Noite de jogos ou devorar petiscos com amigos? A mesa de apoio na sala será a solução dos seus problemas.

“Não pode comer na sala”, gritam as mães da cozinha. “Onde está o comando da televisão?” indaga o irmão pela casa. Com uma mesa de centro, se calhar o caso muda de figura. São fortes aliados para que consiga servir uma bebida ou petisco às visitas, ter um livro sempre à mão e desvendar com mais rapidez onde se escondeu o comando.
Não é imperativo que existam, mas se tiver uma mesa de apoio é, como o nome indica, um apoio. Há, assim, vários modelos que encaixam em diferentes tipos de sala.
-Fatores a ter em conta na compra de uma mesa de centro
-Tamanho e espaço: criar harmonia espacial
-Combate ao risco: pensar e antecipar tudo
-Estilo do ambiente: um reforço na decoração
-Arrumação e mais arrumação
-Como escolher uma mesa de centro para a tua casa
-Tipos de mesa para casas pequenas
-Tipos de mesa para casas espaçosas
Fatores a ter em conta na compra de uma mesa de centro
O passo inicial passa por assumir que quer uma mesa de apoio e só depois vem toda a panóplia de cores, designs, materiais e tamanhos que enchem catálogos. Para que não se perca, tentámos afunilar a sua escolha.

Tamanho e espaço: criar harmonia espacial
Importa em primeiro lugar perceber se na sua casa adequa-se uma mesa de centro. É como optar entre uma ilha ou uma península para a cozinha, por muita vontade que haja em escolher a primeira, se a cozinha carece de espaço tem que se passar ao plano B.
O mesmo acontece com a mesa de centro, tendo em conta que não se espera que esta seja um obstáculo no meio do caminho, mas sim um complemento. Para existir uma circulação funcional é preciso ter pelo menos 30 centímetros de espaçamento entre o sofá e uma distância mínima de 60 centímetros com o móvel da sala.
Por norma nunca ultrapassam o tamanho do sofá, podem ser da mesma altura ou ligeiramente mais baixas. Todavia, se forem postas ao lado convém terem a mesma medida.

Combate ao risco: pensar e antecipar tudo
Se tem crianças não é aconselhável ter mesas de vidro ou pontiagudas, pois são verdadeiras ameaças. Neste caso importa escolher a alternativa mais segura que passa pelas mesas redondas ou ovais.
Estilo do ambiente: um reforço na decoração
É mais uma peça que ajuda a vincar o estilo do espaço pelo que se é adepto de um estilo mais rústico, as mesas de centro de madeira esperam por si. Em contra-partida se na sua casa reside um ambiente mais moderno e sofisticado, as mesas de metal, vidro e mármore são mais certeiras.

Arrumação e mais arrumação
Se por mais gavetas e prateleiras que tenha espalhadas pela sala continua a sentir que espaço adicional para arrumação não fazia mal a ninguém, podes sempre optar por um centro de mesa que tenha esse extra. Há vários modelos com opções de arrumação embutida.

Como escolher uma mesa de centro para a sua casa
Cada casa é uma casa e, além do espaço das próprias divisões, tem que se contabilizar também a disposição dos movéis na decoração, que deixam sobrar mais ou menos espaço vago.
Tipos de mesa para casas pequenas
O espaço é limitado e, neste sentido, tem de analisar se uma mesa de centro vale de facto a pena analisando as medidas que detalhamos acima.
No entanto, se a resposta for afirmativa, existem várias opções.
Em salas mais preenchidas, mesas redondas ou quadradas são ideais já que não ocupam grandes dimensões. Inclusive, de modo a não encherem tanto o ambiente visualmente, podem ainda ser daquelas cujos pés são finos.

Por seu turno, as mesas de encaixe têm a versatilidade de poder abraçar mais ou menos espaço consoante a necessidade. Outra alternativa passa por encosta-las ao sofá, ao invés de assentarem em cima do tapete.

Tipos de mesa para casas espaçosas
Numa casa ampla, as mesas de centro ganham mais liberdade e conseguem colmatar espaços vazios com muita utilidade. Estas podem assumir formatos ovais, retangulares ou ainda junção de várias mesas redondas, criando um design original.
