Avaliação bancária das casas volta a subir

O valor médio de avaliação bancária foi de 1 115 euros em junho de 2020, mais um euro que o observado no mês anterior, revelam dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A nível regional, o maior aumento face ao mês anterior registou-se no Alentejo, com uma subida de 3,9%, enquanto a única descida, ainda que ligeira, se verificou na Área Metropolitana de Lisboa, onde verificou um decréscimo de -0,5%.

No que toca aos apartamentos, também se verificou uma subida. No mês em análise, o valor médio de avaliação bancária de apartamentos foi 1 209 euros por metro quadrado aumentando 8,4% relativamente ao mês homólogo. O valor mais elevado foi observado na região do Algarve (1 519 euros por metro quadrado) e o mais baixo no Alentejo (867 euros por metro quadrado).

No que diz respeito a moradias, o valor mediano da avaliação bancária foi de 971 euros por metro quadrado no mês de junho, observando-se um acréscimo de 9,7% face ao mesmo mês do ano passado. Aqui, os valores mais elevados verificaram-se no Algarve, com 1 612 euros por metro quadrado, e na Área Metropolitana de Lisboa, a 1 483 euros por metro quadrado. Por sua vez, a região Centro registou o valor de moradias mais baixo, com uma avaliação de 844 euros por metro quadrado.

Em comparação com maio, o Alentejo apresentou o maior aumento, de 5%, e a Área Metropolitana de Lisboa a única descida, com -0,1%.

Fonte: Jornal Económico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *