DECISÕES E SOLUÇÕES DÁ DICAS PARA QUEM QUER COMPRAR CASA

Quando chega a altura de comprar casa, e sendo este o maior investimento de toda a vida, a procura tem tanto de excitante como de stressante. Se está a pensar comprar casa conheça estas dicas para viver o processo da forma mais simples

 

  1. Estabeleça um orçamento

Antes de começar à procura da casa, deve avaliar a sua situação financeira, para perceber quanto é que pode pedir de empréstimo e qual o valor máximo da casa que pode comprar. Além da prestação mensal ao banco, é preciso ter em conta muitas outras despesas, como os seguros multirrisco e de vida, impostos, condomínio, despesas de manutenção, água, eletricidade, gás e isto sem falar sobre as habituais despesas diárias.

 

  1. Leia todas as condições dos empréstimos

Tenha atenção às letras pequenas. Não verifique apenas a taxa de spread. As outras taxas e condições necessárias para garantir esse spread podem acabar por ser menos benéficas do que noutro banco que tenha um spread um pouco mais alto. Peça simulações em diferentes bancos e compare-os.

 

  1. Peça o empréstimo apenas que precisa

Assinar um empréstimo acima do que realmente precisa para comprar o imóvel que pretende, significa que vai pagar mais e durante mais tempo. Mas lembre-se, é preciso também ter em consideração as taxas e os impostos inerentes à compra.

 

  1. Antes de comprar pesquise, pesquise e pesquise

O maior erro que alguém pode cometer na hora de comprar um imóvel é não pesquisar o suficiente. Com a valorização do mercado, muitos proprietários pedem valores elevados e, se não fizer uma pesquisa exaustiva, pode acabar por pagar um valor injustificado. Compare valores, compreenda as flutuações do mercado e só faça uma proposta se estiver confortável com o valor pedido.

 

  1. Tenha atenção às condições do prédio

A estrutura do prédio é tão importante quanto a da habitação. Repare se está bem cuidado por fora e por dentro, se tem problemas com a parte elétrica, nas varandas, se o elevador funciona bem, entre muitos outros detalhes relevantes.

 

  1. Tenha em consideração a localização

Por mais que se apaixone pela casa ou apartamento, deve ter em conta o impacto que a zona vai ter no seu dia-a-dia. É importante perceber se há uma boa rede de comércio, como supermercado ou farmácia, escolas ou mesmo parques infantis. Tente ainda estimar o tempo que demoraria em deslocações entre o trabalho e casa. Procure perceber se a zona envolvente, como por exemplo estar perto da praia, compensaria o tempo perdido no trânsito.

 

  1. Compre um imóvel com a razão e não com a emoção

Num investimento que envolve valores tão elevados quanto a compra de um apartamento ou casa, o coração não pode ser quem decide. É a casa dos seus sonhos, mas está uma zona com falta de segurança ou todos os dias vais perder duas horas no trânsito? Pense bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *