Gestor de crédito: 5 Razões para aceitar o desafio

A função do gestor de crédito tem conquistado maior relevo na nossa sociedade. Por esse motivo, esta é uma opção de carreira cada vez mais procurada. Neste artigo, explicamos-lhe quais as razões que tornam esta atividade tão atrativa.

 

1.  Produto financeiro de elevada procura

Hoje, muitos passos da nossa vida estão dependentes de financiamento por parte dos bancos. Prova desse facto, são os números do Banco de Portugal relativamente ao crédito à habitação. De acordo com a autoridade máxima bancária, só em fevereiro de 2022, foram atribuídos 97.462,6 milhões de euros às famílias portuguesas para compra de casa. Este é, aliás, o valor mais elevado dos últimos seis anos.

Se quer conseguir um empréstimo para a sua casa junto destas entidades, o gestor de crédito é o profissional indicado para ajudá-lo. Por isso mesmo, este é um trabalho cuja procura não tem fim à vista, com garantias de haver sempre mercado disponível.

 

2. Gerir uma carteira de clientes diversificada

Outro dos motivos que leva muitos profissionais a ingressarem na carreira de gestor de crédito é a possibilidade de interação com vários tipos de cliente. Podem ser privados ou empresas, mas, com as suas particularidades, tornam a resolução de cada pedido muito estimulante.

 

3. Desafio constante para encontrar as melhores soluções de crédito

Uma das principais funções do gestor de crédito passa por encontrar as melhores soluções financeiras para cada cliente. Estas têm de estar de acordo com as necessidades de cada pessoa, o que muitas vezes pode revelar-se um desafio. Para garantir o maior volume de negócios possível, será necessária uma elevada capacidade de negociação com clientes e instituições bancárias.

 

4. Possibilidade de especialização em diferentes áreas

Existem duas áreas principais na intermediação de crédito: habitação e consumo. Nesse sentido, ao escolher a carreira de gestor de crédito, pode optar pela especialização numa delas. Ao conhecer melhor um determinado tipo de produto financeiro, vai conseguir ter um maior domínio sobre o tema. Desta forma, vai poder rentabilizar o seu tempo e concretizar mais contratos.

Além disso, em determinadas situações, pode até conseguir condições especiais junto de instituições financeiras, devido ao contacto permanente.

 

5. Vencimento acima da média

Ao começar a trabalhar como gestor de crédito, está a ingressar numa carreira que pode ter uma remuneração superior à média do mercado. Além de receber um rendimento base, aufere comissões de acordo com o seu desempenho. Ou seja, quantos mais contratos conseguir celebrar, mais recebe ao final do mês. O seu sucesso reverte-se em retorno financeiro, algo que não acontece em outras profissões.

 

6 Dicas para ser bem-sucedido como gestor de crédito

Queremos que seja o melhor profissional possível. Para isso, deixamos-lhe 6 características de um gestor de crédito de sucesso:

1. Rigor e boa organização para gerir uma carteira de clientes diversificada;

2. Capacidade para estabelecer prioridades, de acordo com a importância de processos e relevância de clientes;

3. Boa capacidade de comunicação e argumentação. Esta é uma profissão que exige uma boa dose de negociação;

4. Domínio profundo dos produtos financeiros que comercializa. Dessa forma, vai conseguir apresentar, efetivamente, as melhores propostas aos potenciais clientes;

5. Bons conhecimentos na área da banca ajudam a que seja um profissional mais competente, que compreende as especificidades do negócio;

6. Capacidade para decifrar os objetivos dos clientes e assim apresentar os produtos que melhor se adequam a cada caso.

 

Está na hora de procurar uma nova carreira?

Nos últimos tempos, não se tem sentido satisfeito nem realizado profissionalmente? Então talvez esta seja a sua oportunidade de mudar para uma carreira desafiante e de sucesso.

Na DECISÕES E SOLUÇÕES procuramos profissionais que queiram destacar-se na gestão de crédito. Se este é o seu caso, entre em contacto connosco através do formulário. Junte-se à nossa equipa de especialistas!

 

Saber mais

 

Decisões e Soluções – Intermediários de Crédito, Lda, registada no Banco de Portugal, como Intermediário de Crédito Vinculado, sob o n.º 926, verificável em www.bportugal.pt/intermediarios-credito é mediador inscrito na ASF, desde 29 Setembro 2009, com a categoria de Agente de Seguros, sob o n.º 409311648/3, com autorização para Ramos Vida e Não Vida, verificável em www.asf.com.pt. O mediador de seguros não assume a cobertura de riscos. Decisões e Soluções – Mediação Imobiliária, Lda, titular da Licença AMI n.º 9300 emitida pelo IMPIC, I.P.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *