A domótica no lar e as suas vantagens

Com a domótica é possível automatizar as nossas casas e torná-las mais eficientes e rentáveis, tanto ao nível do consumo de energia, como ao nível das funções derivadas dos sensores de segurança, temperatura da casa, estores, fecho de portas e janelas, entre outros objetos, levando à melhoria das finanças e da qualidade de vida dos utilizadores.

A tecnologia é uma grande aliada em muitas coisas do dia a dia e as nossas casas não fogem dessa realidade, pois graças a isso podemos ter casas inteligentes e mais confortáveis ​​para nós e para a família, já que podemos controlar diversos dispositivos de forma remota através do smartphone, que se tornou no nosso maior aliado nos dias de hoje.

Assim, vemos como as telecomunicações e a eletrónica entraram nas nossas casas, automatizando tudo o que pode ser controlado por sensores ou outros dispositivos inteligentes para cuidar das casas e mantê-las em bom estado sem muito esforço. Abordaremos um pouco sobre o que é a domótica, quais são as suas vantagens quando instalada em sua casa.

A domótica assenta na instalação de diferentes sistemas que facilitam a gestão de várias atividades e recursos, como comunicações, conforto, energia e segurança, entre outros. Assim, é um conjunto de sistemas integrados e automatizados que nos permitem ter o total controlo de tudo o que temos no nosso lar.

Vantagens dos sistemas domóticos em casa

Sabendo para que serve a automação residencial, é muito importante apreciar algumas das vantagens desta estrutura tecnológica para o lar e as soluções que pode proporcionar:

Cortinas e domótica

É possível instalar um dispositivo para controlar as persianas da sua casa, de forma a programar a quantidade de luz solar que pretende que entre.

Iluminação

Da mesma forma, é possível instalar um sensor eletrónico que permite controlar a iluminação da casa, de acordo com as horas do dia. Desta forma, um controlador de luz elétrica pode ser colocado para regular a iluminação das divisões da casa, em virtude do tempo que se permanece nesses locais.

Controlo da temperatura

É possível instalar um sistema de controlo de refrigeração e aquecimento em sua casa, o que é feito através de termostatos digitais que permitem fazer medições constantes deste valor, para regular o aquecimento quando necessário. Com este sistema pode-se programar estes aparelhos para que se desliguem automaticamente em caso de variação de temperatura.

Sensores de movimento

Existem sensores que detectam o movimento de uma pessoa e funcionam regulando a intensidade da luz, embora também possam ser regulados manualmente dependendo da atividade que esteja a ser realizada nesse momento.

Poupança de eletricidade

Alguns aparelhos são projetados para se desconectarem da eletricidade e das tomadas elétricas de forma automática. Este sistema é de grande ajuda se o combinar com medidores para regular o consumo de eletrodomésticos favorecendo a redução da conta de energia.

Fechaduras eletrónicas

Outro sistema interessante são as fechaduras eletrónicas que permitem controlar o acesso à porta de sua casa de forma digital, o que é uma grande vantagem pois impede que qualquer pessoa não autorizada entre em sua casa.

Além disso, com este mecanismo é possível verificar remotamente se a porta está fechada após ter saído, e ainda controlar que as portas e janelas se abrem e fecham automaticamente quando alguém se aproxima. Imagine que foi de férias e acha que deixou alguma porta ou janela aberta? Através do seu smartphone pode ter acesso a isso, e reverter qualquer situação sempre que tiver um tarifário de internet para férias contratado.

Portanto, apostar na domótica, não apenas lhe permite aumentar o seu conforto e poupar nas contas de energia, como ainda permite aumentar o valor da sua casa quando colocada no mercado imobiliário para venda.

Artigo Selectra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *