A Figueira da Foz é uma estância balnear de beleza ímpar, que encanta e atrai, a cada dia, um número crescente de visitantes. O turismo, que é um dos grandes aliados do município para o seu desenvolvimento, traz consigo o enorme desafio do crescimento com o olhar voltado para o futuro.
Atento à necessidade turística, o concelho tem, ao mesmo tempo, o dever de proteger o meio ambiente, incentivar a adoção de práticas sustentáveis e, ainda, trabalhar pela conservação do património histórico e da cultura local.
Somos o concelho da Região Centro com mais Bandeiras Azuis atribuídas a praias costeiras. Buarcos, Cabo Mondego, Costa de Lavos, Cova Gala, Praia do Hospital, Praia do Relógio, Leirosa, Murtinheira, Quiaios e Tamargueira são as praias do concelho que ostentam o galardão destinado aos municípios que cumprem um conjunto de critérios de natureza ambiental. A Bandeira é um símbolo de qualidade que evidencia um oceano saudável, a nossa responsabilidade socioambiental e que destaca o empenho na sustentabilidade, com o foco voltado para a economia azul.
Contar com os esforços de cidadãos qualificados é imprescindível para garantir a preservação dos recursos naturais e alavancar as políticas de turismo sustentável.
Nesse sentido, a Universidade de Coimbra chega à Figueira como um grande centro de investigação das alterações climáticas e turismo sustentável, para formar e contribuir para o desenvolvimento sustentável de toda a região.
A preocupação com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente também estão intimamente ligados à incorporação e desenvolvimento de projetos para que haja uma maior correção ambiental e energias verdes, renováveis.
O concelho está a passos de se tornar o maior produtor de energia eólica offshore de Portugal ao acolher uma central de produção de hidrogénio verde e, verde será, também, o combustível para aviões que deve ser produzido em larga escala pela The Navigator Company: os e-SAFs (e-Sustainable Aviation Fuels) – jet-fuel (querosene) sintético, neutro em carbono, produzido a partir de hidrogénio verde e CO2.
Combustíveis do futuro, natureza preservada, oceano saudável, educação e investigação com olhos voltados para o mar e para o turismo sustentável. Estamos verdadeiramente a trabalhar para que a rainha das praias de Portugal seja também conhecida pelos grandes esforços que faz para equilibrar o crescimento do turismo e a conservação da biodiversidade, assegurando o respeito pelos recursos naturais e pela segurança e conforto dos que a visitam.