Lições sobre dinheiro para crianças e jovens

Segundo o último ranking apresentado pelo Banco Central Europeu (BCE), os portugueses são o povo com menos conhecimento sobre literacia financeira, entre os 19 povos da zona euro.

Os dados mostram que só 25% dos portugueses sabem a resposta a três ou mais questões sobre o assunto.

O momento é oportuno para aprofundar conhecimentos, mas também para os transmitir aos mais novos.

Uma conversa sobre gestão de dinheiro e poupanças permite à criança ou ao jovem desenvolver competências para usar o dinheiro de forma consciente, tanto agora como no futuro.

Siga estas técnicas!

» Ofereça um jogo ou um livro sobre dinheiro que estimule a curiosidade.

» Explique como é possível poupar nas despesas da casa com exemplos práticos, como fechar a torneira enquanto se escova os dentes.

» Use o valor da semanada ou da mesada como exemplo para introduzir a noção de gestão. Frise que aquele dinheiro tem de dar para as despesas até ao dia de receber novamente.

» Pegue num mealheiro, explique a função da peça e a utilidade das poupanças. O dinheiro poupado serve para comprar uma bicicleta nova ou aquele jogo que se quer muito, mas sobretudo para usar em caso de necessidade.

» O dinheiro é preciso para comprar comida, pagar as despesas, viajar, entre outras coisas. Explique com clareza!

»» Atenção! Falar sobre dinheiro com crianças ou com jovens exige abordagens diferentes. Use linguagem de fácil compreensão, mas introduza conceitos como impostos, juros, créditos, investimentos e poupanças, quando for adequado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *