Avaliação bancária para crédito à habitação continua a aumentar

Em janeiro de 2021, o valor mediano de metro quadrado ficou-se pelos 1170 euros, um novo máximo histórico.

No primeiro mês do ano, e mesmo com o agravamento da pandemia em Portugal, o valor mediano de avaliação bancária realizada no âmbito dos pedidos de crédito à habitação continuou a subir.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, que apura mensalmente este indicador, o valor mediano de avaliação bancária aumentou 14 euros face ao mês anterior, atingindo os 1170 euros, o valor mais alto de sempre. Tal valor implica uma variação em cadeia de 1,2% face a dezembro de 2020 (1156 euros/m2) e uma variação homóloga de 6,1%. De acordo com o INE, o número de avaliações bancárias consideradas ascendeu a cerca de 25 mil, mais 3,2% que no mesmo período do ano anterior.

A Área Metropolitana de Lisboa e o Algarve foram as regiões que apresentaram valores de avaliação superiores à média do país (em 31%, ambas). As regiões da Beira Baixa e Beiras e Serra da Estrela foram as que apresentaram o valor mais baixo em relação à média do país (-42%).

Estes números surgem numa altura em que se acompanha com expectativa o comportamento do mercado, face ao prolongar da crise pandémica e do anunciado fim das moratórias. As aquisições de casas com recurso a empréstimo bancário continuam a manter a avaliação em ritmos de subida.

Fonte: Público

Grupo Soluções Ideais dá as boas-vindas ao novo Diretor de Operações

Continuando no foco de Inspiração & Superação, o Grupo Soluções Ideais continua a reforçar a sua estrutura e a crescer no mercado português.

Com esse objetivo em mente, deu agora as boas-vindas ao novo Diretor de Operações da zona centro, Paulo Carvalho.

Formado em Economia e com um percurso profissional de mais de 25 anos, desenvolvido em diversos setores de atividade nacionais e internacionais, Paulo Carvalho desenvolveu competências e conhecimentos técnicos de suporte ao que verdadeiramente o preenche enquanto profissional: a interação com pessoas e a concretização de negócios.

“Fazer parte deste projeto (re)conhecido a nível nacional, com o qual tive o privilégio de interagir há alguns anos, culmina na vontade de ser inspirado e servir de Inspiração na incessante procura de Superação de novos desafios”, explica o diretor.

Clientes da Soluções Ideais avaliam satisfação em 95%

No mais recente estudo de mercado sobre a satisfação dos clientes e clientes-proprietários da Soluções Ideais, concluiu-se que o nível de satisfação dos clientes manteve-se em 95% no ano de 2020.

O estudo foi levado a cabo pela empresa Multidados e volta a demonstrar a excelência no serviço ao cliente.

Os valores sólidos que sempre acompanharam a marca, confiança, transparência, qualidade e profissionalismo, são os principais aspetos que têm situado o grau de satisfação dos clientes da SI sempre acima dos 90%.

Destaca-se ainda o facto de 9,3 em cada 10 clientes referirem que recomendavam a Soluções Ideais a amigos e familiares e que os fatores mais valorizados pelos clientes inquiridos foram a disponibilidade, o profissionalismo e a rapidez. Além disso, a classificação da maioria dos inquiridos de “Muito Bom” no atendimento telefónico, atendimento pessoal e apoio à transação deixam a marca muito orgulhosa de todos os seus colaboradores.

O Grupo Soluções Ideais continua a crescer a bom ritmo, fruto da estratégia de inovação adotada e da energia que diariamente é aplicada para garantir que todos os clientes SI tenham uma experiência positiva com a marca.

JuntosON da Soluções Ideais recebe especialista Vítor Neves

Em resposta à pandemia e à nova forma de trabalhar a que todos tiveram de se habituar, o Grupo Soluções continuou a promover o JuntosON, uma série de formações para que os franchisados possam aprofundar os seus conhecimentos a partir de casa.

No dia 9 de fevereiro, o convidado foi o especialista Vítor Neves, que falou sobre como ‘Qualificar o Comprador para Aumentar a Eficácia no Fecho do Negócio’. O foco passou pelo atendimento ao cliente, entrevista ao comprador (presencial ou tecnológica), seleção e apresentação de imóveis até à proposta de compra.

Licenciado em Gestão e Administração Pública, Vítor Neves é Mestre em Marketing Relacional e Doutorando em Economia da Empresa. Atualmente, exerce funções enquanto docente, formador da área imobiliária, avaliador imobiliário e formador de avaliação imobiliária.

#JuntosON

No dia 26 de fevereiro, o Grupo SI promoveu também uma formação sobre GSI – Gestão de leads proprietários e divulgação de imóveis, com a Diretora Nacional Sara Guedes e o Designer Gráfico Telmo Alves.

Dia 30 deste mês, o Diretor de Expansão José Correia Antunes vai falar ao grupo sobre Neuroskills, ou seja, sobre como percorrer o melhor caminho para chegar eficazmente ao botão de compra no cérebro de cada cliente.

Programa Edifícios Mais Sustentáveis reforçado em 4 milhões

O programa Edifícios + Sustentáveis deverá contar com um reforço orçamental de 4 milhões de euros depois de ter esgotado o seu plafond para 2020.

Concluído a 31 de dezembro, o programa Edifícios + Sustentáveis esgotou a sua verba de apoio de 4,5 milhões de euros, somando à data 6.996 candidaturas.

Em comunicado, o Governo esclarece que destas, 890 foram pagas já em 2020, correspondendo a 1,75 milhões de euros, e que “todas as candidaturas submetidas até 31 de dezembro (desde que validadas de acordo com as regras do Programa), serão apoiadas através do reforço de verba do FA para este programa, que se estima ser de 4 milhões de euros”.

No mesmo documento, o Governo informa que o Fundo Ambiental executou as suas verbas em 99,9% em 2020, num total de 569,8 milhões de euros, “o maior valor aplicado em matéria de ambiente, em termos absolutos e relativos”. Em 2019, o valor executado foi de 387,6 milhões de euros.

Já no início de março, deverão abrir as candidaturas ao novo programa de melhoria da eficiência energética das habitações que o Governo está a preparar, conforme anunciou o Fundo Ambiental. Este programa conta já com verba proveniente do Plano de Recuperação e Resiliência.

Em comunicado, o Fundo Ambiental esclarece que “as despesas em que tenham incorrido os interessados em concorrer serão elegíveis ao abrigo do novo programa, razão pela qual deverão guardar as faturas/recibos relacionadas com essas despesas”.

Fonte: Público

Tem animais de estimação em casa? Então leia este artigo.

Aproveitando o Dia Mundial do Animal de Estimação celebrado a 20 de fevereiro, preparámos algumas dicas sobre como melhor adaptar a decoração da sua casa para viver em harmonia com o seu animal.

Quem tem animais de estimação em casa, sabe que aparecerem sofás roídos, loiça partida, bibelôs no chão ou cheiros indesejados é uma forte possibilidade.

Para melhor adaptar a sua casa para o seu amigo de quatro patas, siga estes conselhos:

Escolha um chão mais claro se o seu animal deitar muito pelo. Para facilitar a hora da limpeza, os revestimentos cerâmicos também são uma valiosa ajuda.

Evite sofás que agarram pelos ou proteja-os com uma coberta ou capa. Evite também tapetes grossos, opte por um material que seja fácil de lavar.

Animais grandes, principalmente no caso dos cães, precisam de mais espaço, por isso, se for possível, opte por alguns móveis suspensos, para que eles se possam movimentar mais à vontade.

Tudo o que for bibelôs, loiças frágeis e objetos pontiagudos devem ser colocados fora do alcance do animal.

Se a sua casa tiver varanda ou quintal, crie um pequeno refúgio ao ar livre para o seu companheiro. Se não for o caso, utilize pads higiénicos descartáveis e limpe regularmente.

Fora isso, dê-lhe bastante mimo e aproveite o amor incondicional que ele tem para lhe dar!

A importância da Criatividade

Criatividade, porque sim?

Uma ideia é uma chave para a mudança positiva. Faz parte da mudança!

Definir criatividade? Há centenas de definições. É preciso perceber que, quando falamos em criatividade, falamos em competência para ver o que ninguém está a ver, em olhar com outros olhos, em pensar diferente. Ser criativo potencia:

  1. Diferenciação – apresentar soluções diferentes, para as várias partes interessadas.
  2. Resolver Problemas – promover a melhoria contínua ou mudanças significativas.
  3. Felicidade – incentivo à alegria, ao bem-estar, ao orgulho em ter pensado em algo ainda não pensado anteriormente.

Só os 3 fatores anteriores já representam benefícios impagáveis para empresas e pessoas. Apesar disso, há fatores que tornam a criatividade difícil de integrar no dia a dia das organizações.

Mitos da Criatividade

Há obstáculos e dificuldades relativos à criatividade, que são colocados, muitas vezes, no formato de mitos urbanos:

  1. Nascemos criativos ou não… e não podemos melhorar a criatividade!
  2. A criatividade é rara!
  3. É espontânea!

Relativamente ao mito 1, Abraham Maslow disse que “O Homem criativo não é um homem comum ao qual algo foi acrescentado, mas sim um homem comum ao qual nada foi retirado”. Todos nascemos criativos. Basta dar uma caneta e um papel a uma criança e surgem os mais variados desenhos…

No que se refere ao mito 2, ao percebermos os tipos de criatividade que há, percebemos de imediato a abundância de criatividade que existe em cada pessoa. A criatividade artística, a criatividade humorística e a criatividade organizacional.

Quanto ao mito 3, Picasso dizia “Que a inspiração chegue, não depende de mim. A única coisa que posso fazer, é garantir que me encontra a trabalhar”. Esta frase reflete muito do que à criatividade respeita. Apesar de haver momentos espontâneos de inspiração, a maior parte das obras, a maior parte das soluções, decorre de processos e jornadas de trabalho que vão muito para além de qualquer momento de iluminação, com uma ideia fabulosa. Como pensam que apareceram as grandes empresas? Steve Jobs com a Apple? Ou Bill Gates com a Microsoft? Ou Richard Branson com a Virgin? Ou Elon Musk com a Tesla? Ou a vacina contra o Covid? Têm ideias que caem do céu? Talvez surja uma ou outra, no entanto há um trabalho intenso para que as ideias tomem forma e se transformem em negócio.

Criatividade e Inovação na Soluções Ideais

Eduardo Maldonado, presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI), diz: “Uma empresa que não inova, estagna e nunca fica muito bem no futuro”.

Na Soluções Ideais, conhecemos o valor da criatividade e da inovação desde há muitos anos. É, provavelmente, um dos fatores que muito tem contribuído para o nosso crescimento e consolidação ao longo dos tempos. Apesar de sempre termos uma forte orientação para a criatividade e inovação, foi em 2019 que começámos a ter algumas sessões de criatividade. Em 2020, houve a consolidação dos processos e a definição de metodologias que nos permitem quebrar os padrões de forma sistemática. Esta aposta tem trazido benefícios a todos: clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros… que se verificam com a melhoria de processos, a apresentação de soluções diferentes no negócio, no contacto com os clientes e no marketing.

É mais fácil ser criativo e inovador se muitas pessoas se envolverem no processo. 2020 foi um ano de grande envolvimento. Este envolvimento teve resultados que podemos resumir no ERIC, em melhorias importantes no GSI, em atividades de resposta ao confinamento de 2020, entre outras.

A Inovação é fundamental para que os nossos resultados sejam bons e, com isso, a vida de cada um de nós seja melhor. O importante é que cada pessoa, sempre que se lembre de uma melhoria para a empresa, de uma dificuldade, de uma sugestão, anote no seu caderno de apontamentos e, quando tiver oportunidade, a insira no ISI. Todas as ideias são analisadas. Todas são importantes. Muitas serão implementadas. Desta forma, todos estaremos a contribuir para a Superação e a Inspiração mútua, tão importantes para nós.

Uma ideia é uma chave para a mudança positiva. Faz parte da mudança!

Artigo de Pedro Paiva

Soluções Ideais Leiria recebe novo empreendedor

Sérgio Simões é o novo empreendedor que abraçou o projeto da loja Soluções Ideais Leiria.

No passado dia 29 de janeiro, o empreendedor Sérgio Simões assinou contrato de franquia com o Grupo Soluções Ideais para a exploração da loja SI em Leiria.

Sérgio Simões, empresário de logo data, afirma que já equacionava há algum tempo a aposta na área imobiliária, aposta que agora ganha vida em parceria com o GRUPO SI.

O facto de ser uma marca 100% nacional e de ter sentido uma forte organização, além de uma estrutura focada no apoio e proximidade com os seus franchisados, foram os fatores decisivos na sua decisão, segundo o próprio.

Os objetivos a curto e longo prazo já estão alinhados e a equipa já se encontra a trabalhar para os alcançar, sendo que a missão é fazer com que a SI – Leiria seja a imobiliária de referência na cidade.

Grupo Soluções Ideais realiza Gala de Reconhecimentos Online

Realizou-se no passado sábado, dia 30 de janeiro, a Gala de Reconhecimentos do Grupo Soluções Ideais referente ao ano de 2020.

Novamente num formato diferente, à semelhança do que aconteceu com o KICK OFF 2021, a gala foi realizada online e contou com a presença de colaboradores e diretores para homenagear aqueles que se destacaram durante o último ano.

O pontapé de saída foi dado por Rui Guedes, que falou ao grupo sobre o ano de 2020 ter sido um ano de clara superação e crescimento. Um ano verdadeiramente inspirador, que resultou num aumento de 28% da equipa, 22% de leads de proprietários e 22% de leads de clientes, 21% de volume imóveis vendidos e vendas. No total, resultou num crescimento de 24% no volume de faturação da rede.

Contra as expectativas e cenários negativos que eram falados, Rui Guedes afirmou que 2020 foi um sucesso. “Conseguimos ajustar as velas e fugimos à tempestade. Estão todos de Parabéns”.

Esta gala online focou os reconhecimentos dos Top 3 das diversas categorias, nomeadamente:

Lojas

  • Top Exclusivos – SI Almada Centro
  • Top Transações – SI Lourinhã
  • Top Angariações Vendidas – SI Lourinhã
  • Top Vendas – SI Lourinhã
  • Top Faturação – SI Lourinhã
  • Top Arrendamentos – SI Coimbra Celas
  • Top Obras e Financiamento – SI Almada Centro

Diretores

  • Top Exclusivos – Ricardo Serrano – SI Almada Centro
  • Top Transações – Paulo Pedro – SI Aveiro Glória
  • Top Angariações Vendidas – Paulo Carvalho – SI Lourinhã
  • Top Vendas – José Abrantes – SI Coimbra Portela
  • Top Faturação – José Abrantes – SI Coimbra Portela
  • Top Arrendamentos – Margarida Dinis – SI Coimbra Celas

Consultores

  • Top Exclusivos – Duarte Guiomar – SI Aveiro Glória
  • Top Transações – Duarte Guiomar – SI Aveiro Glória
  • Top Angariações Vendidas – João Lopes – SI Almada Centro
  • Top Vendas – João Lopes – SI Almada Centro
  • Top Faturação – João Lopes – SI Almada Centro
  • Top Arrendamentos – Luís Breda – SI Aveiro Glória

Lojas Superação – Lojas que ultrapassaram o desafio de faturação

  • SI Maia
  • SI Almada Centro
  • SI Lourinhã
  • SI Portela

Prémio Criatividade

  • Cristina Daniel – Reconhecimento pela contribuição durante todo o ano com um conjunto de ideais que vieram a ser implementadas e outras que estão em processo de implementação.

A gala contou ainda com a participação especial do fantástico Paulo Moreira, autor do livro “Inteligência Emocional”, que brindou os participantes com dicas poderosas sobre o impacto das emoções em contexto profissional e sobre como tomar melhores decisões no trabalho.

Foram ainda apresentados os resultados dos inquéritos de satisfação, que voltaram a colocar o grupo com um grau de satisfação de 95%, à semelhança de 2019. Houve ainda tempo para o ‘Momento Inovação’, com a colaboração do parceiro Pedro Paiva, que focou a importância deste tema e da participação da rede no mesmo, desafiando para que a participação de todos na inovação do grupo seja constante.

A Gala terminou com um agradecimento de Sara Guedes, Diretora Geral do Grupo Soluções Ideais, pelos “fantásticos resultados alcançados em 2020, aquele ano que se veio a revelar um ano louco, no qual, contra todas as expectativas, saímos vencedores. Agora, para 2021, só podemos prever um ano louco ao quadrado.”

 

Grupo Soluções Ideais realiza Kick Off de 2021

Na passada sexta-feira, dia 22 de janeiro, o Grupo Soluções Ideais realizou o Kick Off 2021 com os Diretores de Loja SI.

Este Kick Off em formato online arrancou sob o mote “2020 – ano de superação. Tudo é considerado impossível até acontecer”.

Em 2020, o Grupo começou a organizar e planear a estratégia e visão para esse ano. A certa altura, foi obrigado a alterar os planos iniciais ao ser surpreendido com uma realidade inesperada. “Mostrámos a nossa fibra, reinventámo-nos, fomos criativos, mas, acima de tudo, fomos unidos e juntos permanecemos ON”, congratula a direção.

Terminado o ano, o resultado foi de superação e crescimento, com um aumento de 28% da equipa, 22% de leads de proprietários e 22% de leads de clientes, 21% de volume imóveis vendidos e vendas. No total, resultou num crescimento de 24% no volume de faturação da rede.

 

Contra as expectativas e cenários negativos que eram falados, podem afirmar que 2020 foi um sucesso. “Conseguimos ajustar as velas e fugimos à tempestade. Estão todos de parabéns”.

À semelhança dos anos anteriores, esta reunião também serviu para reconhecer os diretores e equipas que se destacaram no último trimestre de 2020.

  • SI Almada Centro (Exclusivos)
  • SI Almada Centro (Transações)
  • SI Albufeira – Oura (Angariações Vendidas)
  • SI Albufeira – Oura (Vendas)
  • SI Almada Centro (Faturação)
  • SI Coimbra – Celas (Arrendamentos)

Como não podia deixar de ser, também se lançou o mote para o novo ano: “Superação e Inspiração – Organizados, alinhados e, acima de tudo, com a certeza de que sabemos ajustar as velas quando a tempestade nos chega à porta.”