Licenças de construção nova e reabilitação para habitação voltam a subir

Entre julho e setembro de 2020, e em relação ao trimestre anterior, a emissão de licenças de construção nova e reabilitação de edifícios habitacionais pelas câmaras municipais aumentou 12,2%, em resultado de um crescimento de 10,7% na construção nova e de 18,3% na reabilitação, de acordo com a Síntese Estatística da Habitação da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

De acordo com Bruxelas, o reforço da oferta de nova construção residencial deverá contribuir para o fenómeno de ajustamento dos preços das casas, que começaram a desacelerar no segundo trimestre de 2020 – e a expectativa da Comissão Europeia (CE) é que venham a cair mais, a curto prazo.

Segundo a AICCOPN, e observando o total dos primeiros nove meses do ano, assiste-se a uma diminuição de 2,2% que resulta de uma variação de -0,1% na construção nova e de -9,2% na reabilitação. No que diz respeito ao licenciamento de fogos em construções novas, a variação trimestral foi de 1,9% e a variação acumulada até setembro foi de -2,3%, em termos homólogos.

A síntese estatística destaca ainda a região Centro, onde o número de fogos licenciados em construções novas nos doze meses terminados em setembro de 2020 totalizou 4.942, o que traduz um crescimento de 3,6% face aos 4.768 alojamentos licenciados nos 12 meses anteriores. Destes, 68,8% são de tipologia T3 ou superior e 18,6% de tipologia T2.

No que diz respeito à concessão de crédito à habitação, desde o início do ano já foram concedidos 8,1 mil milhões de euros, o que corresponde a um acréscimo de 6,9% face a igual período do ano anterior. Em setembro, o valor mediano de avaliação bancária, realizada no âmbito da atribuição de crédito para a compra de casa, manteve-se em 1.128 euros/m2, valor igual ao observado no mês anterior e que traduz uma subida de 5,8% comparado com setembro de 2019.

Fonte: Idealista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *