Sabe que documentos precisa para pedir um crédito habitação?

O processo de solicitação de crédito habitação é complexo e requer bastante documentação, desde a fase da simulação até à concessão do financiamento.

Apesar de cada caso ser um caso, e o banco poder ter de pedir alguma documentação extra, existem vários documentos comuns a todos os pedidos.

FASE DE SIMULAÇÃO E PRÉ-APROVAÇÃO

A fase de pré-aprovação de um crédito habitação permite-lhe ter uma ideia da elegibilidade do empréstimo. Para esta fase, precisa para cada titular do empréstimo de:

  • Fotocópia do documento de identificação legível e atualizado;
  • Última declaração de IRS e respetiva nota de liquidação;
  • Declaração de vínculo contratual (emitida pela entidade patronal);
  • Recibos verdes dos últimos 6 meses OU Recibos de vencimento dos últimos 3 meses, consoante a atividade profissional seja trabalhador independente ou por conta de outrem respetivamente;
  • Extrato bancário dos últimos 3 meses;
  • Declaração de início de atividade (se aplicável);
  • Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal.

Se for recorrer a um fiador, também é necessária a documentação referente ao mesmo.

FASE DE APROVAÇÃO

 Depois de pré-aprovado, se quiser avançar com o pedido de financiamento, tem de apresentar:

  • Caderneta predial;
  • Certidão de teor do imóvel;
  • Certificado energético;
  • Plantas do imóvel.

FASE DE CONCESSÃO

Para marcar a escritura e avançar com o pedido de crédito habitação, precisa ainda de:

  • Licença de utilização (ou declaração camarária de isenção);
  • Direito de preferência.

Saiba que nem todos os documentos são necessários para todos os casos, e que podem ser necessários outros adicionais.

Quer saber quais precisa para pedir uma simulação para o seu caso específico? Fale com os nossos gestores da SI Crédito.

Mudança de casa: já tratou dos serviços essenciais?

No processo de mudança de casa, existem algumas tarefas que não pode mesmo descuidar, como é o caso de tratar dos serviços de água, luz e gás.

Com o evoluir dos tempos e da tecnologia, estes processos tornaram-se cada vez mais simples. Enquanto antes era obrigatório dirigir-se aos prestadores de serviços para iniciar novos contratos de abastecimento, agora pode fazê-lo online, a partir do conforto da sua casa.

Por onde começar?

Primeiro, faça uma pesquisa e compare propostas, para perceber qual o fornecedor com que quer trabalhar.

No caso da eletricidade e do gás, algumas empresas oferecem pacotes que incluem os dois fornecimentos. Compare as propostas e confirme se tem vantagens em contratar os dois serviços juntos ou em separado.

No caso do serviço de água, cada concelho tem o seu abastecimento próprio. Faça uma pesquisa para saber qual o da sua região e entre em contacto com eles através de email, telefone, ou opções de contacto que encontrar no website.

Para efetuar o contrato de abastecimento de qualquer um destes serviços, precisa dos seus documentos de identificação digitalizados, da escritura ou contrato de arrendamento e dos dados dos contadores, se for o caso.

Lembre-se de fazer estes pedidos com alguma antecedência, para garantir que tudo está pronto na hora de se mudar, uma vez que pode ter de ser efetuada alguma vistoria antes da ativação dos serviços, como acontece no caso do gás natural.

Depois, não se esqueça de comunicar as leituras mensalmente, para evitar a cobrança de valores indevidos.

FINE – sabe para que serve este documento?

Já ouviu falar da FINE – Ficha de Informação Normalizada Europeia, essencial nos pedidos de crédito habitação?

A FINE é um documento informativo emitido pelas instituições financeiras que contém as principais informações sobre uma proposta de crédito habitação.

Nela, vêm incluídas as condições financeiras do crédito e as despesas imputadas ao cliente, ou seja, taxas de juro (TAN e TAEG), seguros, comissões, juros de cada prestação, entre outros.

Porque é tão importante?

Se está a ponderar pedir financiamento para comprar casa, ter em sua posse a FINE de vários bancos é muito importante, uma vez que o documento é uma mais-valia na hora de comparar propostas e escolher a solução ideal.

As informações contidas na FINE são organizadas de forma idêntica por todas as instituições financeiras, para facilitar a comparação entre as mesmas.

Este documento é facultado sempre que o cliente pede uma simulação de crédito habitação e, depois, quando é comunicada a aprovação do contrato de crédito, para apresentar todas as condições estipuladas e aceites.

A análise das FINE pode ser algo complexo, uma vez que a comparação só deve ser efetuada entre propostas exatamente iguais, ou seja, com os mesmos anos, spread, produtos associados, etc.

Por essa razão, é fundamental pedir apoio especializado na hora de analisar as diversas propostas.

Sabia que os gestores da SI Crédito fazem essa análise consigo, de forma totalmente gratuita, e também podem ser eles a tratar do pedido das simulações junto dos bancos, para lhe poupar tempo e dinheiro? Além disso, por terem uma relação privilegiada com os principais bancos a operar em Portugal, conseguem condições mais vantajosas e adaptadas ao bolso de cada cliente.

Saiba mais em www.sicredito.pt.

Objetivo: Casas verdes até 2030

Eficiência energética, sustentabilidade e descarbonização – três conceitos que fazem cada vez mais parte do nosso vocabulário, principalmente quando falamos de imobiliário.

Portugal é um dos piores países da Europa no que diz respeito ao conforto térmico. Isto deve-se aos baixos rendimentos da população, à existência de imensos edifícios ineficientes, sem isolamento e com janelas simples, e a equipamentos pouco eficientes, como lareiras e aquecedores individuais, por exemplo.

Na verdade, a maioria dos portugueses (88%) considera a sua casa desconfortável a nível térmico, de acordo com um estudo realizado pelo Portal da Construção Sustentável (PCS) em 2021.

Por essa razão, a preocupação com a eficiência energética tem crescido cada vez mais, uma vez que, além de trazer benefícios para o meio ambiente, melhora a qualidade de vida das pessoas e é vantajosa para a carteira.

O objetivo passa então por promover edifícios mais saudáveis e confortáveis, com uma construção que tenha um menor impacto ambiental, a um custo viável para o investidor. Até quando? 2030.

Essa é a proposta da Diretiva sobre a Eficiência Energética dos Edifícios (EPBD), que implementa novos padrões mínimos de desempenho energético para os imóveis, assim como a meta de, a partir de 2030, todos os novos edifícios residenciais e públicos serem sustentáveis, com emissões zero.

Para cumprir com o “Fit for 55” (reduzir as emissões de CO2 em 55% até 2030, face aos dados de 1990), esta diretiva impõe a passagem obrigatória dos edifícios residenciais e unidades imobiliárias para a classe E até ao dia 1 de janeiro de 2030 e até 1 de janeiro de 2033 a transição para a classe D.

Com vista à melhoria da eficiência energética em Portugal, têm surgido programas de apoio à realização de intervenções em edifícios já existentes, com dotação proveniente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Um exemplo é o Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis e outro, cujas candidaturas estão abertas de momento, é o Programa Vale Eficiência.

Intermediação de crédito já é o setor mais valioso no franchising em Portugal

São vários os fatores que têm influenciado o crescimento do negócio de intermediação de crédito, como a perda de rendimentos durante a pandemia, a redução do poder de compra devido à inflação e a subida das taxas de juro e, consequentemente, das prestações mensais dos créditos habitação.

Neste momento, a intermediação de crédito já é o setor de atividade mais valioso no franchising em Portugal, com um volume de faturação próximo dos 6000 milhões de euros, bem acima dos negócios de distribuição alimentar (3700 milhões) e de restauração e fast food (1000 milhões).

A estes negócios, seguem-se a mediação imobiliária, a saúde, bem-estar, ótica e audição, o comércio especializado (tintas, tecnologia, ouro, livrarias), a hotelaria, a cafetaria e gelataria, os serviços automóveis e, a fechar o top 10, as agências de viagens e turismo.

Entre 2019 e 2022, o volume de negócios do franchising em Portugal subiu mais de 40%, de 12 000 milhões para 17 000 milhões de euros, refletindo-se também num salto em função do PIB nacional, com o peso a evoluir de 5,78% para 7,23%.

“A categoria que ganhou um destaque significativo, em número de unidades e em volume de negócios, é mesmo a intermediação de crédito. Não só as marcas se adaptaram a estas novas circunstâncias e cresceram, como o próprio mercado tem um índice de procura elevadíssimo neste momento. Há novas marcas e outras que já existiam e se reinventaram porque entenderam que o mercado tinha muito mais para oferecer. Este setor está em contraciclo total com tudo o resto porque as pessoas precisam: estão a recorrer ao crédito, a tentar rever as suas contas e finanças, a renegociar contratos”, explica a diretora-geral da Associação Portuguesa de Franchising.

A SI Crédito é uma marca de franchising do Grupo Soluções Ideais, um grupo com 21 anos de experiência no mercado em Portugal, que lhe permite ter o seu próprio negócio de soluções de aconselhamento na área financeira e de crédito.

Se é profissional da área financeira ou bancária e quer investir em si e no seu futuro, esta marca é ideal, uma vez que é focada na transparência e na proximidade com o cliente e apoiada por uma rede com parcerias efetivadas com todos os principais bancos em Portugal.

Conheça aqui as condições para se juntar a este projeto.

Já foram renegociados mais de 73 mil créditos habitação

Até setembro deste ano, já tinham sido renegociados mais de 73 mil créditos habitação pelos principais bancos portugueses.

Estes números devem-se às dificuldades sentidas pelas famílias com o aumento das taxas de juro e, consequentemente, das prestações mensais da casa.

Milhares de renegociações de empréstimos foram feitas ao abrigo de legislação do Governo, mas a maioria foi por acordo comercial entre o cliente e o banco.

Ao renegociar um crédito habitação, o cliente pode conseguir baixar o spread, aumentar o prazo de pagamento, usufruir de um período de carência no pagamento do capital, entre outros.

Esta renegociação deve ser efetuada por especialistas, para garantir o acesso às melhores condições que o banco pode oferecer. Esta é uma das razões pelas quais solicitar o apoio de um intermediário de crédito é tão importante.

Se também quer renegociar as condições do seu crédito habitação, este é o momento ideal, fale já com um dos nossos gestores SI Crédito para fazer uma análise gratuita e descobrir a solução ideal para si e para a sua família.

O que vai mudar nas rendas em 2024?

O novo ano aproxima-se rapidamente e, como já é costume, traz consigo algumas mudanças. Em relação às rendas, já sabe o que vai mudar?

Em 2023, tinha sido imposto um limite de 2% aos aumentos de rendas. Este ano já não será o caso, ou seja, o Governo já anunciou que não vai impor mais nenhum travão à atualização das rendas.

Assim sendo, se as rendas forem atualizadas consoante a inflação, em 2024 poderão aumentar 6,94%, o maior aumento dos últimos 30 anos.

Como medida de apoio, em vez de colocar o travão, o Governo pretende aumentar o apoio extraordinário à renda em 4,94%. Este apoio é pago diretamente aos inquilinos que tenham taxas de esforço superiores a 35% e rendimentos até ao sexto escalão de IRS.

Sabe como é calculado o aumento anual das rendas?

O coeficiente de atualização das rendas resulta da variação do índice de preços no consumidor, sem habitação, registados nos 12 meses anteriores. Anualmente, até 30 de outubro, o valor é apurado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e publicado no Diário da República, para ser aplicado no início do ano seguinte.

Para se calcular o valor de renda, com base no coeficiente de atualização anual, multiplica-se o montante da renda atual pelo valor do coeficiente. Nos últimos cinco anos, o coeficiente de atualização das rendas tem variado entre 0,9997 e 1,0115.

O aumento da renda tem de ser comunicado ao inquilino por escrito, com pelo menos 30 dias de antecedência da data do novo pagamento. A carta, enviada pelo senhorio, tem de ser registada com aviso de receção ou entregue em mãos e assinada pelo inquilino.

É inquilino ou senhorio e precisa de ajuda para estas e outras questões? Contacte a nossa equipa de especialistas mais perto de SI.

Já se candidatou ao Vale Eficiência?

Já conhece o apoio Vale Eficiência? Sabe do que se trata e quem tem direito?

Este apoio é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com uma dotação de 104 milhões de euros, e tem como intuito entregar 100 000 vales a famílias economicamente vulneráveis e que habitem em edifícios em situação de pobreza energética.

Este vales podem ser utilizados para investir na melhoria do conforto térmico das habitações através da realização de intervenções na envolvente ou da substituição ou aquisição de equipamentos e soluções energeticamente eficientes.

Tendo como objetivo contribuir para a mitigação de situações de pobreza energética e vulnerabilidade, este programa atribui até 3 vales no valor de 1300 € (+ IVA) cada, ou seja, 3900 € (+ IVA) no total.

As candidaturas abrem a 20 de novembro e podem ser efetuadas até 31 de outubro de 2024. Depois, os vales podem ser utilizados até 30 de setembro de 2025.

Quer saber quem tem direito e em que podem ser utilizados os vales?

Os vales podem ser utilizados para:

  • Substituição de janelas não eficientes por janelas eficientes, de classe energética mínima igual a “A” e proteções solares exteriores;
  • Sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias (AQS) que recorram a energia renovável, de classe energética «A» ou superior;
  • Bombas de calor;
  • Sistemas solares térmicos;
  • Caldeiras e recuperadores a biomassa com elevada eficiência;
  • Instalação de sistemas fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo com ou sem armazenamento;
  • Entre outros.

Podem candidatar-se:

  • Proprietários, usufrutuários ou arrendatários e que residam permanentemente na habitação para a qual se candidatam;
  • Beneficiários da tarifa social de energia elétrica (TSEE);
  • Não beneficiários da TSEE, mas que pelo menos um dos membros do agregado familiar seja beneficiário de uma das seguintes prestações sociais mínimas:
  1. a) Complemento solidário para idosos;
  2. b) Rendimento social de inserção;
  3. c) Pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez;
  4. d) Complemento da prestação social para a inclusão;
  5. e) Pensão social de velhice;
  6. f) Subsídio social de desemprego.

Guia para uma mudança de casa sem stress: dicas essenciais sobre eletricidade e gás

Mudar de casa é uma experiência emocionante, mas também pode ser bastante desafiadora. Entre embalar caixas, organizar transporte e lidar com papelada, muitas pessoas esquecem-se de considerar um aspeto essencial da sua nova casa: a eletricidade e o gás. Garantir que tem eletricidade e gás adequados na sua nova casa é crucial para evitar surpresas desagradáveis.

Dicas Essenciais sobre Eletricidade e Gás:

  • Contacte as Companhias de Eletricidade e Gás Antes da Mudança: Antes de se mudar, entre em contacto com as companhias de eletricidade e gás que fornecem serviços na sua nova área. Isto vai permitir que estabeleça uma data para a transferência dos serviços e evite ficar sem eletricidade ou gás na sua nova casa durante o processo.
  • Compare Tarifas e Planos: Antes de simplesmente transferir os seus serviços atuais, considere a oportunidade de comparar tarifas e planos disponíveis na sua nova área. Utilize comparadores de energia online para encontrar as melhores ofertas e economizar dinheiro a longo prazo.
  • Avalie o Consumo de Energia: Considere as suas necessidades de energia ao escolher um plano. Se tem uma família grande e consome muita eletricidade e gás, um plano com tarifa fixa pode ser mais apropriado. Por outro lado, se o seu consumo é mais moderado, um plano com tarifa variável pode ser uma escolha inteligente.
  • Mantenha Registos e Leituras de Contadores: Antes de sair da sua casa antiga, registe as leituras dos contadores de eletricidade e gás. Assim vai evitar cobranças indevidas e garantir que paga apenas pelo que consome.
  • Verifique a Qualidade da Instalação: Ao chegar à sua nova casa, certifique-se de que a instalação elétrica e de gás esteja em boas condições. Se reparar em problemas, entre em contacto com um técnico certificado para avaliação e reparação.

Comparadores de Energia

Os comparadores de energia são uma ferramenta útil para ajudá-lo a encontrar a melhor oferta de eletricidade e gás para a sua nova casa. Estes sites comparam as tarifas de várias companhias de eletricidade e gás e mostram-lhe as opções mais económicas. Isto pode ajudá-lo a poupar dinheiro na sua conta de energia.

Ao utilizar um comparador de energia, certifique-se de que está a comparar as tarifas corretas para a sua nova casa. Isto inclui o tipo de tarifa (por exemplo, tarifa simples ou bi-horária), o tipo de contrato (por exemplo, contrato de fornecimento ou contrato de serviço completo) e o tipo de pagamento (por exemplo, pagamento por débito direto ou pagamento por fatura).

Companhias de Gás do Mercado Livre e Regulado

Existem duas categorias de companhias de gás em Portugal: as do mercado livre e as do mercado regulado. As companhias do mercado livre são empresas privadas que oferecem tarifas competitivas e serviços adicionais, como descontos em combustível ou pontos de fidelidade. As companhias do mercado regulado são empresas públicas que oferecem tarifas fixas e serviços básicos.

Ao escolher uma companhia de gás, é importante que considere as suas necessidades e orçamento. As companhias do mercado livre podem oferecer tarifas mais baixas, mas também podem ter taxas adicionais e condições de contrato mais rigorosas. As companhias do mercado regulado podem ser mais caras, mas oferecem tarifas fixas e serviços básicos.

Tornar a mudança um processo confortável

Mudar de casa pode ser uma tarefa stressante, mas com um pouco de planeamento e organização, pode ser uma experiência tranquila e sem problemas. Ao lidar com a eletricidade e o gás, é importante que se verifique se estão ligados e transfira a conta para o seu nome o mais cedo possível. Utilizar um comparador de energia pode ajudá-lo a encontrar a melhor oferta de eletricidade e gás para a sua nova casa. Ao escolher uma companhia de gás, é importante que considere as suas necessidades e orçamento. Com estas dicas essenciais, pode garantir que a sua mudança de casa seja um sucesso!

Como é que a moratória do crédito à habitação afeta a carteira das famílias?

Uma das mais recentes medidas do Programa Mais Habitação foi a redução e fixação da prestação do crédito habitação durante um prazo de dois anos.

Sabe como funciona esta medida e como pode afetar a sua carteira?

Esta moratória entrou em vigor no passado dia 2 de novembro e vigora até 31 de março do próximo ano. Nesse período, as famílias podem solicitar a adesão a este apoio no banco e reduzir e estabilizar a prestação do crédito habitação durante dois anos num montante equivalente a 70% da Euribor a 6 meses.

Esta medida aplica-se a créditos para habitação própria e permanente com taxa variável ou mista (desde que em período variável), cujo prazo de amortização seja superior a cinco anos e que tenham sido contratados até 15 de março de 2023.

Por exemplo, num empréstimo de 200 000 € a 30 anos, indexado à taxa Euribor a 6 meses e com um spread de 1%, passa de uma prestação de 1086,80 € para 940,50 €. *

Esta redução de 146,30 € pode facilitar de forma instantânea o dia a dia das famílias com os orçamentos mais apertados, no entanto, esse montante não é uma poupança, apenas um adiamento do pagamento da dívida, com uma agravante.

Após esses dois anos, a prestação regressa ao valor normal, de acordo com os valores aplicáveis no momento, e passado quatro anos os clientes começam a pagar o valor em dívida, diluído pelos restantes anos do empréstimo, com o acréscimo de juros.

Ou seja, o valor que ficou por pagar nos dois primeiros anos é adicionado ao valor do empréstimo em falta no quarto ano, mais juros.

No exemplo referido acima, o montante em dívida do contrato no quarto ano após o término da fixação da prestação não será de 3511 € (146,3 € x 24 meses), mas sim de 4541,70 €, cerca de 29,4% a mais.

É muito importante ter a certeza de que quer aderir à moratória antes de o fazer, sendo que podem existir soluções mais vantajosas para reduzir a prestação mensal do seu crédito habitação. Para as conhecer, contacte os especialistas de intermediação de crédito da SI Crédito.

* Valor consoante a cotação da Euribor a 6 meses a 4,11%.