Conheça as Vantagens de comprar uma “CASA VERDE”

Foto: Fonte Adobe Stock

 

É cada vez mais comum ouvir-se falar de casas ecológicas ou “Casa Verdes”, um tipo de habitação com vantagens face às construções tradicionais.

Se anda a sonhar ter uma casa mais amiga do ambiente, que lhe permita poupar dinheiro nas contas da energia, fique a saber que nunca agora foi tão fácil aceder a este tipo de habitação. Na sua génese, são um tipo de habitação concebidas e construídas com foco na eficiência energética, utilizando materiais ecológicos e incorporando estratégias que visam a redução do consumo de energia e, consequentemente, a minimização do impacto ambiental.

Este tipo de casa apresenta, por isso, etiquetas de eficiência energética, sendo um tipo de imóvel que, comparativamente a um tipo de construção tradicional, consome menos energia e emite menos gases com efeito de estufa, podendo mesmo ser a solução do futuro para diminuir as emissões de carbono.

Se está interessado neste tipo de habitação, e no conceito amigo do ambiente que é cada vez mais procurado por investidores de todo o mundo, fique para conhecer as vantagens.

Viver numa casa verde: os pontos positivos

A primeira diferença positiva é a poupança na conta da luz, na qual vai reparar ao fim de algum tempo. As casas verdes são projetadas para aproveitar ao máximo a luz natural, o que reduz a necessidade de iluminação artificial. Além disso, são utilizadas técnicas de isolamento térmico eficientes que impedem a perda de calor no inverno e a entrada de calor no verão, o que diminui significativamente o uso de aquecimento ou ar condicionado.

Neste sentido, sentirá um ambiente interior mais fresco no verão e mais quente no inverno, proporcionando um conforto térmico acima da média.Do lado sustentável, diminuirá a sua pegada de carbono, pois ao residir neste tipo de habitação não só diminuirá o seu consumo de energia, como contribuirá para a redução das emissões de gases com efeito estufa, o que lhe dará maiores benefícios a nível de saúde e bem-estar, pois a utilização de materiais naturais e a ventilação adequada contribuem para a criação de um ambiente mais saudável, livre de poluentes.

No que respeita ao valor do imóvel em si, a grande vantagem é que será o proprietário de um tipo de habitação altamente procurada no mercado imobiliário, o que significa que o seu valor tende a ser mais alto do que o de um imóvel tradicional.

Os pontos negativos

Uma casa com maiores índices de sustentabilidade obriga a um custo inicial mais elevado, seja na construção ou na compra deste tipo de habitação. No entanto, este custo adicional é compensado pelas poupanças ao longo da vida útil da casa.

Neste sentido, por se tratar de uma construção tão específica e criteriosa, podem haver limitações de design, com a utilização de materiais e técnicas limitadas, bem como à necessidade de conhecimento especializado na sua gestão e manutenção.

Em suma, as casas verdes oferecem um conjunto de vantagens significativas em termos de sustentabilidade, poupança de energia e conforto, tornando-se numa opção cada vez mais atraente para quem procura uma casa moderna, eficiente e amiga do ambiente.

Antes de investir numa casa verde, é importante consultar um profissional especializado para avaliar as suas necessidades, e assim, encontrar a melhor opção para si.

In Comprar Casa, 21 Julho 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *