O SURTO PODE SER BENÉFICO PARA O SETOR IMOBILIÁRIO – DA INFLAÇÃO À REALIDADE

GUIDA SOUSA
Diretora Coordenadora
Nacional da DECISÕES E SOLUÇÕES

Com os preços das casas a aumentar ao longo de quatro anos consecutivos. especulava-se que Portugal podia vir a viver uma nova bolha imobiliária e tudo fazia crer que assim continuava até ao final de 2020, não fosse o país e o mundo atravessarem por uma crise sanitária nunca antes vista, devido à COV1D-19. Apesar de análises recentes do Banco de Portugal apontarem que os setores do imobiliário e construção estão a dar sinais de serem as áreas que melhor têm estado a sobreviver ao impacto da pandemia, ajudando a equilibrar o estado de saúde da economia nacio- nal, é inevitável pensar que estes também não serão afetados.

Estamos de facto a passar por uma crise “igualitária”, que não faz grandes distinções. Uma crise sanitária é obviamente acompanhada por uma crise económica e social. Com o fecho de empresas e a consequente eliminação de postos de trabalho, assistimos a uma quebra no rendimento das famílias portuguesas, o que leva naturalmente a uma maior oferta de casas no mercado, com os valores dos imóveis, até aqui inflacionados, a demonstrar uma tendência para se ajustarem em baixa, à luz da lei da oferta e da procura. Este aumento da oferta de casas no mercado já é visível, com a substituição do alojamento local por arrendamento de longa duração, com muitos proprietários a verem que não há rendimento extra a entrar e a não terem como fazer face às despesas que esses imóveis acarretam.

Mas para que a bolha não rebente é importante evitar que os preços dos imóveis comecem a cair descontroladamente, abaixo do preço justo de mercado, e que os proprietários deixem de conseguir vender os seus imóveis ao preço que lhes permita, pelo menos. pagar a hipoteca, tentando evitar a devolução das suas casas ao banco. Não foi há muito tempo que Portugal passou por uma crise sem precedentes que em muitos casos só agora a recuperação estava a ser visível. Infelizmente vamos ter de utilizar o que aprendemos com este passado tão recente e conseguir encontrar todas as ferramentas e aconselhamento que tivermos ao nosso alcance para numa altura que pode parecer de desespero, tomarmos as melhores decisões, que sejam financeiramente positivas para as nossas vidas.

Esse aconselhamento existe e está disponível gratuitamente, o importante é procurá-lo junto de profissionais credenciados como os que pode encontrar em todas as agências da DECISÕES E SOLUÇÕES. localizadas de norte a sul do país e ilhas, que em conjunto procurarão as soluções adequadas às necessidades de cada situação. Os portugueses são resilientes e mais uma vez estou certa que com o espírito de solidariedade que tanto nos carateriza iremos fazer desta pandemia uma oportunidade para nos fortalecermos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *