Crédito à Habitação — escape ao impacto da subida da EURIBOR

A taxa de juro de referência para o crédito à habitação (EURIBOR) manteve-se, durante anos, em terreno negativo, mas, há já algumas semanas que tem subido e prevê-se* que atinja valores positivos ainda em 2022, ou seja, o valor da prestação irá aumentar em alguns casos.

Perante esta tendência, antes de assinar um contrato do crédito à habitação, pondere indexar ao contrato uma taxa de juro fixa. Já assinou o contrato? Talvez esteja na hora de o rever, caso tenha optado pela taxa de juro variável ou mista.

A Indexiprédi explica-lhe porquê!

EURIBOR resulta da média das taxas de juro dos empréstimos feitos entre os bancos da zona Euro, ou seja, está sujeita a oscilações que se refletem no valor da prestação se indexar, ao contrato do crédito à habitação, uma taxa de juro variável ou mista.

Caso opte pela taxa de juro fixa, negociada no momento em que solicita o empréstimo, o valor da mesma não sofre alterações ao longo do contrato, ou seja, indexar uma taxa de juro fixa ao seu contrato de crédito à habitação permite-lhe “escapar” ao impacto da subida da EURIBOR no custo da prestação da casa.

* Caixabank Research

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *