Quanto vale uma ideia?

Acredita que uma ideia possa mudar o mundo?

Sabemos que é difícil alterar tudo de uma só vez, mas o engenho e a ação humana conseguem mudar a forma como vivemos. Exemplos com Galileu, Newton, Marie Curie, Edison, Florence Nightingale, Martin Luther King, os nossos capitães de Abril e tantos outros, mudaram a forma como enquanto sociedade olhamos o mundo e como agimos perante as desigualdades ou a educação. Acontece o mesmo na economia, e sendo Fernando Pessoa um humanista perdoará esta adaptação da sua famosa frase: o mercado quer, o homem sonha e a obra nasce. São muitas as empresas e as ideias que transformaram o nosso dia-a-dia: Gutenberg tornou o livro (e o conhecimento) acessível; o telefone de Graham Bell permitiu as comunicações à distância; Henry Ford e o automóvel das massas; o transístor e a televisão, os computadores, os satélites ou a internet.

Definir o valor de uma ideia é bastante diferente de orçamentar um projeto. Fazer um orçamento é mais fácil:

estima-se as horas de trabalho, a experiência de quem trabalha, calcula-se o valor por hora, o custo do material e fazem-se as contas. Mas, se perguntar ao leitor quanto vale uma ideia, é quase certo que responderá “depende”. E eu concordo: quanto melhor for a ideia, mais deveria valer.

Mas exactamente por elas serem matéria subjectiva, o seu valor está intrinsecamente ligado à capacidade de a executar e de trazer “à vida” novos conceitos, serviços ou produtos.

Existe um “espaço” importante entre uma ideia (imaginação) e a execução (concretização). É neste espaço que o apoio de incubadoras e de estruturas de apoio como o Instituto Pedro Nunes, é fulcral para nortear as decisões. Mais do que ter uma ideia boa, é preciso discuti-la e entender a sua viabilidade. O programa é Ineo Start é o programa ideal para o fazer!

Este programa de aceleração destina-se a apoiar se a empreendedores/as, investigadores/as e empresas que queiram testar e validar uma ideia de negócio de base tecnológica, ou serviço avançado. O objetivo é que, no final de programa, quem participar tenha estruturado a sua ideia de negócio, alargado a sua rede de contactos e identificado oportunidades de financiamento. O Programa inclui workshops dinamizados por profissionais altamente qualificados, talks com empreendedores/as reconhecidos, networking com a comunidade IPN, mentoria com especialistas em negócio, tecnologia e financiamento.

O programa decorre entre os dias 3 de abril e 9 de maio.

Será uma edição totalmente presencial, sem custos de participação e que decorrerá nas instalações do IPN em Coimbra. Culminará em maio como parte do Startup Capital Summit: www.startupcapitalsummit.com
Esta é já a 3ª edição do Ineo Start, por onde já passaram centenas de equipas como: LaserLeap, iHcare, Sentilant, doDOC, Loop, MedsimLab, TUU, inEye, EcoX, Spotlite, Fibersight, entre tantas outras que hoje já são nomes emblemáticos da comunidade IPN em Portugal.

Jorge Pimenta – Diretor de Inovação no IPN, in Diário As Beiras, 2024/Março/25

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *