Consigo crédito habitação para comprar casa em planta?

Sim, é possível conseguir crédito à habitação para comprar casa em planta. Mas saiba que nem todos os bancos estão abertos a esta possibilidade.

Com uma forte vaga de construção de imóveis para habitação em Portugal, comprar casa antes desta estar construída tem atraído cada vez mais investidores.

Neste artigo, vamos explicar-lhe o que distingue a solicitação de empréstimo bancário para esta solução, quais as vantagens e os riscos associados.

 

Como funciona o crédito habitação nestas situações?

Comprar casa em planta envolve, à partida, um fator de risco maior pela possibilidade de o imóvel não sair do papel. Por esse motivo, em Portugal poucas instituições bancárias oferecem produtos de crédito à habitação para estes casos.

Regra geral, o financiamento só avança na parte final da construção, perto do momento da escritura. Isto obriga a que o cliente tenha capitais próprios para iniciar todo o processo.

Naqueles bancos que permitem o financiamento para casas em planta, o valor do crédito à habitação é libertado de forma faseada, ao longo da construção.

Em alguns casos, é possível que, nos primeiros anos, o cliente beneficie com o pagamento apenas dos juros do empréstimo, o que lhe permite criar uma poupança até ao final da obra.

Ainda assim, será importante que tenha capitais próprios para suportar os custos iniciais e dar seguimento à compra de casa em planta.

Por ser um processo que envolve alguma complexidade, o ideal é contar com o acompanhamento de uma empresa especializada, como por exemplo, a DECISÕES & SOLUÇÕES.

Para além de poupar tempo e dinheiro na procura do seu crédito, vai poder esclarecer todas as suas dúvidas com uma equipa de profissionais habilitados que o vai aconselhar e ajudar a avançar com mais confiança para o negócio.

 

Vantagens de comprar casa em planta

1. Pode comprar uma casa por um preço bem mais competitivo. Ao adquirir o imóvel em planta tem maior poder de negociação, dado que está a investir num bem que ainda não existe ou não está concluído.

2. O processo de compra é faseado, por isso tem sempre a hipótese de ir poupando dinheiro ao longo da construção do imóvel.

3. Compra um imóvel novo, o que garante soluções adaptadas a um estilo de vida contemporâneo com materiais modernos e de qualidade.

4. Em muitos casos, pode ser possível intervir e personalizar o imóvel às suas preferências.

5. Existe ainda a possibilidade de valorização da casa ao longo do tempo, pelo surgimento de mais construção e serviços nessa área de residência.

 

Cuidados a ter ao comprar casa em planta

Como referimos anteriormente, comprar uma casa que ainda não saiu do papel inclui algum risco. Para que aja com cautela, preparámos alguns conselhos importantes:

1. Investigue antes de se comprometer com um contrato de promessa de compra e venda (CPCV). Procure informações sobre a construtora e sobre outros imóveis que esta edificou. Dessa forma, vai minimizar o risco de surpresas desagradáveis e ter uma noção mais clara do que está a comprar. Caso já exista, é muito importante que faça uma visita ao andar modelo.

2. Para garantir que tem o apartamento exatamente como deseja e com as respetivas alterações pedidas, coloque tudo por escrito. Torne tudo oficial, incluindo os valores orçamentados para os acabamentos

3. No CPCV é importante que fique registada toda a informação sobre prazos e garantias. Além disso, devem ser incluídos detalhes relativos à atribuição do crédito à habitação e cláusulasde proteção para situações de incumprimento.

4. Só deve avançar com a assinatura do CPCVquando tiver a aprovação de financiamento do banco. Além disso, é fundamental que só o faça com as devidas garantias de proteção em caso de atraso na conclusão da obra.

 

Precisa de ajuda para comprar casa em planta?

Comprar casa em planta pode ser um desafio. Saiba que a DECISÕES & SOLUÇÕES pode acompanhar todo o processo. Além de ajudar a encontrar a melhor solução de crédito à habitação para si, as nossas equipas vão guiá-lo em todas as etapas e questões burocráticas.

Assim, apesar do risco inerente a um negócio desta magnitude, o seu investimento vai estar mais assegurado.

Se precisa de ajuda, contacte-nos. Vamos ajudá-lo a esclarecer todas as suas dúvidas.

 

ENTRAR EM CONTACTO

 

DECISÕES E SOLUÇÕES – MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA, LDA, licença AMI n.º 9300 | DECISÕES E SOLUÇÕES – INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO, LDA, Intermediário de Crédito Vinculado, com o registo n.º 0000926, autorizado pelo Banco de Portugal para a prestação de serviços de consultoria e autorizado para a prestação de serviços de intermediação de crédito (Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores; Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos). Contratos de crédito abrangidos: Crédito à Habitação e Crédito aos Consumidores. Mutuantes ou grupos de mutuantes com quem mantém contrato de vinculação: BANCO SANTANDER TOTTA, S.A., BANCO BPI S.A., NOVO BANCO, S.A., BANKINTER, S.A. – SUCURSAL EM PORTUGAL, UNICRE – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., MONTEPIO CRÉDITO – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., BNP PARIBAS PERSONAL FINANCE, S.A. – SUCURSAL EM PORTUGAL, informação verificável em https://www.bportugal.pt/intermediariocreditofar/decisoes-e-solucoes-intermediarios-de-credito-lda. | A DECISÕES E SOLUÇÕES – INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO, LDA está inscrita na Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, com a categoria de Agente de Seguros, sob o n.º 409311648/3, com autorização para Ramos Vida e Não Vida, verificável em https://www.asf.com.pt. O mediador de seguros não assume a cobertura de riscos, não tem poderes para celebrar contratos em nome das seguradoras e não está autorizado a receber prémios para serem entregues às seguradoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *