Governo lança apoio para melhorar eficiência das habitações

O Governo lançou o novo Programa de Apoio Edifícios Mais Sustentáveis, do Fundo Ambiental, para financiar a intervenções de melhoria da eficiência energética das habitações.

O programa prevê um apoio até 7 500 euros para quem quiser fazer obras de melhoria da eficiência energética da sua habitação até 2021.

Em declarações à TSF, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, explicou que este programa vai apoiar vários tipos de intervenção, sendo que “o objetivo do programa é tornar os edifícios mais sustentáveis, ou seja, fazer obras para a eficiência energética: colocar janelas mais eficientes, colocar isolamentos térmicos mais robustos, adquirir equipamentos mais eficientes, nomeadamente para as águas quentes sanitárias, e fazer algumas intervenções do domínio da eficiência hídrica, que permitam a poupança de água”, exemplifica. Por outro lado,”podem também ser pagos ou cofinanciados, através deste programa, a instalação de painéis fotovoltaicos para a produção de energia renovável”.

As intervenções serão comparticipadas até 70%, com limites máximos por tipologia de intervenção, nomeadamente até 1 500 para janelas, até 3 000 euros para isolamento, ou até 2 500 euros para painéis fotovoltaicos. Somados, os apoios não podem ultrapassar os 7 500 euros por habitação. São elegíveis apenas habitações construídas até ao final de 2006.

Para concorrer “será preciso mostrar e colocar no site do Fundo Ambiental uma fatura detalhada e um conjunto de provas fotográficas, para que este dinheiro possa ser diretamente desembolsado”, explica o Ministro, que completa que “as intervenções são por conta de cada um, contratando profissionais”.

Matos Fernandes frisa que “as famílias vão ter um duplo apoio: um apoio direto na comparticipação das obras e um apoio posterior, que resulta da redução da sua fatura energética, seja na eletricidade, seja no gás”.

As regras do programa estão disponíveis na página Fundo Ambiental.

Fonte: TSF

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *