É consultor imobiliário? Siga 6 tendências da procura de casa

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O mercado imobiliário é um setor resiliente e em franco crescimento, mas que se encontra em constante mudança e adaptação, devido ao impacto de um sem-número de fatores económicos, políticos, sociais e geográficos. Como consultor imobiliário, é essencial que acompanhe de perto as tendências do mercado, de forma a contornar os desafios e maximizar as oportunidades.

Quais são alguns dos principais indicadores no panorama corrente que deve seguir com atenção no seu trabalho diário? Fique a par de seis tendências de peso no comportamento de quem procura casa para comprar ou arrendar.

1. Procura maioritariamente online

Atualmente, os consumidores procuram a sua próxima casa (seja para habitação, férias ou investimento) quase exclusivamente online. Enquanto consultor imobiliário, é importante conhecer as tendências no que diz respeito àquilo que é valorizado num anúncio de venda ou arrendamento: fotografias, vídeos e visitas virtuais.

Há um elevado interesse por uma experiência cada vez mais imersiva e aproximada da realidade quando se procura casa em sites ou nas redes sociais.

2. Priorização do espaço e dos exteriores

Vivemos num período pós-pandémico em que as marcas do reajustamento diário que as famílias tiveram de fazer em todos os campos da vida ainda estão bem presentes. De facto, vieram para ficar!

Com o confinamento, os consumidores tomaram mais a sério a necessidade de ter uma casa confortável, com um ambiente acolhedor, mais divisões (e mais amplas) e espaços exteriores.

A proliferação do teletrabalho, impulsionado pela pandemia, mas claramente visto como uma opção permanentemente viável, reforçou esta tendência. Quem procura casa passou a privilegiar imóveis que se adaptem à típica realidade doméstica e familiar, mas também aos âmbitos de lazer e de trabalho.

As famílias apreciam a ajuda de um consultor imobiliário que lhes apresente habitações com varandas, terraços, jardins e um conceito open space nos interiores. Estes espaços conferem um maior senso de liberdade, bem como uma grande versatilidade de usos.

 

3. Interesse nas zonas periféricas e rurais

A subida assinalável dos valores das rendas e dos preços de venda das casas tem fomentado nitidamente o interesse nas zonas periféricas das cidades, tanto suburbanas como rurais. Afinal, nestas áreas é mais provável encontrar um bom número de imóveis disponíveis, sendo também maiores e mais baratos. Várias famílias conseguem moradias em ótimas condições (ou a precisar de uma reabilitação não muito dispendiosa) ao mesmo preço de pequenos apartamentos nas cidades.

A influência do teletrabalho e a valorização de casas espaçosas e com exteriores também são fatores de primazia para esta realidade. Como consultor imobiliário, fará bem em angariar habitações nas periferias para o seu portefólio, com vista a responder a uma das maiores tendências do setor na atualidade.

 

4. Ajuste no conceito de luxo

Hoje em dia, o que se entende por “imóvel de luxo” está a mudar consideravelmente. Na verdade, o termo significa diferentes coisas para diferentes consumidores.

Para os compradores com maior capacidade económica, já não basta que uma casa seja cara e ostentosa para ser vista como uma escolha de prestígio. O luxo é agora entendido como a oportunidade de viver experiências únicas, concretizar desejos e ter tanta qualidade de vida quanto possível. Por isso, as comodidades e funcionalidades da casa, assim como as zonas circundantes, revestem-se de mais importância.

Pela mesma lógica, os consumidores com um orçamento mais modesto consideram como opção de luxo uma casa que lhes proporcione um quotidiano privilegiado e diferenciado.

 

5. Foco na sustentabilidade

No seu dia-a-dia como consultor imobiliário, decerto já notou que uma das tendências mais generalizadas na população e nas organizações também se tem alastrado à procura de casa: a sustentabilidade.

Há uma maior preocupação com a utilização de energias limpas e renováveis e com a descida nos consumos de água, luz e gás, o que também se traduz em benefícios monetários.

De facto, muitos imóveis são atualmente construídos ou reabilitados com um foco na sustentabilidade, nomeadamente na preservação e maximização dos recursos naturais. Usam-se materiais mais duradouros e amigos do ambiente e as instalações na casa (elétricas, de canalização, tecnológicas, entre outras) são pensadas para poupar energia e permitir um uso mais eficiente.

 

6. Procura de casas inteligentes

Alinhada em vários aspetos com as apostas sustentáveis, mas também no contexto de uma procura por mais conforto e facilidades, verifica-se a tendência das casas inteligentes, equipadas com tecnologias úteis para as rotinas diárias.

Um consultor imobiliário polivalente deve esforçar-se por angariar imóveis deste tipo, que melhorem significativamente a vida dos habitantes, ao simplificarem ou automatizarem tarefas domésticas. Há um amplo leque de comodidades à disposição aos níveis da eficiência energética, segurança, climatização, iluminação e conectividade digital.

 

Se é consultor imobiliário, esteja sempre a par das tendências com DECISÕES E SOLUÇÕES. Não só oferecemos excelentes oportunidades de parceria a consultores imobiliários ambiciosos, como os equipamos com conteúdo prático, atualizado e relevante com impacto visível nas competências e nos resultados!

Visite o nosso blog e navegue pelos artigos. É uma ótima maneira de acompanhar todas as tendências do mercado imobiliário, garantindo assim um portefólio de destaque e um serviço exímio!

 

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DECISÕES E SOLUÇÕES – MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA, LDA, licença AMI n.º 9300 | DECISÕES E SOLUÇÕES – INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO, LDA, Intermediário de Crédito Vinculado, com o registo n.º 0000926, autorizado pelo Banco de Portugal para a prestação de serviços de consultoria e autorizado para a prestação de serviços de intermediação de crédito (Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores; Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos). Contratos de crédito abrangidos: Crédito à Habitação e Crédito aos Consumidores. Mutuantes ou grupos de mutuantes com quem mantém contrato de vinculação: BANCO SANTANDER TOTTA, S.A., BANCO BPI S.A., NOVO BANCO, S.A., BANKINTER, S.A. – SUCURSAL EM PORTUGAL, UNICRE – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., MONTEPIO CRÉDITO – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., BNP PARIBAS PERSONAL FINANCE, S.A. – SUCURSAL EM PORTUGAL, informação verificável em https://www.bportugal.pt/intermediariocreditofar/decisoes-e-solucoes-intermediarios-de-credito-lda. | A DECISÕES E SOLUÇÕES – INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO, LDA está inscrita na Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, com a categoria de Agente de Seguros, sob o n.º 409311648/3, com autorização para Ramos Vida e Não Vida, verificável em https://www.asf.com.pt. O mediador de seguros não assume a cobertura de riscos, não tem poderes para celebrar contratos em nome das seguradoras e não está autorizado a receber prémios para serem entregues às seguradoras.

Ser empreendedor agora! 6 Razões para superar os entraves

ser empreendedor

Na atual conjuntura, é natural que pense em formas de ter uma carreira estável, obter mais rendimentos e alcançar uma maior qualidade de vida. Talvez queira mesmo fazer uma transformação considerável e já tenha equacionado ser empreendedor!

Esta é uma meta que, infelizmente, muito colocam de lado devido aos mais variados entraves – alguns reais e outros que apenas derivam do receio.

Certamente, quer melhorar o seu presente e o seu futuro, bem como os da sua família. Então, está na hora de saber como ultrapassar os obstáculos que atrapalham o seu caminho rumo ao sucesso!

Sabia que pode ser empreendedor e transformar a sua vida com um negócio próprio nas áreas de consultoria imobiliária, seguros ou crédito? Parta à descoberta connosco!

 

6 Razões para não adiar mais o sonho de ser empreendedor!

 

1. As condições nunca serão perfeitas

Certamente concorda que a nossa tendência é encontrar entraves infindáveis quando uma mudança nos causa inquietação. Assim, justificamos a falta de proatividade.

No entanto, como em tudo, as condições nunca serão totalmente perfeitas para ser empreendedor. Terá sempre de fazer ajustes na sua vida, bem como adquirir ou reforçar um sem-número de competências. Mas isso faz parte do processo. Por isso, o momento ideal é agora!

E, de facto, o contexto atual no país e no mundo indica um panorama muito favorável para a aposta nos ramos imobiliário, dos seguros ou do crédito, como veremos de seguida!

 

2. Usufruirá dos lucros de mercados em franco crescimento

Após a pandemia, os setores que mencionámos têm vindo a apresentar níveis impressionantes de recuperação e até mesmo de crescimento. As estimativas apontam para que os próximos tempos sigam estas pisadas de superação.

Ao ser empreendedor nestas áreas, estará a reclamar a sua fatia do bolo e a participar ativamente em negócios altamente lucrativos, cujo desenvolvimento tem alcançado dimensões sem precedentes. Afinal, a altura certa é mesmo agora!

 

3. Nunca terá de trabalhar sozinho!

Talvez sinta que não tem conhecimentos técnicos, burocráticos ou logísticos suficientes para ser empreendedor. Esta preocupação é válida, mas na verdade não constitui um problema, porque não terá de criar o seu negócio próprio sozinho!

Há uma rede experiente e de prestígio que o apoia em todas as etapas: a DECISÕES E SOLUÇÕES. Somos a maior rede de consultoria imobiliária e intermediação de crédito em Portugal. A nossa carteira de parceiros e clientes está em constante expansão, o que se traduz em receitas mais avultadas para os nossos associados.

Prestamos serviços de mediação a particulares e empresas nas áreas de:

– Imóveis;
– Seguros;
– Crédito;
– Construção;

A chave para uma carreira de sucesso é integrar um grupo de sucesso. Portanto, deve dar o salto em frente para ser empreendedor de braço dado com a DECISÕES E SOLUÇÕES, uma rede sólida com resultados comprovados, que lhe dará as bases e ajuda contínua para um negócio recompensador e de futuro. Vamos explorar agora algumas vantagens concretas que farão a diferença no seu investimento!

 

4. Fará parte de uma marca notável

A DECISÕES E SOLUÇÕES é uma empresa portuguesa de excelência, amplamente credível e líder de mercado. Connosco, beneficiará de todo o profissionalismo e eficiência. Com uma estrutura central robusta, apoiamos todos os nossos colaboradores e lojas a nível nacional.

 

5. Receberá formação e apoio permanentes

A falta de capacitação técnica e específica nas áreas de investimento é um dos principais entraves para ser empreendedor. Nós anulamos este problema! Fornecemos continuamente todo o conhecimento teórico e prático, assim como as ferramentas de que necessita para a sua carreira florescer. Além disso, terá ao seu dispor tecnologia inovadora.

 

6. Terá acesso a excelentes parcerias

Na DECISÕES E SOLUÇÕES, temos relações privilegiadas com as principais instituições bancárias, financeiras e seguradoras portuguesas e também com empresas de construção. Desta forma, o seu portefólio de clientes poderá contar com serviços de qualidade, variedade de propostas, rapidez de ação e preços competitivos.

 

Transforme a sua vida naquilo que tem idealizado! Vença todos os entraves e alcance o objetivo de ser empreendedor agora, aproveitando a conjuntura favorável nos mercados imobiliário, dos seguros ou do crédito.

Para explorar ainda melhor as vantagens de se aliar a nós e criar o seu negócio próprio, descarregue o ebook grátis que preparámos para si: “5 Boas razões para investir na DECISÕES E SOLUÇÕES”.

 

QUERO LER O EBOOK

 

DECISÕES E SOLUÇÕES – MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA, LDA, licença AMI n.º 9300 | DECISÕES E SOLUÇÕES – INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO, LDA, Intermediário de Crédito Vinculado, com o registo n.º 0000926, autorizado pelo Banco de Portugal para a prestação de serviços de consultoria e autorizado para a prestação de serviços de intermediação de crédito (Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores; Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos). Contratos de crédito abrangidos: Crédito à Habitação e Crédito aos Consumidores. Mutuantes ou grupos de mutuantes com quem mantém contrato de vinculação: BANCO SANTANDER TOTTA, S.A., BANCO BPI S.A., NOVO BANCO, S.A., BANKINTER, S.A. – SUCURSAL EM PORTUGAL, UNICRE – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., MONTEPIO CRÉDITO – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., BNP PARIBAS PERSONAL FINANCE, S.A. – SUCURSAL EM PORTUGAL, informação verificável em https://www.bportugal.pt/intermediariocreditofar/decisoes-e-solucoes-intermediarios-de-credito-lda. | A DECISÕES E SOLUÇÕES – INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO, LDA está inscrita na Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, com a categoria de Agente de Seguros, sob o n.º 409311648/3, com autorização para Ramos Vida e Não Vida, verificável em https://www.asf.com.pt. O mediador de seguros não assume a cobertura de riscos, não tem poderes para celebrar contratos em nome das seguradoras e não está autorizado a receber prémios para serem entregues às seguradoras.

Escolha um intermediário de crédito autorizado e confiável!

intermediário de crédito autorizado

Quando procura acompanhamento para obter soluções de crédito, é natural que exija o maior nível de profissionalismo e segurança. Deve sempre garantir que está em contacto com um intermediário de crédito autorizado, para evitar cair na armadilha da atividade ilegal.

A autoridade responsável por regular a intermediação de crédito é o Banco de Portugal. O mesmo tem vindo a reforçar as medidas de combate ao incumprimento dos requisitos para exercer esta atividade.

De seguida, descubra mais sobre o que é e como se regula um intermediário de crédito. Fique ainda a par de como a DECISÕES E SOLUÇÕES lhe presta serviços inteiramente legais, seguros e confiáveis.

 

O que faz um intermediário de crédito autorizado?

 

Como o nome indica, o intermediário não é a parte que concede o crédito, mas faz a ponte entre os clientes e as entidades financiadoras. Também não oferece outros produtos ou serviços financeiros, atuando exclusivamente em matérias de crédito.

Em termos simples, um intermediário de crédito autorizado pelo Banco de Portugal é uma pessoa ou um grupo que pode prestar um ou vários dos seguintes serviços aos consumidores:

– Apresentar soluções de crédito de entidades parceiras;
– Apoiar os clientes nos preparativos para o contrato de crédito;
– Celebrar contratos de crédito em nome da entidade emissora;
– Dar aconselhamento e fazer recomendações.

 

Como é que o Banco de Portugal regula a intermediação de crédito?

 

Apenas quem é intermediário de crédito autorizado pelo Banco de Portugal está livre para desempenhar o seu trabalho. O regulador revoga a autorização e cancela o registo dos intermediários de crédito que não cumpram os critérios de acesso à atividade.

Os requisitos que devem ser permanentemente satisfeitos incluem, entre outros:

– Deter uma organização comercial e administrativa adequada à atividade;
– Ter conhecimentos e competências comprovados no campo do crédito;
– Ter idoneidade, isto é, condições e habilitações para a prática de intermediação;
– Assegurar, perante terceiros, a responsabilidade civil que possa advir do exercício da atividade;
– Manter o vínculo a mutuante(s), ou seja, as entidades que facultam o crédito.

Adicionalmente, o intermediário de crédito tem de notificar o Banco de Portugal sempre que se verificarem mudanças na morada de domicílio profissional, sede social ou estabelecimentos abertos, bem como na identidade dos sócios, mutuantes ou elementos da apólice de responsabilidade civil.

 

O compromisso da DECISÕES E SOLUÇÕES

 

A DECISÕES E SOLUÇÕES está registada no Banco de Portugal como Intermediário de Crédito Vinculado, sob o nº 926. No site, pode verificar todas as informações relativas ao registo, bem como as áreas de aconselhamento e os mutuantes com os quais tem parceria.

Além disso, cada uma das lojas dispersas pelo país está licenciada, de forma autónoma e independente, a atuar como intermediário de crédito autorizado. Como tal, presta aos clientes um serviço de excelência, gratuito e totalmente personalizado em diversos tipos de operações de crédito.

 

Para evitar dores de cabeça e garantir informações fidedignas, ajuda perita e procedimentos legais, recorra a uma loja DECISÕES E SOLUÇÕES a fim de obter o crédito que lhe permitirá concretizar os seus sonhos!

 

Qual a loja DECISÕES E SOLUÇÕES mais próxima de mim?

 

DECISÕES E SOLUÇÕES – MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA, LDA, licença AMI n.º 9300 | DECISÕES E SOLUÇÕES – INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO, LDA, Intermediário de Crédito Vinculado, com o registo n.º 0000926, autorizado pelo Banco de Portugal para a prestação de serviços de consultoria e autorizado para a prestação de serviços de intermediação de crédito (Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores; Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos). Contratos de crédito abrangidos: Crédito à Habitação e Crédito aos Consumidores. Mutuantes ou grupos de mutuantes com quem mantém contrato de vinculação: BANCO SANTANDER TOTTA, S.A., BANCO BPI S.A., NOVO BANCO, S.A., BANKINTER, S.A. – SUCURSAL EM PORTUGAL, UNICRE – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., MONTEPIO CRÉDITO – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., BNP PARIBAS PERSONAL FINANCE, S.A. – SUCURSAL EM PORTUGAL, informação verificável em https://www.bportugal.pt/intermediariocreditofar/decisoes-e-solucoes-intermediarios-de-credito-lda. | A DECISÕES E SOLUÇÕES – INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO, LDA está inscrita na Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, com a categoria de Agente de Seguros, sob o n.º 409311648/3, com autorização para Ramos Vida e Não Vida, verificável em https://www.asf.com.pt. O mediador de seguros não assume a cobertura de riscos, não tem poderes para celebrar contratos em nome das seguradoras e não está autorizado a receber prémios para serem entregues às seguradoras.

Vai comprar casa? Conheça o simulador de custos da escritura

simulador de custos da escritura

Comprar casa é uma decisão extremamente empolgante. Mas é também um processo que envolve um grande nível de burocracia e encargos financeiros, sem falar do preço do próprio imóvel.  Sendo assim, recorrer a um simulador de custos da escritura e outros impostos é um método simples, claro e intuitivo para perceber as despesas adicionais que o negócio acarreta.

Afinal, é imprescindível assegurar que tem capacidade financeira antes de avançar para a compra da casa. Isto reveste-se de especial importância dado que as despesas da escritura podem perfazer milhares de euros.

Acompanhe-nos à medida que esclarecemos os impostos incluídos na compra de casa e lhe apresentamos o nosso simulador de custos da escritura!

 

3 Principais impostos a ter em conta na hora de comprar casa

 

No momento de comprar casa, existem três despesas que não pode deixar de considerar.

Na formalização da escritura, tem de pagar o Imposto Municipal Sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e o Imposto do Selo (IS). Já anualmente terá de suportar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Conheça cada um destes impostos em pormenor!

1. Imposto Municipal Sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT)

O IMT é um imposto único, aplicado na altura de assinar a escritura. Esta despesa incide sobre o montante declarado na escritura da casa ou sobre o Valor Patrimonial Tributário (VPT) (entre os dois, recai sobre o valor superior). Aplica-se ao mesmo uma taxa (que vai de 0% a 8%) e, em alguns casos, uma parcela a abater.

No simulador de custos da escritura que preparámos na DECISÕES E SOLUÇÕES, pode facilmente inserir ou escolher os dados relevantes para o cálculo do IMT:

– Tipo de imóvel (habitação própria e permanente, habitação secundária, prédios rústicos, outros prédios urbanos);
– Tipo de negócio (compra, permuta);
– Valor de compra do imóvel;
– VPT;
– Valor da hipoteca;
– Localização (Portugal Continental, regiões autónomas).

 

2. Imposto do Selo (IS)

O Imposto do Selo não é um custo exclusivo à compra de casa, mas também se aplica nesta transação. Para além do momento de celebração da escritura, pode ainda surgir associado à concessão de crédito à habitação. O simulador de custos da escritura ajuda-o a descobrir facilmente a despesa relacionada com o IS.

Especificamente acerca do IS da escritura, verifica-se a taxa fixa de 0,8%, sem parcela a abater. Por isso, para chegar ao valor a pagar ao notário, basta multiplicar o montante mais alto (o declarado na escritura ou o VPT) por 0,8%.

 

3. Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI)

À exceção de alguns casos previstos na lei, o IMI incide em todos os imóveis e terrenos. Ao contrário do IMT e do IS, de natureza única, o IMI é um imposto anual pago, no máximo, até três prestações.

A taxa de IMI difere consoante o município onde está localizado o imóvel, sendo que o mesmo pode implicar uma contribuição entre 0,3% e 0,45% (para prédios urbanos). A taxa aplica-se ao VPT.

No nosso simulador de custos da escritura e outros impostos, basta colocar a taxa de IMI e o VPT e saberá rapidamente o valor anual de IMI a pagar.

É importante notar que há situações que podem conduzir à isenção do pagamento de IMI:

– Imóveis para habitação própria e permanente com VPT inferior a 125.000€, propriedade de um agregado familiar com um rendimento coletável inferior a 153.000€ por ano – isenção automática de IMI durante três anos, a partir do ano de compra;
– Imóveis para habitação própria e permanente com VPT inferior a 67.260,20€ euros, propriedade de um agregado familiar com rendimento bruto inferior a 15.469,85€ por ano – isenção vitalícia de IMI.

 

Experimente o nosso simulador de custos da escritura!

 

É possível descobrir de forma simples e célere os seus encargos relativos ao Imposto Municipal Sobre Transmissões Onerosas de Imóveis, ao Imposto do Selo e ao Imposto Municipal sobre Imóveis.

Precisa apenas de aceder ao simulador de custos da escritura e outros impostos que preparámos para a sua conveniência. Verá imediatamente que é muito fácil de usar!

Depois de preencher todos os dados, será descarregado um ficheiro PDF que pode guardar, imprimir e consultar sempre que quiser.

 

QUERO CALCULAR OS CUSTOS DO IMÓVEL

 

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Alie-se a nós como mediador de seguros! Conheça 8 vantagens

mediador de seguros

Está a pensar em dar o próximo passo na carreira e agarrar um novo desafio como mediador de seguros? Temos boas notícias: estamos a recrutar para a rede DECISÕES E SOLUÇÕES!

Connosco, terá tudo o que precisa para oferecer um serviço de excelência aos seus clientes, garantindo-lhes a proteção que merecem em caso de imprevisto. Ao mesmo tempo, estará a assegurar o seu próprio futuro!

Parcerias sólidas com seguradoras de topo, formação contínua e apoio em todas as etapas são apenas alguns dos motivos que fazem da DECISÕES E SOLUÇÕES a rede ideal para concretizar os seus sonhos.

Está pronto para agir como um autêntico super-herói, protegendo não só os seus clientes, mas também a sua família e os seus planos? Junte-se à nossa equipa-maravilha como mediador de seguros!

De seguida, descubra as vantagens irrecusáveis de caminhar lado a lado com a DECISÕES E SOLUÇÕES no próximo capítulo da sua carreira.

 

Porquê apostar numa carreira como mediador de seguros?

 

Tornar-se mediador de seguros, aliado a uma rede confiável e bem-sucedida, trata-se de uma atividade de prestígio, com forte potencial lucrativo e inserida num setor em franco crescimento.

É uma ocupação estável, visto que os seguros são decididamente produtos essenciais para qualquer família na conjuntura atual. E é também um ramo recompensador, tanto pelo potencial de receitas avultadas, como pela oportunidade de facilitar a vida àqueles que recorrem aos seus serviços.

Estudos mostram que os anos pós-pandémicos se têm revelado um período de recuperação e superação dos níveis de procura e lucros na área dos seguros. Por que não haveria de participar ativamente neste negócio atrativo e reclamar a sua fatia do bolo?

Desta forma, terá finalmente meios para transformar a sua vida naquilo que tem idealizado. Poderá sentir-se mais realizado profissionalmente, gerir o seu tempo, trabalhar quando e onde quiser e alcançar rendimentos acima da média.

Ainda assim, estabelecer a sua atividade como mediador de seguros pode parecer demasiado confuso e complexo. Talvez lhe faltem conhecimentos fundamentais, nomeadamente ao nível técnico, logístico ou burocrático. Aliando-se à DECISÕES E SOLUÇÕES, nada disso será um problema!

 

Conheça a rede DECISÕES E SOLUÇÕES!

 

Fundados em 2003, somos hoje a maior rede de consultoria imobiliária e intermediação de crédito em Portugal, atuando também em mediação de seguros e consultoria para obras e construção.

Não paramos de aumentar a nossa presença a nível nacional. Temos mais de cem lojas e mais de mil colaboradores por todo o país. Contamos consigo para ser o próximo!

O nosso crescimento manifesta-se na expansão da carteira de parceiros e clientes, o que se traduz em maiores receitas para os nossos colaboradores. Prestamos aconselhamento personalizado e independente a particulares e empresas, assente em confiança, credibilidade e relações sólidas.

Mediamos todo o tipo de seguros, incluindo vida, saúde, automóvel, acidentes pessoais, acidentes de trabalho, multirriscos habitação, entre outros. Faça parte da nossa missão como mediador de seguros!

 

8 Vantagens da DECISÕES E SOLUÇÕES que lhe garantirão sucesso como mediador de seguros

 

1. Marca com notoriedade

A DECISÕES E SOLUÇÕES goza de grande credibilidade e prestígio, uma vez que encaramos todo o nosso trabalho com níveis rigorosos de profissionalismo e eficiência.

 

2. Modelo de negócio comprovado

Ao aliar-se a uma rede líder, beneficiará de imediato de uma metodologia testada, que continua a provar conduzir a uma elevada taxa de sucesso.

 

3. Formação e apoio constantes

Fazemos questão de facultar a cada mediador de seguros, de forma continuada, tudo o que necessita para que o negócio floresça, nomeadamente estratégias, planos, conhecimentos, recursos e ferramentas.

 

4. Parcerias com quase todas as seguradoras em Portugal

Na DECISÕES E SOLUÇÕES, usufruímos de relações sólidas e privilegiadas com as principais entidades seguradoras a atuar no país. Assim, garantirá aos seus clientes padrões altamente satisfatórios de rapidez e qualidade a preços competitivos.

 

5. Estrutura robusta

A nossa estrutura central é composta por profissionais equipados e especializados, prontos a apoiarem as agências e os colaboradores por todo o país.

 

6. Comissões atrativas

O elevado volume de negócios da nossa rede permite um modelo de comissionamento bem mais vigoroso e apelativo quando comparado com as atividades de mediador de seguros de menor dimensão.

 

7. Tecnologia inovadora

Colocamos ao seu dispor ferramentas técnicas e tecnológicas de topo, eficazes e intuitiva – tais como um sistema de gestão exclusivo – que o assistirão diariamente.

 

8. Realização pessoal e reconhecimento

Como mediador de seguros na rede DECISÕES E SOLUÇÕES, sentirá a satisfação única de potenciar soluções vantajosas para todas as partes envolvidas. Fará parte de um grupo pronto a reconhecer e premiar o seu mérito e esforço.

 

Está pronto para desbloquear todo o seu potencial como mediador de seguros? Já sabe o que tem a fazer: juntar-se a uma rede reputada para construir a sua carreira de sucesso! Não se esqueça de que estamos a recrutar na DECISÕES E SOLUÇÕES!

Visite ainda hoje a nossa página de carreiras e preencha o formulário de contacto. Dê o passo em frente rumo a uma carreira motivadora, lucrativa e de futuro, de braço dado com uma rede que possibilita inúmeros casos de sucesso todos os dias!

 

QUERO JUNTAR-ME À DECISÕES E SOLUÇÕES

 

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5 Dicas para contratar um crédito à habitação mais vantajoso

crédito à habitação

A contratação de crédito à habitação é a solução para que muitos portugueses cumpram um dos seus sonhos: comprar casa. Este é um investimento considerável, que exige planeamento financeiro e muita pesquisa. É importante recolher o máximo de informação, não só relativamente ao imóvel, mas também às formas de financiamento existentes para o mercado imobiliário.

O processo de escolha e aquisição de um imóvel parece estar a tornar-se cada vez mais complexo. É normal surgirem dúvidas ou haver dificuldade em descodificar e interpretar a informação apresentada.

Se está nos seus planos comprar casa nos próximos tempos, leia as nossas 5 dicas e saiba como contratar um crédito à habitação vantajoso para si.

 

1. Faça uma análise das suas finanças

O primeiro passo para pedir crédito à habitação é olhar para a sua carteira. Tirar uma “fotografia financeira” vai ajudar a perceber qual o orçamento disponível. A compra de uma casa implica um investimento avultado, portanto é importante que saiba onde está em termos financeiros.

Evite o “olhómetro”: faça um registo honesto dos seus gastos mensais (fixos e variáveis) e categorize-os. Desta forma, terá noção da viabilidade de suportar uma prestação mensal do crédito à habitação e até de possíveis aumentos. Além disso, conseguirá identificar as despesas que consomem grande parte do seu rendimento e, quando possível, arranjar estratégias para as reduzir.

 

2. Compare propostas de crédito à habitação

Conhecer as diferentes possibilidades de crédito à habitação é fundamental para ter uma base de comparação e identificar a opção mais vantajosa para si.

Assim sendo, além de fazer diferentes simulações em várias entidades bancárias, preste atenção à Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE). Nela encontrará as informações mais importantes relativamente à proposta bancária que está a analisar.

Existem diferentes parâmetros que pode comparar, como os prazos de pagamento, o spread, a TAEG (taxa anual de encargos efetiva global) ou o MTIC (montante total imputado ao consumidor). Cada um irá influenciar de forma diferente o total a pagar. Por isso, atenção: nem sempre o crédito à habitação mais vantajoso é aquele com a prestação mensal mais barata.

 

Sabemos que esta comparação de propostas é complexa e morosa. Por isso, na DECISÕES E SOLUÇÕES, disponibilizamo-nos para ser a ponte entre o comprador e as entidades bancárias. Atuamos como intermediários de crédito, sem quaisquer custos para si!

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3. Decida entre taxa fixa e taxa variável

Relativamente aos parâmetros a ter em atenção, a taxa de juro é um dos mais importantes, uma vez que representa muitos euros ao final do mês (e no final do empréstimo). Pode ser fixa ou variável e é essencial perceber as diferenças entre as duas.

Enquanto a taxa de juro fixa se mantém constante durante todo o prazo de financiamento, a taxa variável varia consoante a Euribor (a taxa de juro de referência) e conforme o período estabelecido (1 mês, 3 meses, 6 meses ou anual).

A taxa de juro fixa costuma ser mais alta do que a variável, mas não fica sujeito a surpresas no pagamento mensal e a exposição ao risco é inexistente. No entanto, com uma taxa de juro variável, conseguirá poupar quando os valores de referência estiverem mais baixos.

Assim sendo, a decisão quanto ao tipo de taxa aquando da contratação do crédito à habitação pode fazer toda a diferença para a sua carteira.

 

4. Tenha atenção ao prazo de pagamento do empréstimo

Como é natural, à contratação de um crédito à habitação vem associado um prazo de pagamento do empréstimo em causa.

Resumidamente, existem duas variáveis principais: uma data e um montante a pagar, que acabam por ter uma relação inversa. Isto é, quanto maior for o prazo de pagamento, menor será o valor mensal pago ao banco (não querendo dizer que o valor total também o será, já que o que paga em juros é superior).

Tendo isto em conta, faça os cálculos para perceber qual o montante máximo que pode suportar mensalmente. Assim, ficará a saber de quantos anos precisa para liquidar o empréstimo.

 

5. Procure o apoio de um intermediário de crédito

É normal o processo de contratação de crédito à habitação suscitar dúvidas, o que, para quem não tem conhecimentos técnicos, pode ser frustrante e complexo.

Na DECISÕES E SOLUÇÕES, apoiamos os nossos clientes em todas as etapas: desde analisar o seu orçamento e saber quanto pode pagar por uma casa até à escritura do imóvel. A ajuda de um intermediário de crédito torna o processo mais fácil e pode ser crucial para encontrar, de facto, a proposta mais vantajosa.

Não fique sozinho nesta jornada! Temos o conhecimento e experiência necessários para lhe proporcionar o apoio de que precisa. Só tem de pedir a ajuda de uma das nossas lojas, espalhadas por todo o país.

 

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DECISÕES E SOLUÇÕES – MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA, LDA, licença AMI n.º 9300 | DECISÕES E SOLUÇÕES – INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO, LDA, Intermediário de Crédito Vinculado, com o registo n.º 0000926, autorizado pelo Banco de Portugal para a prestação de serviços de consultoria e autorizado para a prestação de serviços de intermediação de crédito (Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores; Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos). Contratos de crédito abrangidos: Crédito à Habitação e Crédito aos Consumidores. Mutuantes ou grupos de mutuantes com quem mantém contrato de vinculação: BANCO SANTANDER TOTTA, S.A., BANCO BPI S.A., NOVO BANCO, S.A., BANKINTER, S.A. – SUCURSAL EM PORTUGAL, UNICRE – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., MONTEPIO CRÉDITO – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., BNP PARIBAS PERSONAL FINANCE, S.A. – SUCURSAL EM PORTUGAL, informação verificável em https://www.bportugal.pt/intermediariocreditofar/decisoes-e-solucoes-intermediarios-de-credito-lda. | A DECISÕES E SOLUÇÕES – INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO, LDA está inscrita na Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, com a categoria de Agente de Seguros, sob o n.º 409311648/3, com autorização para Ramos Vida e Não Vida, verificável em https://www.asf.com.pt. O mediador de seguros não assume a cobertura de riscos, não tem poderes para celebrar contratos em nome das seguradoras e não está autorizado a receber prémios para serem entregues às seguradoras.

Fundo ambiental: 8 Pontos-chave dos apoios à eficiência da casa

fundo ambiental

Quer aumentar o conforto e a eficiência energética da sua habitação, conseguindo poupar nas faturas, mas fica hesitante devido ao custo das obras? Saiba que o Fundo Ambiental voltou a instituir o Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, que oferece ajuda financeira às famílias que pretendem investir na sustentabilidade da casa.

Acompanhe-nos e fique a par das verbas disponíveis, de todas as condições, dos critérios de elegibilidade e dos prazos de candidatura.

 

8 Aspetos que precisa de saber sobre o Fundo Ambiental

 

1. O que é o Fundo Ambiental e quais são os objetivos gerais?

O Fundo Ambiental é um programa que tem por objetivo financiar medidas que contribuam para melhorar o desempenho ambiental das habitações, com foco na eficiência energética e hídrica, descarbonização e economia circular.

Se está a pensar fazer intervenções deste tipo na sua casa, pode recorrer a apoios significativos para custear os equipamentos.

Estima-se que a iniciativa possa conduzir a uma redução de cerca de 30% do consumo de energia nos edifícios contemplados, fomentando assim:

– Mais conforto;
– Maior qualidade do ar interior;
– Benefícios alargados para a saúde;
– Aumento da vida útil dos edifícios;
– Poupança nas faturas;
– Decréscimo da emissão de gases com efeito de estufa.

 

2. Qual é o prazo para as candidaturas e quem está elegível?

A primeira fase de candidaturas ao Fundo Ambiental decorre até 31 de outubro de 2023 ou até esgotar o orçamento de 30 milhões de euros concedido pelo Governo.

É imperativo salientar que, antes de se inscrever, já deve ter instalado os equipamentos e concluído as obras. O Fundo Ambiental poderá posteriormente ajudar a cobrir o valor investido, com comparticipação máxima de 85%.

 

3. A quem se destina o Fundo Ambiental?

Os apoios são exclusivamente habitacionais, por isso os candidatos devem ser proprietários individuais de habitações unifamiliares ou de frações autónomas de unidades multifamiliares, que residam permanentemente na casa (os imóveis para férias não são elegíveis).

 

4. Quais são os incentivos às diferentes tipologias de intervenção?

Para a ajuda concedida, o Fundo Ambiental estabelece um teto de 7.500€ por edifício. Pode facultar-se uma majoração de 10% a quem reside fora dos distritos de Lisboa e Porto. Adicionalmente, existem 5 tipologias de intervenção e financiamento, sendo que cada categoria tem gestão orçamental distinta:

Janelas

Até 2.200€ para janelas de classe energética A+.

Isolamento térmico

Até 4.400€ para coberturas ou pavimentos e até 5.250€ para paredes – materiais ecológicos, reciclados ou isolamentos de outros materiais.

Climatização e aquecimento de água

Até 2.200€ para bombas de calor, soluções de ar condicionado ou sistemas solares térmicos e até 1.650€ para caldeiras e recuperadores a biomassa – equipamentos de energia renovável de classe energética A+ ou superior.

Painéis solares

Painéis fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para consumo próprio – até 1.100€ sem inclusão e até 3.300€ com inclusão de sistemas de armazenamento de energia.

Eficiência hídrica

Até 550€ para soluções mais eficientes de utilização de água ou que permitam o controlo inteligente do consumo. Até 1.650€ para sistemas de aproveitamento de águas pluviais.

 

5. Existem apoios à certificação energética?

Se o certificado energético for feito no âmbito das intervenções do programa do Fundo Ambiental, pode ser comparticipado em 85% até ao valor máximo de 125€.

 

6. O que deve fazer antes da candidatura?

Visto que as intervenções têm de ser efetuadas antes da candidatura, deve garantir que são devidamente planeadas, orçamentadas e concluídas.

Deve atentar aos limites para cada tipologia e para o facto de que algumas despesas podem não ser aceites ou que o orçamento pode esgotar antes do fim do prazo. Quanto mais rapidamente se candidatar, melhores as hipóteses de obter financiamento.

Leia com atenção as orientações técnicas na página do Fundo Ambiental de forma a cumprir todas as especificações. Assegure que guarda todos os documentos comprovativos dos equipamentos e instalações.

 

7. Como se faz a candidatura ao Fundo Ambiental?

Reúna toda a documentação pessoal, assim como a relativa ao edifício e às intervenções, em formato digital. A existência de dívidas às Finanças ou à Segurança Social é um fator imediatamente eliminatório.

Registe-se na página do Fundo Ambiental e faça uma candidatura para cada tipologia de intervenção. Pode inscrever-se para apoios a várias instalações dentro da mesma tipologia e a várias tipologias dentro da mesma casa. Mas recorde-se dos limites monetários por categoria e por habitação.

 

8. Que detalhes importantes devem ser lembrados?

O tempo é crucial neste processo. As candidaturas são numeradas por ordem de registo e avaliadas nessa sequência. Caso sejam rejeitadas, pode contestar a decisão, com fundamentos, seguindo as retificações recomendadas e submetendo um novo pedido.

 

Deseja incrementar a eficiência da sua casa, poupando nos gastos mensais, ou pondera comprar um imóvel que necessita de reabilitações energéticas? Aproveite a iniciativa do Fundo Ambiental e concretize os seus planos!

 

Na DECISÕES E SOLUÇÕES, prestamos um acompanhamento personalizado e experiente aos nossos clientes nas áreas de consultoria imobiliária, mediação de construção e obras, intermediação de crédito e gestão de seguros.

Oferecemos-lhe o melhor serviço também no nosso blog, onde pode aceder a imensos conteúdos práticos e valiosos para melhorar e rentabilizar os seus imóveis.

 

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Comprar casa com inquilino: 11 Pontos cruciais a considerar 

comprar casa com inquilino

Está a ponderar comprar casa com inquilino? Esta hipótese pode ser viável para vários fins, como continuar a disponibilizá-la para arrendamento, usá-la para habitação própria ou realizar novos projetos.

Contudo, o Novo Regime do Arrendamento Urbano dá aos inquilinos proteções alargadas para promover a estabilidade no arrendamento. Portanto, torna-se imprescindível conhecer ao pormenor os pontos seguintes.

 

Se vai comprar casa com inquilino, tenha atenção a estes aspetos:

 

1. Analisar o contrato de arrendamento

Para analisar tudo com o devido cuidado antes de comprar casa com inquilino, peça uma cópia do contrato de arrendamento vigente. Isso ajudará a tirar conclusões sobre a viabilidade do negócio.

 

2. Duração mínima e renovação

Tenha em mente que os direitos dos inquilinos incluem a duração mínima de um ano de contrato e a renovação obrigatória ao fim de três anos. Por isso, se o contrato for recente, só conseguirá usufruir da habitação no curto prazo se chegar a um acordo com o inquilino.

 

3. Prioridade na compra

Caso expresse interesse em comprar casa com inquilino, saiba que o arrendatário tem o direito de preferência de compra. Se o mesmo não puder ou não quiser comprar o imóvel, então a venda fica aberta a terceiros.

Adicionalmente, o valor de venda da casa deve ser igual ou superior ao que foi comunicado ao inquilino.

 

 4. Denúncia do contrato para habitação própria

Se pretender usar a casa para habitação própria ou dos primeiros descendentes, incorre na obrigação de pagar o valor de um ano de renda ao inquilino. Além disso, não pode ter habitação própria no mesmo concelho e tem de ser senhorio do imóvel há mais de dois anos. Assim, em termos práticos, se comprar casa com inquilino em 2023, só a poderá reclamar em 2025.

A comunicação ao inquilino deve ser feita com a antecedência definida por lei e incluir a razão da cessação e a data pretendida para desocupação.

 

5. Obras profundas ou demolição

Caso queira comprar casa com inquilino para posteriormente demolir o edifício ou fazer obras profundas, a denúncia do contrato de arrendamento só é permitida se dos trabalhos resultar um imóvel de características diferentes e onde não seja viável manter o arrendamento. Exemplos ilustrativos incluem comprar um andar para transformar em loja ou demolir um prédio para construir uma vivenda.

A notificação ao arrendatário deve ser efetuada por escrito com o mínimo de seis meses de antecedência, juntamente com o comprovativo da fiscalização prévia da obra.

 

6. Notificação quando o contrato está para terminar

Se não falta muito para o contrato de arrendamento chegar ao fim e, como novo proprietário, deseja denunciá-lo, saiba que deve respeitar os prazos de comunicação:

240 dias de antecedência para contratos de seis ou mais anos;
120 dias para contratos entre um e seis anos;
60 dias para contratos de menos de um ano.

 

7. Proteções especiais a inquilinos

No caso de comprar casa com inquilinos que tenham mais de 65 anos ou sejam portadores de deficiência, e cujos contratos sejam anteriores a 1990, não pode obrigar à desocupação. O mesmo verifica-se para arrendatários que vivam há mais de 15 anos no imóvel.

O contrato só pode ser denunciado se ambas as partes alcançarem um acordo ou se pretender demolir ou realizar obras profundas na habitação.

 

8. Voltar a vender enquanto o contrato está em vigor

É permitido comprar casa com inquilino e, depois, proceder à venda a novos proprietários. No entanto, não se esqueça de que, caso o imóvel se encontre em regime de arrendamento há mais de dois anos, o inquilino tem prioridade na compra. Portanto, deve entregar ao arrendatário uma carta com as condições de pagamento, preço, prazos e data. O inquilino dispõe de 30 dias para responder à proposta.

Se o arrendatário abdicar do direito de preferência, então pode vender o imóvel a terceiros. Deve notificar o inquilino da venda, da identificação do comprador e do facto de que o novo senhorio passa a exercer todas as responsabilidades referentes ao arrendamento e à casa.

 

 9. Arrendamento de longa duração 

Se desejar comprar casa com inquilino para continuar a disponibilizá-la para arrendamento, evita muitas das preocupações que temos vindo a listar. A nova lei do arrendamento oferece benefícios aos senhorios, tais como uma tributação mais leve, de modo a fomentar o arrendamento de longa duração.

 

10. Contrato de arrendamento vitalício

Verificar a duração do contrato em vigor é fundamental se pensa comprar casa com inquilino. Normalmente, o prazo máximo para um contrato de arrendamento é de 30 anos. Porém, pode verificar-se o Direito Real de Habitação Duradoura.

Este direito possibilita que os inquilinos residam permanentemente numa habitação, pagando para isso uma caução inicial e uma prestação mensal.

Se o arrendatário cumprir constantemente estas obrigações, a denúncia do contrato só se afigura possível se ambas as partes concordarem.

 

11. Ausência de contrato escrito

É obrigatório que exista um contrato de arrendamento escrito entre o inquilino e o proprietário, embora nem todas as pessoas atentem a este dever. Se antes de comprar casa com inquilino averiguar que não existe um contrato escrito, então o arrendatário tem de provar que reside na habitação e que paga renda há seis meses ou mais. Adicionalmente, o contrato passa a inserir-se no arrendamento de duração indeterminada.

 

Na DECISÕES E SOLUÇÕES, acompanhamo-lo em todos os passos da compra ou venda de casa, bem como noutras áreas de mediação. Através do nosso blog, também o equipamos com imensos conteúdos úteis e práticos para navegar no mercado imobiliário com confiança!

 

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Fotografia imobiliária: 7 Dicas para criar anúncios atrativos

fotografia imobiliária

Como consultor imobiliário, deseja que a divulgação das casas que angaria seja feita da maneira mais atrativa, diferenciadora e envolvente possível. Um dos focos principais para alcançar esse objetivo é a fotografia imobiliária.

Ao longo deste artigo, descubra sete dicas práticas e valiosas para maximizar as fotos do imóvel, de forma a reforçar a valorização do mesmo e a rapidez do negócio!

 

7 Conselhos para o sucesso da fotografia imobiliária

 

1. Prepare bem o espaço

O primeiro passo para fotografias imobiliárias cativantes é primar pela limpeza e arrumação da casa. Não deixe utensílios, itens pessoais ou brinquedos à vista.

Embora as fotos devam transmitir um espaço com personalidade e potencial, também devem passar uma ideia de “tela em branco”, que os novos proprietários ou inquilinos poderão pintar.

Será difícil alguém imaginar-se a decorar a habitação a seu gosto se as divisões tiverem fotografias pessoais, objetos utilitários ou demasiada mobília. Aposte numa decoração leve, simples e moderna.

 

2. Use a luz a seu favor

A boa iluminação é imprescindível para o sucesso da fotografia imobiliária, e não há nada como aproveitar ao máximo a luz natural. Marque as visitas para fotografar nas horas do dia em que o sol enche a casa de vigor.

Há formas interessantes de usar iluminação artificial para fotografias apelativas, mas a luz natural é sempre a melhor. É gratuita, é mais lisonjeira e corresponde à exposição solar real do imóvel.

 

3. Jogue com os ângulos e as perspetivas

O objetivo de utilizar diferentes ângulos e perspetivas na fotografia imobiliária é favorecer o espaço e representá-lo na íntegra. Portanto, reserve algum tempo para estudar o melhor posicionamento para as fotos.

Criar várias imagens permite que tenha disponível uma seleção mais vasta na hora de escolher as melhores fotografias. Divulgar fotos da mesma divisão, mas com ângulos diferentes, também proporciona uma experiência mais imersiva a quem explora o anúncio.

 

4. Destaque os pontos fortes da casa

Os planos grandes são importantes para conferir uma visão abrangente do imóvel. Mas uma ótima dica de fotografia imobiliária consiste em dar atenção a detalhes chamativos. Para muitos interessados, estes podem fazer a diferença entre fechar negócio ou não.

Identifique o que há de melhor na casa e em cada divisão, assegurando que esses elementos são destacados com boas fotografias. Nunca deixe de apresentar as características diferenciadoras da habitação.

 

5. Utilize equipamento fotográfico adequado e domine-o

Hoje em dia, a câmara de um smartphone é suficiente para tirar fotografias imobiliárias de alta qualidade. Para tal, explore as várias funcionalidades da aplicação e aproveite-as.

Se quiser apostar numa boa câmara fotográfica, os resultados podem ser ainda melhores. Similarmente ao smartphone, tire tempo para conhecer todas as potencialidades e usá-las em prol de fotos com grande poder de venda. Um complemento muito útil é o tripé, que garante capturas estabilizadas e nítidas.

 

6. Faça uma seleção cuidada das fotos

Naturalmente, não é preciso inundar um anúncio com dezenas de fotografias imobiliárias. Faça uma análise criteriosa para escolher as imagens de maior qualidade e que mais bem ilustram o ambiente, a dimensão e os pontos fortes do imóvel.

Também pode ser benéfico fazer algumas edições simples, que não desvirtuem a realidade, mas que potenciem aspetos como a cor, o brilho e o foco.

 

7. Aposte em extras distintivos

E que tal garantir que o anúncio tem a cereja no topo do bolo e apostar numa virtual tour ou video tour? Os conteúdos de vídeo e de imagens interativas são muito convidativos no mercado atual. Um formato extra de divulgação é sempre bem-vindo.

 

Enquanto consultor imobiliário, é fundamental estar a par das novidades mais importantes acerca do mercado e das melhores dicas para impulsionar o seu trabalho!

Na DECISÕES E SOLUÇÕES, esforçamo-nos por criar conteúdo prático e útil que capacita os consultores imobiliários nos vários campos da sua atividade. Explore o nosso blog e descubra os artigos que farão a diferença no negócio!

 

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As 7 principais reparações a fazer antes de vender casa

vender casa

Se está a pensar vender casa, é natural que tenha algumas dificuldades em priorizar as reparações a fazer para estimular, tanto quanto possível, o interesse dos compradores.

A verdade é que, embora seja necessário um investimento, as reparações aumentam significativamente a probabilidade, rapidez e potencial lucrativo da venda de casa.

Acompanhe-nos à medida que exploramos os principais trabalhos a fazer para deixar a habitação no melhor estado e impulsionar o negócio.

 

1. Assegure uma canalização sem problemas

Os problemas na canalização são dos mais frustrantes e, por vezes, caros e complexos. Ninguém deseja ter inconvenientes com um dos serviços mais imprescindíveis para o dia-a-dia doméstico: o fornecimento e escoamento de água.

Na verdade, uma canalização deficiente afugenta rapidamente os compradores. Embora possa ser custoso abrir a carteira para resolver os problemas de canalização, faz com que vender a casa seja consideravelmente mais fácil e lucrativo. Também passa uma imagem de cuidado e transparência.

 

2. Repare as fissuras

As fissuras nas paredes e nos tetos não passam despercebidas a qualquer pessoa que visite a sua casa. Portanto, corrigir estas imperfeições, que podem ir de simples incómodos visuais a perigos estruturais, é fundamental para transmitir brio e confiança antes de vender casa.

Na maior parte das vezes, corrigir as fissuras não é uma tarefa complicada nem dispendiosa, mas tem peso na valorização do imóvel.

 

3. Faça uma nova pintura

Os interiores e exteriores pintados de fresco dão imediatamente um novo charme à casa. É natural que o comprador mude alguns aspetos da pintura após a aquisição, para ajustá-la ao seu gosto. Ainda assim, uma boa pintura é muito atrativa na hora de mostrar a casa a compradores interessados. As superfícies sujas ou lascadas devem ser a prioridade.

A fachada, os tetos e as paredes devem estar em muito bom estado, principalmente se primarem as cores leves, que tendem a ficar mais sujas e amarelecidas.

De facto, os tons claros e neutros são mais cativantes para a maioria dos futuros proprietários. Isto porque conferem uma identidade mais espaçosa, convidativa e luminosa ao ambiente, bem como um visual menos austero.

 

4. Solucione o chão danificado

O estado do pavimento é muito importante. Normalmente, os danos são visíveis e reduzem automaticamente o encanto do espaço aos olhos do comprador.

A boa notícia é que, hoje em dia, existem várias soluções simples, modernas e em conta para reparar ou substituir o chão danificado, que conferem não só bom aspeto, mas também segurança.

 

5. Dê atenção às louças e torneiras

As louças e torneiras da casa de banho e da cozinha podem apresentar sinais de desgaste, quebras, sujidade, ferrugem ou fugas de água. É um erro tentar vender a casa sem atentar a estes aspetos.

Os visitantes interessados podem questionar-se sobre o que mais terá ficado negligenciado no imóvel. Quer envolva limpeza, reparação ou substituição, garanta que as louças e torneiras estão em bom estado e com um aspeto irrepreensível.

 

6. Maximize o potencial da cozinha

A cozinha é uma divisão crucial em qualquer habitação. Visto que, à partida, todos os membros da família passam tempo na cozinha, tem de ser um espaço funcional. Se assim for, o imóvel é valorizado significativamente.

Como tal, uma recomendação valiosa para vender a casa passa por renovar a cozinha (dentro do seu orçamento, claro). O espaço para arrumação, a disposição funcional dos elementos e a boa iluminação são alguns dos pontos fortes mais apreciados pelos compradores.

 

7. Valorize o exterior da casa

A sua casa tem jardim, quintal, pátio, terraço, ou outro espaço exterior? Mesmo que seja pequena, uma área exterior é um fator que diferencia na hora de vender a casa, uma vez que muitos imóveis não têm esta vantagem extra. Contudo, para aproveitar ao máximo o poder atrativo destes espaços, deve zelá-los e destacá-los devidamente.

Uma habitação com árvores ou flores, um gradeamento bonito e seguro e alguma mobília para aproveitar o sol e o ar livre é o sonho das famílias com crianças ou animais. Se não puder fazer uma renovação desta dimensão, não se esqueça de deixar o espaço desimpedido e limpo, as plantas podaras e a relva cortada.

 

Na DECISÕES E SOLUÇÕES, ajudamo-lo a vender a sua casa!

 

Vender casa pode ser um processo trabalhoso, confuso e demorado. Na DECISÕES E SOLUÇÕES, garantimos-lhe um acompanhamento personalizado para a venda, bem como o melhor aconselhamento.

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