais vantajosas e adaptadas ao bolso de cada cliente.

Saiba mais em www.sicredito.pt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *