Inquéritos de satisfação – 10 lojas alcançam 100% de satisfação

No último trimestre, realizámos inquéritos individuais a 13 lojas do grupo, das quais 10 alcançaram um grau de satisfação de 100%!

As lojas cujos clientes responderam ao inquérito de satisfação trimestral realizado pela entidade independente Multidados foram a SI Coimbra – Celas, a SI Coimbra – Norton de Matos, a SI Lousã, a SI Maia, a SI Torres Novas, a SI Viseu, a SI Coimbra – Portela, a SI Figueira da Foz, a SI Guarda e a SI Sesimbra.

Parabéns a todas, não há melhor recompensa que a satisfação dos vossos clientes e o reconhecimento da qualidade do vosso trabalho!

No geral, o Grupo Soluções Ideais manteve um grau de satisfação superior a 94%.

Um vendedor em dificuldades – artigo de Pedro Paiva

Mesmo no meio de crises difíceis, há oportunidades para quem as procura.

A crise

As crises são sempre complicadas. São momentos que comportam dificuldades, exigem sacrifícios e capacidade de resistência. Promovem um estado mental orientado para as dificuldades e a negritude do futuro.

Há sempre duas formas de encarar o futuro:

1. Deixar-me levar pela tempestade que se antevê e entrar num ciclo depressivo e de desespero;
2. Procurar formas de minimizar, ou ultrapassar as dificuldades, identificando os aspetos positivos e oportunidades que chegam na mescla de situações relacionadas com a crise.

Pode ser uma crise internacional, uma crise setorial ou uma crise pessoal. Em qualquer um destes tipos de crise, a atitude, o engenho e arte, e uma pontinha de sorte, são importantes para ter uma postura e consistência no trabalho que podem ser importantes para ultrapassar as dificuldades.

Agora, imaginemos um cenário de fim de guerra. Provavelmente seria mais complicado ultrapassar as crises. Mesmo nestes cenários, há quem consiga ultrapassar as crises. Sem ser, necessariamente, um super-homem ou a mulher maravilha.

Um vendedor em dificuldades

Esta é a história de Komashio, um vendedor japonês que, no final da 2.ª guerra mundial, se propôs vender produtos eletrónicos japoneses na Europa. A conjuntura não era favorável, pois a perceção que existia sobre os produtos japoneses na área da eletrónica era má. A função de vendedor não era bem vista. A insistência dos vendedores fazia com que tivessem uma imagem negativa. Para acrescentar dificuldades, o Japão era, ao lado da Alemanha e da Itália, considerado um dos responsáveis pelo sofrimento e privações existentes na época. Mas se a Europa estava mal, o Japão estava completamente destroçado. Assim, Komashio andava de porta em porta a tentar mostrar as virtudes dos seus produtos. Reza a história que em Hamburgo, numa loja de pianos, depois de o proprietário lhe ter dito que a sua loja só vendia produtos de qualidade e blá, blá, blá… que Komashio lhe propôs pagar para poder ter os seus rádios expostos. O proprietário, deixou de ver qualquer motivo para não expor os produtos na sua loja. Komashio sabia que se não vendesse aqui produtos, teria que voltar ao seu país com a missão fracassada e com a honra posta em causa. Komashio observou os transeuntes e verificou que os seus aparelhos não captavam a atenção. Mas era natural. Ninguém conhecia aquela marca e os rádios eram banais.

Arte e engenho

Pensou demoradamente sobre a forma como poderia dar a volta à situação. O dinheiro que tinha, “não dava para mandar cantar um cego”, portanto propaganda ou material de comunicação estavam fora de questão. Foi então que avistou um grupo de estudantes que vinha em grande alarido pela rua. Se a necessidade faz o engenho, este vendedor teve uma ideia engenhosa: resolveu fazer uma demonstração dos seus aparelhos a estes estudantes. Depois de expor as virtudes dos seus rádios e da sua potência, perguntou-lhes se os aparelhos os tinham agradado. Houve uns quantos que responderam que sim. Questionou se estariam dispostos a promovê-los em troca de uma compensação, ao que responderam afirmativamente, como seria de esperar. Já se sabe que a maioria dos estudantes tem dificuldades financeiras pelo que um reforço na mesada é sempre bem-vindo, seja depois da grande guerra, nos anos 80 ou atualmente. Komashio pediu-lhes que, à vez, fossem à loja de pianos e pedissem para experimentar os rádios. Deviam experimentá-los, tecer elogios à sua portabilidade e qualidade do som e comprar. Depois deveria entregá-los a Komashio.

Sucesso

Claro que a atitude do proprietário da loja, quando recebeu de novo Komashio, foi radicalmente diferente. Encomendou mais rádios pois estava satisfeito com a recetividade aos aparelhos. Este método foi utilizado para entrar em várias cidades da Alemanha e vários países da Europa. Hoje, esta empresa é conhecida mundialmente e chama-se Sony.

Aspetos a considerar:

  • Mesmo no meio de crises difíceis, há oportunidades para quem as procura.
  • Há conjunturas que são mais difíceis do que a nossa.
  • Em situações de crises, a arte e engenho, aka, criatividade, é importante para nos ajudar a encontrar soluções.
  • É mais fácil ultrapassar as crises quando envolvemos outras pessoas.
Votos de Bons Negócios e lembrem-se:

Inovar Faz Bem!!!

A SI está a chegar a Cantanhede

O Grupo Soluções Ideais assinou um contrato de franquia para a abertura de uma nova loja na cidade de Cantanhede.

A SI Cantanhede será encabeçada pelo empreendedor Armando Costa e a abertura já tem data marcada – dia 11 de agosto de 2022.

O Grupo Soluções Ideais mantém-se assim o seu objetivo de crescimento, com a abertura de novas lojas em 2022, sempre com o intuito de continuar a prestar um serviço de excelência aos clientes de norte a sul do país.

A SI Crédito já chegou ao mercado

É com um enorme orgulho que lançamos a mais recente marca do Grupo Soluções Ideais – a SI Crédito.

A SI Crédito foi criada para oferecer soluções e aconselhamento na área financeira e de crédito.

Ao trabalharmos com todas as instituições bancárias e financeiras de renome, conseguimos oferecer soluções de crédito personalizadas, flexíveis e competitivas aos nossos clientes.

A página da SI Crédito inclui ainda três simuladores, um para se saber quanto se vai pagar de prestação mensal do crédito, outro para se saber quanto se pode pedir de financiamento e ainda uma simulação completa para descobrir todas as condições do crédito.

Por fim, inclui ainda o blog InfoCrédito com as respostas às perguntas mais frequentes sobre crédito, notícias da atualidade, informações relevantes
sobre literacia financeira, etc.

Focada na transparência e na proximidade com o cliente, esta marca é ideal para quem tenha formação na área financeira e queira abrir o seu próprio negócio, apoiado por uma rede com parcerias efetivadas com todos os bancos em Portugal.

Visite a página aqui – www.sicredito.pt

Gala de entrega dos Prémios Cinco Estrelas

No dia 2 de junho, realizou-se a entrega dos Prémios Cinco Estrelas Regiões 2022 em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora.

A SI candidatou-se a este prémio em 10 distritos e venceu em todos eles: Aveiro, Braga, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal e Viseu.

Além disso, alcançámos uma classificação geral de satisfação de 7,76, superior à do ano anterior, e fomos novamente a 1.ª classificada na categoria ‘Imobiliárias’.

A cerimónia decorreu no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz e contou com a presença dos Presidentes de Câmaras das várias regiões do país e da Câmara Municipal anfitriã, Marta Prates.

Na sua 5ª edição, o Prémio Cinco Estrelas Regiões dá a conhecer o que cada região portuguesa tem para oferecer de melhor nas mais diversas categorias. De acordo com Débora Silva, da organização, estes prémios pretendem premiar “o melhor que existe em Portugal nas diferentes regiões”, sendo que o Prémio Cinco Estrelas tem a metodologia mais completa e rigorosa para identificar as marcas que são distinguidas pelos consumidores como marcas Cinco Estrelas nas diversas regiões de Portugal.

Grupo Soluções Ideais realiza Gala de Reconhecimentos no Norte

A Gala de Reconhecimentos do 1.º trimestre de 2022 realizou-se no passado dia 21 de maio, na Maia.

Este trimestre, a escolha de local foi o norte do país, zona onde temos crescido (e onde queremos crescer mais) e onde temos lojas que, apesar de recentes, já têm alcançado excelentes resultados nos Tops a nível nacional.

Esta gala teve exatamente esse intuito, o reconhecimento dos Tops do 1.º trimestre do ano, que se destacou pelo crescimento em vendas, faturação e exclusivos.

Além da entrega dos reconhecimentos, foram também apresentadas algumas novidades ao Grupo, nomeadamente a nova plataforma Intranet, que será lançada brevemente e que trará uma constante interação da rede em todos os processos importantes de formação, inovação, comunicação imediata, entre outros.

Além disso, também foi apresentado o programa Cliente Para Sempre, um programa direcionado para os clientes da Soluções Ideais, que visa valorizá-los e premiá-los pela recomendação dos serviços que os deixaram satisfeitos.

Por fim, foram apresentados os resultados de satisfação do 1.º trimestre do ano, onde alcançámos novamente o nível de satisfação dos clientes de 97,8%, e os resultados dos relatórios individuais obtidos para 8 lojas do Grupo, nos quais 7 alcançaram um grau de satisfação de 100%. Nestes relatórios, os clientes mencionam ter sido uma experiência positiva graças à simpatia, disponibilidade e rapidez.

Registo fotográfico aqui.

Grupo Soluções Ideais apoia a cultura

O Grupo Soluções Ideais marcou presença no lançamento do título de Salomé Pita, com o intuito de ajudar a promover o panorama cultural português.

No passado dia 14 de maio, marcámos presença no lançamento do mais recente livro de Salomé Pita, “Promessa de Justiça – uma apologia à Equidade”. Este é o segundo título da autora, que se estreou em 2011 com o livro “Amo-te – uma apologia ao Amor”, e conta com o prefácio de Alexandra Borges, reconhecida jornalista de investigação.

Com o apoio do Grupo Soluções Ideais, o lançamento do livro e respetiva sessão de autógrafos tiveram lugar na Casa da Cultura de Coimbra. Para assinalar o evento de forma única, o espaço acolheu obras selecionadas da artista plástica Cristina Daniel, outro nome da cultura e das artes apoiado pela SI.

Soluções Ideais vence Prémio Cinco Estrelas Regiões pelo 3.º ano consecutivo

O Grupo Soluções Ideais venceu novamente o Prémio Cinco Estrelas Regiões, sendo já o terceiro ano consecutivo em que alcançamos este reconhecimento.

A SI candidatou-se a este prémio em 10 distritos, tendo sido vencedora em todos eles, à semelhança do ano anterior: Aveiro, Braga, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal e Viseu.

Alcançámos uma classificação geral de satisfação de 7,76, superior à do ano anterior, e fomos novamente a 1.ª classificada na categoria ‘Imobiliárias’.

Outros pontos de destaque foram a satisfação pela experimentação, onde recebemos uma avaliação de 8,35 em 10, a relação preço-qualidade, onde fomos avaliados em 8,18, e a intenção de recomendação, onde alcançámos a pontuação de 8,34.

Também no atendimento, na variedade e qualidade de imóveis, na comunicação dos mesmos, na escolha de propostas e na eficiência e rapidez dos processos, alcançámos pontuações de destaque, sempre acima dos 8 em 10.

Quando questionados sobre como tiveram contacto com a Soluções Ideais, as principais respostas dos nossos clientes foram as redes sociais (28%), a publicidade (22%) e por recomendação (25%).

Segundo o relatório do Prémio Cinco Estrelas, “os resultados obtidos nos testes e estudo de mercado no âmbito do Prémio Cinco Estrelas Regiões 2022, permitem afirmar que a Soluções Ideais é considerada pelos consumidores como extraordinária, realmente Cinco Estrelas”.

– Prémio Cinco Estrelas –

O Prémio Cinco Estrelas é um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que os produtos, serviços e marcas conferem aos seus utilizadores. O Prémio Cinco Estrelas Regiões é a distinção regional desta metodologia, avaliando marcas de origem maioritariamente portuguesa, para identificar e distinguir o que Portugal tem de melhor, região a região.

Para isso, utiliza um método completo e rigoroso, tendo como critérios de avaliação as principais variáveis que influenciam a decisão de compra dos consumidores.

À conversa com Marco Neves

Marco Neves é formado em Contabilidade e Administração, mas o fascínio pelo setor imobiliário falou mais alto. No passado dia 24 de março, agarrou o desafio e abriu um franchising do Grupo Soluções Ideais, em Paredes.

E é mesmo um grande desafio, o Marco trabalhava noutra área, verdade?

Sim, licenciei-me em Contabilidade e Administração, ramo Auditoria, e tirei um mestrado em Auditoria no Instituto Superior Contabilidade e Administração do Porto.

Este é o seu primeiro negócio próprio? O que é que o levou a dar este passo e a apostar no setor imobiliário?

Este tipo de projeto é novo para mim, mas sempre tive um fascínio muito grande pelo setor imobiliário. Acredito que o gosto pelo setor está na minha génese, herdei-o do meu avô.

Há muitos anos que queria dar este passo, mas só agora é que consegui reunir as condições económicas e familiares para dar o passo.

Não tenho experiência no setor, tenho alguns conhecimentos superficiais e espero adquirir muitos mais — o setor imobiliário é muito competitivo, temos que ser muitos ativos na busca pelo conhecimento para nos tornarmos melhores a cada dia que passa. Além disso, aprendemos e ganhamos experiência no setor onde estamos inseridos com os desafios diários.

E a mais pertinente das perguntas … qual a razão da aposta na abertura de um franchising (loja) do grupo SI?

Apostei na abertura de um franchising porque há por trás know-how (conhecimento sobre o mercado onde atua) que me dá segurança e conforto, dado que não tenho experiência no setor.

Fiz uma análise de mercado e identifiquei-me com os valores do Grupo Soluções Ideais — a integridade, honestidade, confiança e relação de proximidade. Os valores do Grupo SI foram decisivos para a minha escolha.

Fale-me um pouco sobre aquilo que a SI faz antes e aquando da abertura da loja.

A Soluções Ideais e os seus colaboradores prontificaram-se a ajudar-me em tudo o que fosse preciso desde o primeiro o minuto, sempre que surge alguma dificuldade está alguém do outro lado para prestar o apoio necessário.

Os colaboradores da SI estão muito bem preparados para dar apoio a quem inicia atividade e não tem conhecimento na área e há um plano formativo que nos ajuda enriquecer o nosso conhecimento.

Só mais um questão, quais são os seus objetivos a curto médio prazo?

Angariar e vender de modo a encontrar a solução ideal para cada cliente.

Qual a importância dos Embaixadores da Inovação no negócio da Rede SI?

A Soluções Ideais (SI) tem apostado na Inovação desde os primórdios da sua atividade. Há um esforço da empresa em assegurar eventos diferentes, melhoria e facilitação dos processos, plataformas digitais, novas formas de comunicar com o cliente, entre outras. É um processo permanente que tem tido a colaboração de muitas pessoas, de várias lojas e em diferentes momentos. O foco está sempre orientado para encontrar soluções para os clientes e em facilitar o trabalho de todos os elementos da rede SI.

No último aniversário da SI, realizado no Hotel do Luso, houve a apresentação dos Embaixadores da Inovação da SI. Foi um momento de novidade para a Rede SI e de grande surpresa para os Embaixadores da Inovação, a Cristina Daniel e o José Pina Fernandes.

Os Embaixadores da Inovação são uma forma de valorizarmos e agradecermos todo o contributo que têm dado à Rede SI, com as suas ideias e com as suas práticas, que se reflete na melhoria contínua de processos e de soluções para consultores e para clientes.

A SI pretende ser uma empresa melhor, mais inspiradora, com maior capacidade de superação e de atingir os resultados pretendidos. Para isso, é fundamental o maior envolvimento, participação e contributo de cada um para o todo. Sim, para a SI é evidente que “o todo é maior do que a simples soma das partes” e a capacidade de trabalharmos em parceria e colaborativamente, faz com que sejamos uma Rede Mais Forte, Mais Inspiradora e que alcança a Superação no seu dia a dia.

Os Embaixadores da Inovação, pelo seu contributo para a Criatividade e Inovação da Rede SI, têm a oportunidade de partilhar a sua experiência, a fonte da sua motivação, o seu testemunho, a toda a Rede. Este é o pedido que fazemos aos Embaixadores da Inovação.

Por outro lado, o seu esforço deve ser reconhecido e recompensado. Assim, como recompensa, temos alguns benefícios para 2022, dos quais se destacam os selos de Embaixador da Inovação nos seus materiais, apresentação em destaque no Franchising Ideal, a Representação em eventos externos, a oferta de um valor para usar em viagens do nosso parceiro “Best Travel”, descontos na formação e condições especiais para a validação “Marca Segura”.

Em 2022, os Embaixadores da Inovação são a Cristina Daniel e o José Pina Fernandes (devido aos resultados e contributos durante o primeiro semestre de 2021), a Carla Gomes e o Marco Oliveira (devido aos resultados e contributos referentes ao segundo semestre de 2021).

Os critérios de avaliação estão relacionados com o n.º de ideias partilhadas na ISI, com as ideias do mês e com a implementação das ideias. Com base na análise destes fatores, e nas sugestões dos elementos do Staffin (Equipa Operacional para a Inovação), identificam-se os Embaixadores da Inovação, que serão anunciados em Galas ou no Aniversário da SI.

O desafio que todos temos é contribuir para identificar os problemas e dificuldades que sentimos no dia a dia na empresa, sugerir melhorias e formas de ajudar e facilitar a vida a cada elemento da rede e aos nossos clientes. Se assim o fizermos, estaremos, passo a passo, a tornar a nossa empresa uma referência no mercado.

E qual é o impacto dos Embaixadores da Inovação e de cada um de nós no negócio? Enorme, pois com cada ideia, estaremos a potenciar a vinda de mais clientes, mais negócios e mais satisfação e sentimento de missão cumprida.

Votos de Bons Negócios e lembrem-se:

Inovar Faz Bem!!!

Artigo de Pedro Paiva