Antes de comprar casa…

COMPRAR uma CASA é o grande SONHO de muitas famílias, contudo, a decisão deve ser tomada de forma esclarecida e ponderada, dado que a aquisição de um imóvel traz encargos a nível financeiro, nomeadamente no momento da aquisição, e ao longo de vários anos, caso necessite de financiamento.

Por isso, é muito importante, antes sequer de escolher o imóvel, analisar a saúde das suas finanças para perceber quanto pode gastar (tenha em conta os encargos iniciais com a compra de casa, como os impostos, o custo da escritura e os 10% de entrada, caso recorra ao crédito).

Fazer uma análise cuidadosa à sua disponibilidade financeira é APENAS um dos cuidados a ter antes de assinar escritura da sua casa. A Indexiprédi aconselha-o a…

— CRÉDITO à HABITAÇÃO

Caso necessite de financiamento para comprar casa, informe-se, peça várias simulações e opte pela solução com melhores condições e mais adequada à sua disponibilidade financeira — preste muita atenção à taxa de esforço, a mensalidade irá pesar no seu orçamento durante muitos anos.

— NOVO ou USADO

Comprar um imóvel novo ou usado, eis a questão… Os imóveis usados são mais baratos, mas, ao visitar o imóvel, certifique-se das condições de habitabilidade e conservação do mesmo — preste atenção às paredes, às janelas, faça perguntas sobre o estado das canalizações, do sistema elétrico e do isolamento térmico…

— DOCUMENTAÇÃO

Verifique se o vendedor possui legitimidade para vender o imóvel. Solicite a documentação do imóvel e verifique.

— ENCARGOS PENDENTES

Dirija-se à Conservatória do Registo Predial e peça a CERTIDÃO de TEOR para saber se existem encargos financeiros pendentes.

— LOCALIZAÇÃO & ACESSIBILIDADE

Preste atenção à localização e às acessibilidades.

— CERTIFICAÇÃO ENERGÉTICA

É obrigatório, por lei, ter em mãos o certificado energético da sua casa, por isso, solicite-o ao vendedor para evitar o pagamento de avultadas coimas no futuro e para saber como é o gasto energético do imóvel.

— PRÉDIO

Se comprar um apartamento, preste também atenção ao estado de conservação e às mais-valias do prédio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *