Objetivo poupar

Certamente que, nos últimos dias do ano que findou, estabeleceu alguns objetivos para o novo ano — algum dos seus objetivos passa por poupar em 2022? Talvez seja uma excelente ideia poupar em algumas coisas para poder dar asas aos seus projetos.

Mas, entre ter uma excelente ideia e saber como concretizá-la, há uma grande diferença. Neste caso, a Indexiprédi dá-lhe alguns conselhos para conseguir poupar

— Para começar, é indispensável que perceba onde gastou o seu dinheiro no último ano, para que se, por exemplo, o usou para adquirir bens ou serviços dos quais não usufruiu, não cometa o mesmo erro este ano.

Faça também as contas a quanto ganhou e a quanto poupou — será que poderia ter poupado mais? Como? Prescindindo mais vezes, por exemplo, do cartão de crédito?

—  Se contraiu dívidas, reflita e perceba se poderia tê-lo evitado.

— As respostas às perguntas anteriores permitem-lhe avaliar a saúde das suas finanças e definir quanto precisa poupar em 2022 para equilibrar a “balança“, caso seja necessário, bem como evitar cair nos mesmos erros.

Revisto o ano anterior…

Planeie o seu orçamento mensal — tem o hábito de fazer as contas a quanto gasta e a quanto poupa mensalmente? Siga as nossas dicas:

1. Atribua categorias às suas despesas (prestação da casa, alimentação, eletricidade). Através da categorização das despesas, irá perceber para onde canaliza o seu dinheiro e se o está a gastar em bens e serviços essenciais.

2. Crie a categoria POUPANÇAS e defina um valor mensal, ajustado às suas possibilidades, para colocar no “mealheiro”.

3. Reveja com frequência (semanal ou mensal) as suas anotações para verificar se são necessários ajustes ou se há desvios ao objetivo: POUPAR.

Siga os nossos conselhos e comece a poupar hoje mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *