Hummm, cheirinho bom!

Menos consumo de sal, mais sabor e um cheirinho delicioso a circular pela casa — já pensou em ter a sua própria horta de ervas aromáticas? Qualquer cantinho com luz natural — o parapeito da janela da cozinha, a varanda, aquela parede, onde bate o Sol quase todo o dia e que está em branco — serve para colocar os seus vasinhos, caso não tenha espaço no exterior.

E se numa cozinha é imprescindível a existência de uma fonte de luz natural, numa horta de aromáticas há algumas ervinhas que são indispensáveis.

– Manjericão – muito utilizado para confecionar molhos ou acrescentar ao molho de tomate. Deve ser semeado na primavera.

  Orégãos – caem bem em qualquer prato, especialmente em massas ou batatinhas no forno. Devem semear-se durante as estações mais quentes do ano.

Salsa – o uso de salsa na culinária tem séculos de história, e não há casa portuguesa onde não vá à mesa com um grão-de-bico e bacalhau. Deve semear-se entre março e maio.

Coentros – se há cozinha que não prescinde do uso de coentros, é a alentejana – nas migas, nas açordas, nas sopas.  Esta ervinha pode ser semeada em qualquer altura do ano.

Cebolinho – cai bem tanto nas saladas como nos pratos principais.

– Tomilho – utilizado para temperar carnes, peixes, sopas e saladas.

– Erva-cidreira – mas há alguém que nunca tenha bebido um chá de erva-cidreira? Também é utilizada em sobremesas e para aromatizar bebidas.

Hortelã – outra das ervinhas mais utilizadas em infusões e/ou na aromatização e decoração de sopas, pratos principais, sobremesas e bebidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *